Paris (França) – Uma nova campeã olímpica será conhecida na manhã deste sábado, quando a chinesa Qinwen Zheng e a croata Donna Vekic disputam a medalha de ouro em Paris. O terceiro duelo entre elas, após uma vitória para cada lado, está marcado para às 10h30 (de Brasília) na quadra Philippe Chatrier.
As duas finalistas eliminaram as principais cabeças de chave do torneio, Zheng superou a número 1 do mundo e tetracampeã de Roland Garros, Iga Swiatek, na semifinal. Por sua vez, Vekic eliminou a vice-líder do ranking Coco Gauff nas oitavas. Outro ponto em comum entre elas é que ambas salvaram match-points na campanha olímpica. A chinesa diante da norte-americana Emma Navarro nas oitavas e a croata contra a ucraniana Marta Kostyuk nas quartas.
Zheng é a primeira tenista chinesa da história, entre homens e mulheres, a alcançar uma final olímpica nas simples e garante uma medalha inédita para o país. Antes dela, Na Li havia sido semifinalista nos Jogos de Pequim em 2008, mas acabou perdendo a disputa pelo bronze. Além disso, a China já tem um ouro e um bronze nas duplas femininas. Ting Li e Tian-Tian Sun subiram no lugar mais alto do pódio em Atenas-2004, enquanto Zi Yan e Jie Zheng ficaram com o terceiro lugar em casa, quatro anos depois.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Vekic é a primeira croata finalista de simples em uma Olimpíada e tenta a sexta medalha do país. Somente em Tóquio, a Croácia colocou duas duplas masculinas no pódio: Nikola Mektic e Mate Pavic ficaram com o ouro, enquanto Marin Cilic e Ivan Dodig terminaram com a prata. Em Atenas-2004, Mario Ancic e Ivan Ljubicic foram bronze, assim como Goran Ivanisevic e Goran Prpic em Barcelona-1992. Ivanisevic também ficou com o bronze nas simples.
Going for the GOLD 🥇
Who will win it all in Paris? @Olympics | #Paris2024 | #Tennis pic.twitter.com/kONZ667Z51
— wta (@WTA) August 1, 2024
A chinesa de 21 anos e número 7 do mundo tem três títulos de WTA na carreira e disputou outras três finais, uma delas no Australian Open em janeiro. Já a croata de 28 anos e 21ª do ranking tem quatro títulos e nove vices. Há três semanas, fez seu melhor resultado em Grand Slam, chegando À semifinal de Wimbledon. A primeira vez que elas se enfrentaram foi no WTA de Courmayeur, em quadras duras e cobertas na Itália, em 2021. Na ocasião, Vekic venceu em sets diretos. Zheng deu o troco no Elite Trophy em Zhuhai.
Relembre os confrontos entre Zheng e Vekic
2023 – Zhuhai – sintético – fase de grupos – Qinwen Zheng, 6/4 6/7(6) 6/4
2021 – Courmayeur – sintético (coberto) – primeira rodada – Donna Vekic, 7/6(1) 6/2
Sábado tem mais duas disputas por medalhas
A programação deste sábado em Paris começa às 7h (de Brasília) com a final de duplas masculinas: Os australianos Matthew Ebden e John Peers enfrentam os norte-americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram. A decisão do bronze acontece na sequência, com outra dupla dos Estados Unidos, Taylor Fritz e Tommy Paul, contra os tchecos Tomas Machac e Adam Pavlasek. A final é antes da disputa do terceiro lugar porque Machac ainda disputa o ouro nas duplas mistas no fim da rodada desta sexta. Já no fim da rodada, após a final feminina, o italiano Lorenzo Musetti e o canadense Felix Auger-Aliassime decidem a medalha de bronze na chave de simples masculina.
Confira a programação deste sábado
Philippe Chatrier – 7h
Final: Matthew Ebden (AUS)/John Peers (AUS) vs. [4]Austin Krajicek (EUA)/Rajeev Ram (EUA)
Não antes de 8h30
Bronze: Tomas Machac (TCH)/Adam Pavlasek (TCH) vs. [3]Taylor Fritz (EUA)/Tommy Paul (EUA)
Não antes de 10h30
[6]Qinwen Zheng (CHN) vs. [13]Donna Vekic (CRO)
[11]Lorenzo Musetti (ITA) vs. Felix Auger-Aliassime (CAN)
Torcendo para vekic
Vou de chinesa pelo conjunto da obra! Eliminou a rainha do saibro atual e aposentou minha tenista favorita!