Seul (Coreia do Sul) – A conquista da paulista Beatriz Haddad Maia neste domingo, levantando a taça do WTA 500 de Seul, vai impulsioná-la não apenas no ranking das 52 semanas, no qual subirá para o 12º lugar, mas também fará a brasileira entrar no top 20 na corrida para o WTA Finals, podendo sonhar com uma vaga no torneio.
Bia ganhou sete lugares na corrida com o título e agora é a 17ª melhor no ano, com menos de 50 pontos a separando da atual 14ª, a ucraniana Marta Kostyuk. Sua diferença para a oitava colocada, atualmente a norte-americana Danielle Collins, é de 862 pontos, que pode tranquilamente ser tirada durante o resto da temporada asiática.
Boa parte dessa distância, ou até toda ela, pode ser descontada no WTA 1000 de Pequim, que começa na quarta-feira e vai até o dia 6 de outubro. Além disso, Bia vai disputar outro WTA 1000, em Wuhan, e mais dois WTA 500 (Ningbo e Tóquio), podendo assim se colocar tranquilamente entre as oito melhores se conseguir grandes campanhas.
Contudo, terminar o ano entre as oito primeiras pode não ser o suficiente, uma vez que a tcheca Barbora Krejcikova, campeã de Wimbledon, também não está nesta faixa na corrida. Por ter vencido um Grand Slam em 2024, ela leva uma das vagas no Finals mesmo se ficar de fora do top 8, desde que termine a temporada no top 20, algo que está fazendo no momento com a 11ª colocação.
Mirando então a sétima posição, para garantir a vaga no Finals, a canhota paulista teria que somar um pouco mais de pontos. Se sua distância para Collins (8ª) é de 862 pontos, para a sétima colocada, a também norte-americana Emma Navarro é de 1.252 pontos.
Veja como está o top 20 da corrida para o WTA Finals:
1. Iga Swiatek – 8285 pontos
2. Aryna Sabalenka – 7876
3. Elena Rybakina – 4981
4. Jasmine Paolini – 4865
5. Jessica Pegula – 4466
6. Coco Gauff – 3968
7. Emma Navarro – 3568
8. Danielle Collins – 3178
9. Qinwen Zheng – 3070
10. Daria Kasatkina – 2763
11. Barbora Krejcikova – 2686
12. Jeļena Ostapenko – 2590
13. Anna Kalinskaya – 2461
14. Marta Kostyuk – 2375
15. Diana Shnaider – 2350
16. Paula Badosa – 2325
17. Beatriz Haddad Maia – 2316
18. Donna Vekic – 2148
19. Victoria Azarenka – 2127
20. Madison Keys – 1996
Fechar dentro do top-10 acho totalmente possível. Duvido muito de vaga no Finals, mas vamos torcer.
Sim, vamos torcer, mas acho praticamente impossível. Teria que ganhar um 1000 e um 500 pelo menos. E torcer pra Navarro não fazer muitos pontos ou pra Barbora despencar do top 20. Convenhamos, muuuito difícil. Mas vamos, sim, torcer e muito!
Sonhar com o Finals tudo bem porém tá distante demais pra isso. Teria que ser uma virada de chave “absurda” chegando numa final de Pequim 1000 e outra w500. É pedir muito pra Bia. Pode acontecer ?? Pode sim. Mas o trajeto da Bia no ano diz que não. De qualquer forma esse título é pra comemorar muito simplesmente por mostrar evolução técnica e mental.
Já ganhou hoje o 500.
Não acho que o titulo mostra evolução técnica e mental. Esse nível é o da Bia. Ela era cabeça 3 do torneio. Evolução será quando conseguir jogar de igual com Iga, Sabalenka, Coco. Ela está de parabéns sim, por conseguir colocar em prática nessa semana o que conseguiu poucas vezes no ano. Mas evolução…. não. Ela sendo constante se mantém no top 10 ou próximo, o que também não é para todo mundo.
Difícil demais ao meu ver, passaria obrigatoriamente por levantar um M1000 ou fazer grandes campanhas seguidas nesses torneios(e a Bia nunca fez nenhum dos dois na carreira até aqui) mas clr, sempre na torcida..
Mas é justamente o que ela estava fazendo no atual momento. Já são três grandes campanhas seguidas que, apesar de incluir o 250 de Cleveland, inclui, em contrapartida, um Slam (US Open).
