Nova York (EUA) – O primeiro duelo entre dois atuais top 10 do ranking masculino está marcado para este US Open. O russo Andrey Rublev e o búlgaro Grigor Dimitrov obtiveram vitórias claras em sets diretos e irão duelar entre si no domingo. Os dois não se cruzavam desde janeiro de 2018.
Depois do sufoco vivido na rodada anterior, Rublev superou com autoridade o bom tcheco Jiri Lehecka, com parciais de 6/3, 7/5 e 6/4. Já Dimitrov não tomou conhecimento do agressivo holandês Tallon Griekspoor e atropelou com o placar de 6/3, 6/3 e 6/1, sem encarar um único break-point.
Os dois já se cruzaram uma vez em Flushing Meadows, na edição de 2017, com vitória do russo, justamente o primeiro confronto com o búlgaro, que venceria duas seguidas em 2018, uma delas na Austrália. Em 2019 e 2022, Rublev voltou a vencer nos pisos duros de Pequim e Indian Wells e Dimitrov reagiu em Viena. O confronto mais recente foi a semifinal de Xangai, em outubro, com vitória do russo.
Andrey Rublev after beating Lehecka at the US Open
“Daniil Medvedev said his emergency contact in tennis would be you.. who would be yours?”
Andrey: “Uhh.. I would definitely not call him.. because he doesn’t care. He would be sleeping or he won’t reply at all.” 😂 pic.twitter.com/stXLyRWMPZ
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) August 30, 2024
Rublev quatro de suas 10 presenças em quartas de final de Grand Slam em Flushing Meadows, mas nunca passou disso em qualquer Slam. Bem diferente das alternâncias sofridas diante de Arthur Rinderknech, contra quem virou de 2 sets atrás, desta vez o russo cuidou bem do saque e ganhou nada menos que 89% dos pontos em que acertou o primeiro serviço.
Aos 33 anos e semifinalista do torneio em 2019, Dimitrov fez um grande torneio até aqui e sequer perdeu set em suas três primeiras partidas. Uma de suas metas nesta reta final de temporada é reagir e chegar ao Finals de Turim. No momento, ele é o 11º colocado. Na partida contra Griekspoor, o búlgaro nem sacou tão bem – 54% do primeiro serviço -, mas marcou 11 aces, não permitiu break-points e anotou apenas 18 erros não-forçados.
Torcendo pelo grigor