Umag (Croácia) – Em seu último torneio antes dos Jogos Olímpicos de Paris, Thiago Monteiro caiu nas oitavas de final do ATP 250 de Umag. Vindo de uma vitória de virada na estreia, sobre o top 40 Tomas Machac na segunda-feira, Monteiro foi superado nesta terça pelo húngaro Fabian Marozsan, 49º do ranking, com parciais de 6/2 e 7/6 (9-7) em 1h33 de partida.
Número 2 do Brasil e 79º do mundo, Monteiro recebe 25 pontos no ranking por ter avançado uma rodada no torneio croata em quadras de saibro. De acordo com a projeção oficial da ATP, o cearense de 30 anos pode subir até sete posições e alcançar o 72º lugar. A melhor marca de sua carreira é a 61ª colocação, de outubro de 2022.
Monteiro agora segue para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris. Será sua segunda participação, depois de ter atuado em Tóquio há três anos e ser superado pelo alemão Jan-Lennard Struff ainda na estreia. Além da disputa individual, ele também estará na chave de duplas, ao lado do paranaense Thiago Wild. O sorteio das chaves está marcado para a próxima quinta-feira e as partidas serão no complexo de Roland Garros.
Desempenho no saque decidiu primeiro set
O primeiro set foi dominado por Marozsan, que teve excelente desempenho no saque. O húngaro não enfrentou break-points e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. Além disso, conseguiu duas quebras para vencer a parcial. Monteiro sofria muito quando dependia do segundo serviço, fez apenas três pontos em nove possíveis e enfrentou break-points em três games distintos.
Segunda parcial mais equilibrada
O cearense conseguiu confirmar seus serviços de forma mais segura na segunda parcial, que foi inteiramente sem quebras e com apenas um break-point para cada lado. Além disso, ele fez dois bons games de saque em momentos de maior pressão, quando perdia por 5/4 e 6/5.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Monteiro começou melhor no tiebreak, abriu 3-1 e chegou a liderar por 4-2 na virada de lado, mas permitiu o empate e errou duas devoluções seguidas, que colocaram o húngaro à frente. O brasileiro também fez uma dupla-falta no 5-5, permitindo ao rival chegar ao primeiro match-point, mas conseguiu se salvar jogando de forma agressiva. Ele ainda escapou da derrota mais uma vez, mas errou um forehand e permitiu ao húngaro ter uma nova chance de definir a disputa em seu saque.
Partida desastrosa como de costume quando joga contra esses promissores jogadores do bloco intermediário do ranking! Muito estranho o desempenho parece que estava se poupando pras olimpíadas. Como já havia dito antes e apenas um jogador esforçado e ponto. Esse rapaz e um caso a ser estudado
Desastrosa? Segundo set decidido no detalhe…
Você viu o jogo camarada?
#49 e posicao intermediaria?
Sim caro amigo. Metade do top 100
Entao e intermediaria dos top 100 os 100 melhores rankeados. posicao intermediaria em um ranking de 2000 jogadores e outra coisa.
Maroszan joga muito. Dava pra prever a derrota do Monteiro facilmente
Esse Húngaro bateu Carlos Alcaraz no MASTERS 1000 de Roma 2023 …Abs!
Parabéns pelo comentário. Lúcido e objetivo.
Esse húngaro é um robozinho. Já tinha visto um jogo dele contra o wild e o cara é muito consistente. O Monteiro ainda teve suas chances no segundo set, mas não deu
Diga-se de passagem, jogou muito melhor que o Wild contra o húngaro
Jogador de 1 round
No primeiro round venceu o #39, vc sabia que era oitavas ou viu so a manchete?
Essa derrota nao foi ruim. Foram 4 semanas pesadas e ótimas do Monteiro. Vai chegar forte nas olimpiadas.
Claro
Na briga por medalhas
Cada uma
Vai chegar forte nas Olimpiadas??Não acredito ter lido isso!!!
1° set o Monteiro n viu a cor da bola, 6×2 ficou até barato, no segundo set elevou o nível com o próprio saque, equilibrou as coisas(ainda q praticamente n tenha achado o serviço do húngaro) e conseguiu forçar o tie-break, onde desperdiçou 2 chances de chegar a um set-point com erros grosseiros(uma dupla falta e um forehand da linha do T na rede).
Enfim, o húngaro é sabidamente mais talentoso q o Cearense e estava num bom dia, derrota aceitável. Apesar da sensação de grandes oportunidades desperdiçadas em Salzburgo e Bastad, foi uma boa última gira no saibro em torneios de primeiro nivel: 110 pontos em 3 torneios(nem com 3SF em CHL125 chegaria a essa pontuação), reassumiu a liderança nacional no ranking dos resultados dessa temporada apenas.. há um ano poucos apostaria nesses resultados.
Hoje não deu. O 2o set foi bem jogado. Mas estava errando muito nas trocas, nos games em que recebia. Aí criou poucas chances de quebra (na verdade, teve apenas 1 BP). O tie break foi nos detalhes.
Na minha visão, jogou como ontem, mas o Maroszan não deu tanto mole quanto o Machac. Dá pra ganhar desses caras até com certa tranquilidade, mas tem que estar no modo on fire, como contra Coria e Ruud.
O Monteiro é um tenista mediano.Uma vitoria melhorzinha,varias derrotas terriveis.Um cara que vai oscilar entre TOP 80 e TOP 120.That is all
A posicao dele Com os resultados desta Semana o levam proximo a posicao 70 e Com poucos pontos a descartar ate setembro. That’s all.
Eternamente sem ATP
A dupla Monteiro/Wild tem tanta química/carisma quanto o Geraldo Alckmin. Carisma 0. Se fosse uma dupla Wild/Djokovic aí sim teríamos carisma negativo.
Marozsan joga redondinho. Wild mesmo tomou um atropelo dele. Partiu Jogos Olimpicos mais descansado.
Esse mesmo Marozsan destruiu o todo poderoso Alcaraz em Roma 2023 pelo mesmo placar 6/3 7/6, e o espanhol nunca se achou na partida, pelo mérito do húngaro.
Mas as hienas de plantão ficam aí falando bobagem e tirando sarro do Monteiro, que trabalhou duro para aprimorar o seu jogo e melhorar o ranking na temporada.
Que bom. Ele venceu o Alcaraz faz mais de 1 ano. Ganhou algum atp depois? Não, longe disso…
Monteiro ganhou do Ruud e Tsitsipas esse ano. Vamos considerar só o feito do húngaro ano passado e não o do monteiro para justificar favoritismo? Pense nisso…
Fábio Marozsan…Tá fazendo nome como eliminador de Brasileiros…já venceu nossos dois principais tenistas neste ano de 2024: Thiago Wild e Thiago Monteiro. Parece que o jogo dos brasileiros não encaixa com o do Húngaro…uma pena