Diria quea chnce era muito boa de pegar o Finals… porém as outras jogadoras também devem somar boas pontuações! Já fico contente demais com que a Bia já fez ao longo dessa temporada, principalmente ganhando um wta 500 hoje, coisa que eu acho, que ninguém fez depois de MEB! Bia é nossa grande representante do tênis feminino e masculino dos últimos anos! Se melhorar o fundamento do saque como fez a Sabalenka! Na minha opinião pode ganhar GS!
Difícil mas não impossível! Mais importante é ela terminar o ano saudável. Quero vê-la brilhando na Austrália em 2025!
Verdade, único GS onde ela ainda n chegou na segunda semana..
Acho muito difícil. Mas já estou muito satisfeito com o segundo semestre da Bia e com praticamente mais um ano fechando no TOP20.
Claro que é totalmente viável Bia estar entra as 20 top ten. Bia tem costa de jacaré. Seu saque estando mais assertivo entre 70 e 80% , será uma adversária indigesta para todas as 20 top.
Toc.toc.toc haters, hatersssss, onde estão vocês? Aquela “coleção” de comentários do tipo “não sabe sacar, tem que mudar de técnico, tem que jogar duplas, logo vai ser top 100, não sabe subir na rede” e outras idiotices não vão aparecer? Comentaristas de futebol parece que sumiram….
Essas deficiências existem, não deixaram de existir só pq ela ganhou um torneio. Vcs são muito imediatistas… se analisar o ano todo, só por 1 mês ela teve um bom desempenho, entre agosto e agora setembro.
Mas o saque é ruim mesmo. Principalmente por causa da altura. Torço muito, mas tem coisa que dá para melhorar.
Bia, dando resposta positiva, pra nossa alegria.
Como sempre surpreendendo.. tenis tem pra levar, como levou, mas acreditava na vitoria da Daria neste embate. Parabens Bia.
Quando caírem os pontos de Toronto, já era… Depois de Roland Garros, despenca… E caindo os do Elite , então… ladeira abaixo… pois é…
acho q para começar a fazer cálculos somente após o WTA1000 de Wuhan, no momento ta muito longe.
Ganhou a gordura necessária para dar aquela descansada boa no primeiro semestre de 2025, só “comendo o ganhado”, chegando em segunda rodada aqui, beliscando uma terceira ali… sem grande esforço.
Sonhar com o final pode, pois matematicamente é possivel, mas sabemos que é praticamente impossível, pois além de fazer grande campanha neste giro asiático teria que torcer com outras tenistas que estão a frente dela e que teriam que fazer péssimo último trimestre
Acho besteira ficar pensando em FINAL’s, o ideal é focar em um torneio de cada vez e não ficar pensando em FINAL’s antes da hora…
Já ouvi falar em “MATAR 3 COELHOS COM UMA CAJADADA SÓ”, porém, para derrubar 3 RUSSAS em um torneio só, somente o míssel brasileiro BEATRIZ HADDAD é capaz !!!
Finals voces viajam, está muito longe. Começa com esses papos ridiculos aí ela não alcança (o que é obvio) e as carniças já começam com o papo que precisa trocar o tecnico ou contratar psicólogo. Se fechar no top10 vai estar muito lindo.
Maravilha, parece que a má fase passou e a confiança voltou, com este comportamento merece e tem jogo para top 10, o equilíbrio é bastante grande, pois a Pauline está lá e a Bia em condições atuais tem tênis superior a italiana, mas hoje foi buscar o jogo perdido e na bacia das almas, isto a coloca muitas esperanças, mas está amadurecendo com certeza, pois está achando um jeito de ganhar, mesmo quando as coisas não parecem boas, isso é mentalidade de campeã, que os bons ventos continuem soprando.
Parabéns Bia orgulho do Brasil. Uau
Agora com o consultor técnico contratado por Bia, Alexander Rubovic, certamente ela conseguirá e entrará facilmente no Top-10.
A casaque Elena Rybakina é um fenômeno a ser estudado. Desiste da metade dos torneios e se mantém em terceiro lugar na corrida da temporada.
Ela pode classificar para o elite Thophy, né? Mais fácil
Esse torneio foi descontinuado, não vai acontecer esse ano
Chances matemáticas, ok. Mas será muito difícil na prática.
Até porque precisa fechar no Top 7, Krejcikova irá mesmo fora das oito por te ganho Alan.