Tiafoe salva match-points e faz primeira final de Masters

Foto: CIncinnati Staff

Cincinnati (EUA) – Depois de se ver em situação muito delicada no terceiro set, o norte-americano Frances Tiafoe não se entregou e conseguiu excepcional reação em Cincinnati para enfim chegar a uma final de nível Masters 1000.

O dinamarquês Holger Rune chegou a sacar com 5/3 no terceiro set e ainda teve dois match-points seguidos no game seguinte – um deles tocou na fita e morreu do seu lado da quadra -, porém Tiafoe jamais desistiu. Levou ao tiebreak e finalizou a emocionante partida com parciais de 4/6, 6/1 e 7/6 (7-4). “Foi maluco”, definiu Tiafoe na entrevista em quadra. “E eu tive sorte com aquela bola na fita. Foi uma batalha”.

Ele se torna assim o primeiro jogador norte-americano a decidir Cincinnati desde que John Isner foi vice em 2013 e é o terceiro tenista ativo de seu país a chegar numa final de Masters, repetindo Taylor Fritz, campeão em Indian Wells de 2002, e Reilly Opelka, vice em Toronto de 2021.

Ex-top 10 do ranking, Tiafoe garante ao menos o retorno ao grupo dos 20 primeiros com a campanha até aqui, fazendo que os Estados Unidos somem cinco jogadores nessa faixa ao mesmo tempo, junto a Fritz, Tommy Paul, Ben Shelton e Sebastian Korda, algo que não acontecia desde fevereiro de 1997.

Seu adversário às 19 horas desta segunda-feira será o número 1 Jannik Sinner. O italiano ganhou três dos quatro confrontos, todos realizados em piso sintético, incluindo Antuérpia-2019, Next Gen Finals-2019 e Vienna-2023, enquanto Tiafoe se deu bem também em Viena, em 2021.

Rune fez um primeiro set bem definido na parte tática, procurando sem agressivo nas devoluções e buscar a rede sempre que fosse possível. Tiafoe não aguentou a pressão e cedeu a quebra no nono game. Mas enquanto o dinamarquês perdeu intensidade no segundo set, Tiafoe passou a devolver melhor e distribuir bem melhor a direção das trocas de bola, dominando completamente o segundo set.

Na gangorra da partida, o dinamarquês voltou a ficar sólido e aproveitou um vacilo do norte-americano para fazer 2/0. Sustentou a vantagem, abrindo 4/1 e 5/2, mas falhou na hora de sacar para a partida. Tiafoe ainda levou sorte no segundo match-point, com um forehand que rolou sobre a fita e caiu do lado do adversário. Levou ao tiebreak com grande apoio da torcida e aí viu Rune arriscar da base de forma descalibrada.

13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Refaelov
Refaelov
3 meses atrás

Realmente a aquela bola na fita foi um divisor de águas nesse jogo, são esses momentos q fazem do tênis um esporte ímpar..

levI sIlvA
levI sIlvA
3 meses atrás

Taylor Fritz, campeão em 2022…

Kario
Kario
3 meses atrás

…. somem 5* jogadores….

Guilherme do ES Ribeiro
Guilherme do ES Ribeiro
3 meses atrás

Pequenas correções no texto. É Ben Shelton, e não Brian. E eles se enfrentaram no Next Gen Finals de 2019, não no Finals. Valeu

Guilherme do ES Ribeiro
Guilherme do ES Ribeiro
3 meses atrás

Tiafoe fara sua 9° final de ATP na carreira, a 1° em Master 1000. Tenta seu 4° título, o 1° este ano e o 2° em quadras rápidas na carreira. Está voltando ao TOP 20 e pode pular pra 17 em caso de título

Julio Marinho
Julio Marinho
3 meses atrás

Grande vitória, feliz pelo Tiafoe, mas o tanto que o Rune afinou no final não está escrito. Colocou o jogo debaixo do braço e ficou segurando absolutamente todos os golpes. 25 ENF só de back. Americano mereceu muito muito mais pq entre os erros e acertos, sempre tentou bem mais.

Luiz Henrique Sossai
Luiz Henrique Sossai
3 meses atrás

Se ele vencer esse master, essa historia vai virar filme no futuro. Aquela bola na fita parece roteiro de cinema.

Refaelov
Refaelov
3 meses atrás
Responder para  Luiz Henrique Sossai

Parecidissimo com aquela passagem do filme Match Point, do Woody Allen..

Marcos
Marcos
3 meses atrás

Depois da palhaçada que fez na despedida do Federer esse aí sempre terá minha torcida contra, go Sinner

Rafael Lucena
Rafael Lucena
3 meses atrás
Responder para  Marcos

Qual palhaçada?

charlie
charlie
3 meses atrás
Responder para  Marcos

Federer estava apenas se divertindo naquela partida. Uma vitória ali não significaria muita coisa.

German
German
3 meses atrás
Responder para  Marcos

oq ele fez?

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.