Nova York (EUA) – Quatro semanas depois de protagonizarem a final olímpica em Paris, Qinwen Zheng e Donna Vekic voltarão a se enfrentar, desta vez pelas oitavas de final do US Open. A chinesa e a croata venceram seus jogos na rodada desta sexta-feira em Nova York.
Vinda de duas vitórias de virada nas fases iniciais do Grand Slam nova-iorquino, diante de Amanda Anisimova e Erika Andreeva, Zheng venceu seu terceiro jogo com mais tranquilidade. Ela precisou de apenas 1h21 para superar a alemã Jule Niemeier, 101ª do ranking, por 6/2 e 6/1.
Atual número 7 do mundo aos 21 anos, Zheng chega pela segunda vez às oitavas de final do US Open e tenta repetir a boa campanha do ano passado, quando foi até as quartas. A atual campeã olímpica também conseguiu neste ano seu melhor resultado em Grand Slam, chegando à final na Austrália.
Já Donna Vekic, que foi prata em Paris e semifinalista de Wimbledon, marcou as parciais de 7/5 e 6/4 contra a norte-americana Peyton Stearns. Atual 24ª do ranking aos 28 anos, a croata disputa seu décimo US Open e foi até as quartas em 2019. Ela tem apenas uma vitória em três jogos contra Zheng.
Wang supera Azarenka e enfrenta Badosa
Outra chinesa nas oitavas é a 80ª do ranking Yafan Wang. A jogadora de 30 anos bateu a ex-número 1 do mundo e três vezes finalista do torneio Victoria Azarenka por 6/4, 3/6 e 6/1. Ao superar a bielorrussa, 20ª colocada, Wang chega às oitavas em um Grand Slam pela primeira vez. Ela enfrenta na próxima fase a espanhola Paula Badosa.
Outra classificada é a norte-americana Emma Navarro, que venceu a ucraniana Marta Kostyuk por 6/4, 4/6 e 6/3. Número 12 do mundo, Navarro já faz seu melhor US Open aos 23 anos e tenta repetir a campanha até as quartas de Wimbledon. Sua próxima rival será a terceira do ranking e atual campã Coco Gauff.
Dessa vez a vekic ganha
Nessa rodada, o que mais chama a atenção é o desempenho das tenistas chinesas, cada vez mais presentes nas retas finais dos torneios.
correto… já tem 6 chinesas no top-100 (a maioria jovens menos de 25 anos… a própria Q. Zheng tem só 21 anos… Só Zhu Lins e Yafan Wang que tem 30 anos)
pois é… como de costume, em Ocidente só percebemos o avanço chinês quando eles já estão no quintal (“assim no tênis como na vida”).
A Q. Zheng anda pelas sombras porque a mídia não tem muito interesse em destacar (o mesmo acontece com Yafan Wang, que nem é mencionada nos relatos/comentários das transmissões, que ontem eliminou à Azarenka mas que nos titulares aparece a derrota da Azarenka no lugar da vitória da chinesa… o jornalismo se rege pela lógica mercadológica condimentada com predileções ideológicas…. Uma pena, mas… assim é o nosso “mundo ocidental”)