Sinner diz que não fez nada errado e que temia vazamento

Foto: Pete Staples/USTA

Nova York (EUA) – Em sua primeira entrevista após o polêmico caso de doping revelado na última terça-feira, Jannik Sinner defendeu sua reputação ao dizer que “não fez nada de errado”, explicando que sempre seguiu as regras do controle de dopagem. Às vésperas do US Open, o número 1 do mundo admitiu que temia o vazamento da notícia antes da divulgação da sentença e diz que agora sente alívio por poder falar abertamente sobre o caso.

Sinner testou positivo duas vezes para a substância proibida clostebol, agente anabólico proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada), em março de 2024, durante a disputa de Indian Wells, onde foi semifinalista. Porém, um tribunal independente decidiu que o italiano não teve culpa ou negligência no ocorrido. Por conta da baixíssima concentração da substância em seu organismo, o tenista pôde continuar jogando, mas perdeu o prêmio em dinheiro de US$ 325 mil e os 400 pontos no ranking de sua campanha no torneio.

Em sua defesa, Sinner falou que a substância havia entrado em seu sistema como resultado da contaminação de um membro da equipe de suporte, que estava aplicando um spray de venda livre (disponível na Itália) contendo clostebol em sua própria pele para tratar um pequeno ferimento. “Claro que não é ideal ter que lidar com isso antes de um Grand Slam e eu sabia que não tinha feito nada errado. Tive que jogar meses com isso na cabeça, mas sempre me lembrando da minha inocência”, disse o italiano nesta sexta-feira. “Agora também sei quem é meu amigo e quem não é. Meus amigos sabem que eu nunca faria isso”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Eu sempre respeitei as regras do antidoping. Então, este é um momento de alívio para mim. Existem algumas datas que você precisa respeitar durante todo esse processo e fico feliz que isso finalmente tenha sido resolvido”, acrescentou o jogador de 23 anos. “Eu estava preocupado com o fato de que isso poderia vazar em algum momento, então fiquei feliz em colaborar com as investigações e obter o melhor resultado possível, conhecendo minha inocência de todo esse caso. Isso também faz parte das regras de antidopagem e da WADA e ITIA”.

Italiano confirma mudanças na equipe

Sinner também falou sobre as mudanças em sua equipe, confirmando as saídas do preparador físico Umberto Ferrara e do fisioterapeuta Giacomo Naldi. “Obviamente, tive que tomar algumas decisões e minha preparação para este torneio não foi perfeita”, afirmou. “Eles foram uma parte importante da minha carreira, e fizemos um trabalho incrível juntos. Mas, por causa desses erros, não me sinto confiante para continuar com eles. O que eu preciso agora é de ar fresco, depois de tudo o que passei nos últimos meses.

Apesar das turbulências, o líder do ranking mundial celebrou a recente conquista do Masters 1000 de Cincinnati, alcançada no início da semana, e destacou o impacto positivo desse título em sua confiança para o US Open. “Obviamente, foi um grande impulso de confiança. Foi um torneio difícil, mas estou muito feliz com o resultado. Espero que isso me dê a confiança necessária para fazer um bom torneio aqui no último Grand Slam do ano”.

Leia mais

Sinner testa positivo, é considerado inocente, mas perde pontos

11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo A.
Paulo A.
2 meses atrás

Ela já foi punido – e muito!! – mesmo sendo inocente. Eu acredito na boa fé dele. A concentração encontrada em seu organismo, milionésimos, não serviria para ajudá-lo em nada! E com o talento estupendo que ele possui, não precisaria de doping para ser o melhor: simples assim.

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
2 meses atrás

Confio plenamente na honestidade do Sinner.

Fabio Barreto
Fabio Barreto
2 meses atrás

Essa rigidez na aplicação das regras do antidoping só serve para desmoralizar o instituto do controle. Se dopar é coisa absolutamente diferente é utilizar espontaneamente remédios proibidos, para melhorar a performance, nunca por acidentes indiretos, onde a pessoa por exemplo ignorava que as mãos do massagista tinham sido tratadas com medicamentos interditados. Ridícula a punição.

Helder Cordeiro
Helder Cordeiro
2 meses atrás
Responder para  Fabio Barreto

Concordo 100%. Nick e Denis, dois frustrados sem cura.

Evandro
Evandro
2 meses atrás

As saídas do preparador físico e do fisioterapeuta teve a ver com a repercussão negativa do caso, não com o fato em si, já que demorou cinco meses para tomar a decisão de mudá-los.

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás

Têmia vazamento por que….? Está ficando cada vez mais obscuro…

Oscar Riote
Oscar Riote
2 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

Pq mesmo sendo inocente, isso acaba queimando ele.
Esse tipo de coisa que nao é doping, apenas um acidente, nem deveria ser divulgado. Deveria ter só uma conversa em off para com o tenista.

Roberto Mesquita
Roberto Mesquita
2 meses atrás

A Bia Haddad teve 10 meses de suspensão e provou inocência. As punições devem ser equivalentes, independentemente de qual jogador seja. E não duvido de q o Sinner seja inocente. 2 pesos, 2 medidas.

Oscar Riote
Oscar Riote
2 meses atrás
Responder para  Roberto Mesquita

São situações diferentes. Não dá para colocar no mesmo “pote”.
E da mesma forma que a Bia teve uma suspensão, também foi mais brandas que outras como a da ex número 1 Halep

Hyrata Abe
Hyrata Abe
2 meses atrás

A Bia também era inocente. Mas ela não era 1 do mundo.

American Twist boladão
American Twist boladão
2 meses atrás

Essa questão do Sinner nem deveria de se falar em doping. Um acidente com nanogramas de algo que não faz qualquer diferença na performance.
Creio que o sistema antidoping do tenis que é bem falho, quis pegar um boi de piranha para tentar mostrar que é rígido. Mas não é tão rígido assim, ao observamos o caso Agassi ou do Djokovic que pode escolher que horas e quando fazer um exame.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.