Iga iguala semanas de Barty e já é a 7ª com mais tempo de nº 1

Foto: Simon Bruty/USTA

Miami (EUA) – Com a atualização no ranking da WTA, Iga Swiatek chegou a 121 semanas como número 1 do mundo e igualou a marca de sua antecessora na liderança do ranking, a australiana Ashleigh Barty. A polonesa de 23 anos e que irá superar essa marca nas próximas semanas, será a sétima mulher com mais tempo no topo do ranking.

Desde que assumiu o número 1 em abril de 2022, logo após as conquistas consecutivas dos WTA 1000 de Indian Wells e Miami e que coincidiram com o anúncio da aposentadoria de Barty, Iga só ficou fora da liderança do ranking por oito semanas no ano passado, período em que Aryna Sabalenka ficou na primeira posição. Mas a polonesa voltou ao topo com o título do WTA Finals.

À frente de Swiatek em semanas como número 1 do mundo ficarão apenas a recordista Steffi Graf, com 377 no total, além de Martina Navratilova, Serena Williams, Chris Evert, Martina Hingis e Monica Seles. Para igualar as 178 semanas de Seles, a atual líder do ranking precisaria manter sua posição por pouco mais de um ano.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Atualmente, Swiatek possui uma vantagem de 2.169 pontos para Sabalenka. Mas nas próximas semanas, ela defende títulos no WTA 1000 de Pequim e também no Finals, enquanto a principal concorrente caiu nas quartas na capital chinesa e foi superada pela polonesa na semifinal de Cancún do ano passado. Se considerados apenas os resultados obtidos em 2024, Iga permaece à frente, mas com diferença de apenas 409 pontos.

8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo H
Paulo H
2 meses atrás

Olhando a Sabalenka se aproximar no retrovisor.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Paulo H

Leia a reportagem novamente e Sabalenka já chegou faz tempo , e liderou o Ranking por 8 Semanas . Aqueles que criticam a jovem N 1 do Mundo ( 23 aninhos) , deveriam saber que ela passa a grande Ash BARTY em Semanas no TOPO , em conquistas ( 23 a 15 ) e em número de SLAM ( 5 a 3 ) . Contra as mesmas oponentes, BARTY encerrou a carreira aos 25 anos completos . Abs !

Marcos Souza
Marcos Souza
2 meses atrás

Pense em uma líder de Ranking sem graça!

Manuel Chichava
Manuel Chichava
2 meses atrás
Responder para  Marcos Souza

Falta o quesito Marketing, uma boa acessória de imprensa, redes sociais…
A presença da Serena Williams despertou mais atenção do que o próprio WTA US Open.

William
William
2 meses atrás
Responder para  Marcos Souza

É tennis ou cinema a área dela?? Porque acho que o que vale é em quadra e nisso ela é a melhor da atualidade. Ser palhaço de circo igual a Sabalenka não é quesito para ser bom tenista.

Gustavo M.
Gustavo M.
2 meses atrás

A WTA tem algumas #1 que não despertam nenhuma saudade. A Iga será uma delas

Roberto Mesquita
Roberto Mesquita
2 meses atrás

A Iga Swiatek já é uma das maiores jogadoras de saibro da história do tênis, assim como o Guga! Vejam as estatísticas! Fantástica jogadora. E tem muitos fãs pelo mundo. Os americanos não gostam… porque quase não ganham dela…

Roberto Mesquita
Roberto Mesquita
2 meses atrás

A Iga Swiatek já é uma das maiores jogadoras de tênis da história. No saibro já é uma lenda. O saibro é uma superfície em q o saque não tem tanta influência no resultado do jogo. E aí ela domina. O que é mais impressionante é a força mental dela, e isso, faz dela e do Sinner, jogadores muito difíceis de serem batidos. A força mental, segundo os maiores especialistas do tênis, é o que faz um tenista entrar no Hall da Fama, e nisso ela é boa!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.