Umag (Croácia) – Depois de uma boa campanha no torneio de Bastad, o cearense Thiago Monteiro manteve o embalo e começou sua campanha com uma grande vitória no ATP 250 de Umag, disputado em quadras de saibro na Croácia. Nesta segunda-feira, o número 2 do Brasil e 79 do mundo começou atrás diante do tcheco Tomas Machac, 39º colocado e cabeça de chave 7 da competição, mas buscou a reação e venceu com uma virada por 3/6, 6/3 e 6/4, em 2h16 de partida.
Esta foi a 10ª vitória do canhoto brasileiro em chaves principais de torneios da elite em 2024, todas elas conquistadas no saibro. Ele fez quartas de final no Rio Open e em Bastad, chegou às oitavas em Roma e foi até a terceira rodada em Madri.
Com o triunfo desta segunda-feira, Monteiro está dando um salto provisório de nove posições no ranking e retornando ao top 70. Ele tem como melhor marca da carreira a 61ª colocação, obtida em outubro de 2022. Além disso, ele está encurtando a distância para Thiago Wild de 25 para 15 pontos, deixando a disputa pelo posto de número 1 do Brasil bem aberta.
Enquanto isso, Thiago Monteiro avança para as oitavas de final do torneio croata e medirá forças com o húngaro Fabian Marozsan, que ainda no domingo superou o cazaque Alexander Shevchenko também em três sets, marcando as parciais de 6/4, 4/6 e 7/6 (10-8). O duelo será inédito no circuito.
Brasileiro supera adversidades e busca reação
O início do jogo desta segunda-feira foi totalmente favorável a Tomas Machac, que foi mais agressivo e eficiente que o brasileiro em todos os requisitos: fez mais winners (10 a 6), cometeu menos erros não forçados (5 a 7), disparou mais aces (4 a 1) e não fez nenhuma dupla falta contra duas de Monteiro. Mais importante ainda, o tcheco não cedeu um único break-point ao longo da parcial, enquanto Thiago teve cinco contra e só conseguiu salvar quatro, levando a quebra que decidiu o set no sexto game.
Apesar da melhora nos números, o brasileiro contou com a queda do desempenho do adversário na parcial seguinte, principalmente no aproveitamento dos pontos com o saque passando de 68% para 60% das jogadas ganhas com o primeiro serviço e de 80% para 38% com o segundo. O canhoto cearense aproveitou muito bem o momento e quebrou o rival no quarto game. Apesar de oscilar e permitir que Machac devolvesse a quebra no sétimo game, Thiago voltou a superar o saque adversário no oitavo e depois sacou com tranquilidade para empatar a partida.
Mais tenso, o set decisivo começou com pleno domínio dos sacadores e foi o tcheco quem teve a primeira chance de quebra e aproveitou, abrindo 3/1. No entanto, a resposta de Monteiro foi imediata, precisando de dois break-points para voltar ao jogo e empatar o placar na sequência. O momento que definiu a virada do brasileiro veio a seguir, quando ele salvou quatro break-points no oitavo game e conseguiu nova quebra no nono. Depois, apenas precisou sacar e confirmou a virada com um game de zero.
Outra grande vitória. Mental forte. Parabéns
Hoje ele me surpreendeu!
E também uma cambada de gozadores negativos…
Vão ter que esperar outro dia!
VQV MONTEIRÃO!!!
Vitória fantástica. Jogador muito bom e regular. Vem fazendo um ótimo ano.
Uma pena essa gira no saibro estar acabando kkk Monteiro tá jogando pra top 50, gostem ou não
Os resultados não são de top 50. Infelizmente a ATP não tem ranking de “esforço e regularidade”.
Mas o esforço e regularidade podem trazer os resultados. Vamos ver o que será
Sao Sim. Na corrida ele esta muito proximo da posicao 50.
https://tennisabstract.com/reports/atp_elo_ratings.html
Segundo este ranking, ele está no Top 50 no saibro, enquanto o Machac está no Top 40.
Boa, Fernando S P! A diferença de se pesquisar ao menos o mínimo antes de tecer certos comentários… Rrrss…
Por esse ranking, nota-se que não há nenhum abismo entre os dois jogadores nesse tipo de piso. Logo, nosso Monteiro tem boas chances.
