Nova York (EUA) – A campeã olímpica Qinwen Zheng encarou uma estreia complicada no US Open. Atual número 7 do mundo, a chinesa precisou de três sets e 2h20 para superar a norte-americana Amanda Anisimova, recente finalista em Toronto e atual 50ª do ranking, por 4/6, 6/4 e 6/2.
Zheng venceu 13 dos 14 jogos que disputou depois da eliminação na estreia de Wimbledon. Além da medalha de ouro em Paris, a chinesa também venceu o WTA de Palermo, em quadras de saibro. Já no único torneio preparatório para o US Open, caiu nas oitavas de Cincinnati. A adversária na segunda rodada será a russa Erika Andreeva, que evitou um duelo chinês ao vencer Yue Yuan por 6/3 e 7/6 (9-7).
O início de partida foi difícil para Zheng, que saiu perdendo por 5/1. E ainda que ela tenha devolvido uma das quebras, não evitou que Anisimova fechasse a parcial. A chinesa não enfrentou break-points no segundo set, vencido com apenas uma quebra. De seus 12 aces na partida, 8 foram no segundo set. Já no terceiro, Zheng dominou o jogo e quebrou mais três vezes para consolidar a virada.
Zheng Qinwen is here to stay! 🙋♀️ pic.twitter.com/Ngp3Sldg8s
— US Open Tennis (@usopen) August 26, 2024
Vekic e Kasatkina estão no mesmo setor da chave
Medalhista de prata em Paris, Donna Vekic está no mesmo setor da chave e pode reeditar a final olímpica nas oitavas. Vekic estreou vencendo a australiana Kimberly Birrell por duplo 6/4. Ela enfrenta a belga Greet Minnen, que marcou um duplo 7/5 contra a polonesa Magdalena Frech.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já a russa Daria Kasatkina, cabeça 12 e que pode enfrentar Vekic já na terceira rodada, estreou vencendo a romena Jaqueline Cristian por 6/2 e 6/4. Ela espera a vencedora entre a a norte-americana Peyton Stearns e a ucraniana Lesia Tsurenko.
Sakkari é a primeira top 10 a ser eliminada
Em outro quadrante da parte de baixo da chave, Maria Sakkari é a primeira top 10 a se despedir do US Open. A grega sentiu uma lesão no ombro e se retirou do jogo contra a chinesa Yafan Wang, depois de ter perdido o primeiro set por 6/2. Havia a possibilidade de um confronto entre chinesas na segunda rodada, mas a canhota Xiyu Wang perdeu da francesa Diane Parry por 7/6 (7-2) e 7/6 (7-5).
A ucraniana Elina Svitolina, cabeça de chave 27 em Nova York, venceu a argentina Maria Lourdes Carlé por 3/6, 6/3 e 6/4 em 2h20 de partida. Svitolina enfrentará sua compatriota Anhelina Kalinina, que venceu a francesa Oceane Dodin por 6/1, 3/6 e 6/1.