Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, tinha apenas 8 anos quando seu pai faleceu. Numa conversa com o técnico Larri Passos, pouco antes de sua morte, Aldo Kuerten selou o destino de um dos maiores atletas da história do esporte nacional. É com esse início que ‘Guga por Kuerten’, nova série documental do Disney+, passa a contar a história do brasileiro que surpreendeu o mundo ao vencer o Grand Slam francês, ocupando o 66º lugar no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
A nova produção estreia nesta terça-feira, dia 10 de setembro, data de aniversário de Guga Kuerten. E, ao completar 48 anos, o ídolo brasileiro das quadras revive sua jornada como atleta. Com direção geral de Eddie Vogtland e direção de episódios de Décio Matos Jr. e Billy Castilho, a série fala da infância de um improvável gênio do tênis até o duro momento de sua despedida do circuito profissional, forçada por uma série de lesões que limitaram sua performance.
“Olhando tudo isso hoje, com profundidade, tempo e carinho, acabei descobrindo muitas coisas novas e parece inacreditável. São tantos acontecimentos, tantas pessoas envolvidas, que me traz um orgulho gigantesco da nossa trajetória”, comenta Gustavo Kuerten.
Ao longo de cinco capítulos, todos já disponíveis na plataforma, o espectador é convidado a reviver os grandes momentos do brasileiro que conseguiu vencer as lendas americanas Andre Agassi e Pete Sampras e se tornar o tenista número 1 do mundo, e também recordar os períodos mais difíceis. Guga e familiares, além de Larri, que passou a ser um pai para o atleta, contam os bastidores e as histórias que transformaram Guga num ícone do esporte.
Além deles, grandes nomes participaram das gravações. Entre os tenistas, aparecem na série as lendas mais recentes, caso de Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal, além de grandes nomes que dividiam o protagonismo nas quadras ao lado de Kuerten, como Fernando Meligeni, Marat Safin, Yevgeny Kafelnikov e Alex Correja.
Durante sua trajetória, Gustavo Kuerten teve mais de 400 vitórias e 28 títulos, somando o circuito de simples e duplas, e foi eternizado no Hall da Fama do tênis em 2012. Com apenas 20 anos, conquistava de forma inédita Roland Garros, em 1997. Título que voltou a defender em 2000 e 2001.
A série relembra esses grandes momentos, mas não deixa de lado a relação especial do atleta com sua mãe, Alice, sua avó, Dona Olga, e seu irmão, Rafael. E lembra, claro, de Guilherme Kuerten, seu irmão caçula que conviveu com paralisia cerebral e faleceu em 2007.
Grande Guga Kuerten
Merece todas as homenagens.
Até hoje me lembro do título de RG de 97. Eu estava na estrada e ouvi o jogo pelo rádio. Quando ele ganhou comecei a buzinar que nem um louco!
Desde quando transmitiram jogo do guga em 97 na radio?
Foi transmitido pela rádio sim. Acompanhei a transmissão
Kkkkkk
Quando voltará a ser exibido?
Está disponível no Disney Plus é uma série de 5 episódios.