Grande vitória. Agora mais um adversário de ranking superior.
Verdade!
Carne de pescoço…
Bela vitória do Monteiro. Eu estava acompanhando o placar, e no set final no 4 a 3 pro Machac, com o Monteiro sacando deu uma agonia grande pela quantidade de vantagens que o tcheco teve, mas o Monteiro incrivelmente salvou todos e daí em diante deslanchou. E próximo adversário também dá pra ganhar, só seguir concentrado!
Bela vitória! Pra cima deles, Monteiro!
Vitória maiúscula diante de um adversário casca, parabéns Monteiro
Excelente, Monteiro! Excelente!
Quem em sã consciência poderia imaginar um ano como esse para o cearense, depois da temporada passada?
Pra virar top 50, só precisa deixar o turbo ligado mais tempo. Hoje mesmo não foi um grande jogo. Nos dias bons, Monteiro amassa os adversários.
Ai que pena aquela derrota na semi do CHL há duas semanas… não fosse isso, tava no top 60 e na melhor marca da carreira.
Então ele tá precisando de mais dias bons, né? Porque não consegue passar das quartas de torneios 250 no saibro além de não vencer ninguém nas hards ou grama.
Na grama ok, ate porque se joga muito pouco na grama. Mas no hard ele tem um retrospecto razoavel.
Exatamente. Mais dias bons, mais vitórias, passar das quartas. Tudo isso vai acontecer. Fácil não é, mas esse ano tá sendo muito bom, o cara tá numa ótima forma, E é resiliente, não se abala com as derrotas nem com as críticas. Poderia estar chateado, até mesmo meio desmotivado depois da última derrota nas quartas. Mas não, absolutamente não Senhores. Esse é o Thiago Monteiro, exemplo vivo de superação.
torcer pra ele nao pegar nenhum 300 do mundo neste torneio…..
kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!
hehehe essa foi boa, é por aí mesmo, nosso Monteiraço cresce na adversidade
Famoso Robin Hood do saibro.
Kkkkkkkk. Sacanagem.
Certeza. Só gosta de ganhar de top 50 para cima.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bom, seguinte: ganhou do 39 hoje, parabéns, no próximo jogo, perde para o 49…essa é a rotina do nosso bravo Monteiro! Quando ganha de um forte, perde para um mais fraco no jogo seguinte.
“mais fraco”
Estamos falando de jogadores de TOP50. 39 e 49.
Conceito de “mais fraco” se aplica ?
“Mais fraco”… pq está 10 posições atrás no ranking. Comentário sem noção de quem não entende nadica de tênis.
Sabia que meu comentário não seria compreendido por algum mau entendedor. É óbvio que sei que 39, 49, 79, 99… são todos de nível parecido. Quis dizer que cada vez que o Monteiro nos dá alegria ganhando de um bom jogador, perde a próxima partida… torço para eu estar errado.
Pessoal também é cabeça dura. Não lhe entenderam. E monteiro é assim mesmo. Ganha de um grande e perde depois e pra qualquer um que vinher. Se brincar se eu fosse o adversário ganharia kkkkkk
Problema é que o ranking não garante que o cara é “mais fraco”. Só está mal colocado, mas pode estar numa curva ascendente, fora que são caras novos, cheios de gás e de vontade. Néfácilnão. Mas seguimos torcendo pelo Monteiro.
Com certeza!!!
Grande vitória. O húngaro venceu Wild com facilidade (duplo 6/2) em Indian Wells, mas agora o Thiago é outro e será no saibro. Dá para ganhar.
Ganhou de um top 40, de virada, jogando abaixo. Ótimo sinal
Tb acho. Jogou bem abaixo do que pode. Ganhou no sufoco. Se jogar o que sabe, tem totais chances de avançar.
Vamos torcer pra não pegar algum top 500 ou 900… Porque aí ele perde…
Esse foi o que ganhou do Djokovic no saibro, no início do ano?
Não foi no começo do ano. Foi na semana anterior a Roland Garros. Faz menos de 2 meses.
