Nova York (EUA) – A ausência de Rafael Nadal no próximo US Open, anunciada na última quarta-feira, terá um impacto histórico na carreira do canhoto de Mallorca. Pela primeira vez desde que fez sua estreia em um Grand Slam, em Wimbledon de 2003, o espanhol passará uma temporada inteira sem vencer uma única partida neste nível de torneio. Com isso, chegará ao fim uma sequência de 21 anos com ao menos um triunfo em um dos quatro maiores eventos do calendário. A última vez que ele ficou zerado foi em 2002.
O fato ocorrerá depois que Nadal ficou fora do Australian Open, Wimbledon e agora do Aberto dos Estados Unidos. Sua única partida de Slam em 2024 aconteceu no saibro de Roland Garros, caindo na primeira rodada para o alemão Alexander Zverev. No ano passado, Rafa já havia se ausentado em Paris, Londres e Nova York, mas avançou uma rodada em Melbourne, precisando se afastar do circuito logo na sequência devido a uma lesão no quadril.
Com a quebra de uma marca histórica, Rafael Nadal não conseguirá empatar com Roger Federer, que venceu ao menos uma partida deste gabarito por 22 anos consecutivos, iniciando a série em 2000 e terminando em 2021. O suíço passou em branco apenas em 1999, ano em que disputou seus primeiros Slam (em Roland Garros e Wimbledon), e em 2022, temporada na qual oficializou sua aposentadoria, mas não jogou um único torneio oficial.
Já Novak Djokovic, o outro integrante do Big 3, está há 20 temporadas seguidas com pelo menos uma vitória registrada em Grand Slam. Desde que disputou seu primeiro torneio deste calibre, em 2005, o sérvio nunca ficou zerado.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Acabou…
Comemora aih terceirão…
Pessoal materia esta com varias informações erradas: primeiro slam de Nadal foi 2005, do Djoko 2008, etc. bom dar uma revisão nestes números, abs
Leo, a matéria cita o primeiro Slam que eles jogaram, não que eles ganharam. Nadal jogou o primeiro dele em Wimbledon 2003, enquanto Djokovic no Australian Open de 2005. Já o Federer começou sua trajetória nesses torneios em Roland Garros 1999.