Cary (EUA) – Continuando a preparação para o qualificatório do US Open, o carioca João Fonseca disputa nesta semana mais um challenger no piso duro norte-americano, agora em Cary, e tem estreia marcada já para o início da noite deste domingo. Não antes de 18h30, ele encara no último jogo da rodada na Quadra 15 o britânico Billy Harris, atual 105º colocado no ranking.
Fonseca chega embalado após conquistar seu primeiro título profissional no challenger de Lexington na semana passada. Aos 17 anos de idade, ele ocupa hoje a 166ª posição na lista da ATP, sua melhor marca até aqui. Atual campeão juvenil do US Open, o brasileiro está garantido no quali do torneio nova-iorquino e tentará uma vaga inédita na chave principal de um Grand Slam, depois de ter parado na estreia da fase prévia em Wimbledon.
Seu primeiro adversário em Cary é um jogador experiente, de 29 anos, mas que vive o melhor momento da carreira. Até 2024, Billy Harris tinha apenas uma vitória em nível ATP, mas conseguiu campanhas surpreendentes na fase de grama, entre junho e julho, atingindo as quartas de final em Queen’s e a semi em Eastbourne. Ele também chegou à penúltima rodada nos challengers de Surbiton e Nottingham nas semanas anteriores. Com isso, deu um grande salto no ranking, saindo do 201º para o atual 105º lugar, seu recorde pessoal.
E foi justamente durante esse período de alta que Harris encontrou Fonseca pela primeira vez, derrotando o jovem carioca em três sets nas oitavas de final em Nottingham. Na ocasião, o britânico marcou as parciais de 7/6 (7-5), 3/6 e 6/4.
Quem avançar deste confronto terá um adversário da casa pela frente, já que o norte-americano Christopher Eubanks encara o compatriota Braden Shick, convidado da organização.
Jogo duro mas o Fonseca passa
Agora João leva, outro piso outra história
O confronto anterior começou na grama, mas o segundo set (últimos 2 games) e o terceiro foram disputados na hard.
Espn deve mostrar?
Não, não mostra torneios challengers.
Vendo a chave do quali deste torneio, existem jogadores bem melhor Ranqueados que o João Fonseca. Esta entrada dele na chave direta é convite da organização ou faz parte do “benefício” que ele tem por ter sido #1 juvenil?
Obrigado
Sim, usou a regra da ITF que lhe dá direito a convites em challengers na temporada, Tiburcio.
Dalcim, uma sugestão, se for possível, é que insiram nas matérias caso o jogo venha a ser transmitido em alguma plataforma.
Não sei se isso é complicado de saber e tal.
Mas fica a sugestão.
Jogos de nível challenger passam no único canal oficial existente, que é o site/app da ATP.
Site da atp, na opção Challenger TV
Passa na Challenger TV pô, só pesquisar isso no Google e entrar no torneio.
https://www.atptour.com/en/atp-challenger-tour/challenger-tv/challenger-tv-search-results/all/2024/7316/all