Monteiro tem ido melhor contra os jogadores mais bem ranqueados.
Se ele virar Número 1, não ganha de mais ninguém…
hauahauuauhaa
Vencer um top 40, de virada, jogando abaixo, é um ótimo sinal
E se o top 40 jogou abaixo também?
Boa, Monteiro!!!
Grande Thiago, cada vez mais perto do melhor ranking. Vitoria convincente.
Não lembro do Monteirão da Massa ganhar de tantos jogadores perigosos em tão pouco tempo. Está de parabéns.
Monteiro, tá jogando muito. Quando muitos falavam há alguns meses que ele era um ex-jogador…. Deu a volta por cima e se reinventou.
Parabéns Monteiro.
Não assisti mas, realmente o jogo decidiu-se naqueles 4BP q ele salvou no 7° game, em seguida quebrou o adversário e sacou firme pra confirmar a vitória..
De fato o Monteiro evoluiu claramente o aspecto mental nesses enfrentamentos contra tenistas melhores rankeados, até o ano passado os jogos com esse msm roteiro de hj SEMPRE iam pro adversário.. agora precisa evoluir mentalmente em lidar com o favoritismo e conseguir jogar seu melhor tênis nessas condições..
Próxima rodada contra o top 50 Marozsan, habilidoso e com btt potência mas, tbm btt irregular e longe de atravessar uma grande fase, jogo viável pro Monteiro seguir avançando..
Mais uma grande vitória do Thiago Monteiro esse ano. Que ano sensacional para Monteiro. E ainda cabe mais grandes vitórias.
Monteiro contra jogadores melhores rankeados do que ele é excelente! Problema é quando enfrenta abaixo do top 100
Esse Machac é muito bom jogador. Bela vitória do Monteiro.
Eu não esperava essa vitória do Monteiro, agora mais um desafio pela frente,vamo Monteiro!
Top40 é pouco pro Monteiro, me preocupo muito mais se ele enfrentar um top300
Parabéns Monteiro.
Grande Vitória, esse Francês é incardido nas devoluções.
Que diria agora a turma do Amendoim, Alquingel Scott.
Força Monteiro da Massa.
Wild e Monteiro entre os 100 Mellhores do Ranking ATP.
Meligeni, Heide e Fonseca próximo.
Faltam torneios ITF Challenger e ATP no Brasil. CBT faz muito pouco. Tem que fazer contatos e priorizar agendar torneios e correr atrás dos patrocinadores.
É interessante como o pessoal “do contra” desvaloriza todas as vitórias, e parece que vibra com as derrotas. O cara tá muito bem mesmo e conseguindo bons resultados, grandes vitórias contra jogadores mais bem colocados no ranking, é um trabalho duro, os resultados são difíceis já que do outro lado também tem gente querendo ganhar.
Bela vitória do Thiago. O tcheco é TOP40, com quartas de Master 1000 este ano e final de ATP no saibro em Genebra, vencendo o Djokovic na semifinal. Nas oitavas vejo jogo sem favoritos contra o bom húngaro Marozsan, TOP50, que teve boa temporada nas quadras rápidas, mas poucos resultados no saibro. Jogo aberto. Vamos Thiago em busca da 3º quartas de ATP este ano.
Alguém sabe onde dá pra assistir a partida amanhã?
Como o jogo dele amanhã não é na quadra central do torneio, é pouco provável que tenha sinal de transmissão do TennisTV ou do Disney+. Em geral, a ATP distribui para as TVs e para o próprio serviço de streaming pago o sinal apenas dos estádios principais nos 250. Mas como todos esses jogos são gravados, até para disponibilizarem imagens e estatísticas para os jogadores, eventualmente é possível assistir em casas de apostas ou outros sites de streaming não oficiais.
Próximo adversário já leu o jogo do Monteiro, Monteiro não deve ter plano b, c…
Como ocorreu no último ATP, vence um top 10 e perde pra um top 200, torcendo mas é difícil.
Novamente o Monteiro ganha de um top do mundo e depois perde pra qualquer nem abaixo dele no ranking. Desse jeito não engrena nunca!