Bastad (Suécia) – Os gaúchos Rafael Matos e Orlando Luz conquistaram neste domingo o título do ATP 250 de Bastad. Cabeça de chave número 3, a dupla derrotou na final os franceses Gregoire Jacq e Manuel Guinard em sets diretos, com o placar final de 7/5 e 6/4 após se recuperar de desvantagem na parcial inicial.
“Muito especial mais um título de ATP, meu segundo aqui em Bastad. Adoro esse torneio, as condições com saibro lento. Foi considerado umas dez ou doze vezes o melhor do ano na categoria 250. Muito feliz de ter vencido ao lado do Orlando, um dos meus melhores amigos. É o primeiro título dele, muito feliz por ter compartilhado esse momento com ele”, disse Matos
“Semana improvável, estava inscrito em Hamburgo com o Melo, mas ele teve que retirar porque sentiu um pouco o cotovelo, pedi pra fazer o repair com o Orlando, então saio muito feliz com essa conquista. A final hoje foi um jogo tenso. Soubemos jogar bem os momentos abaixo, com pressão”, acrescentou Rafa, que havia sido campeão em Bastad em 2022 com o espanhol David Vega.
Orlandinho venceu seu primeiro ATP e vai atingir seu melhor ranking de duplas, subindo para o 83º lugar na próxima segunda-feira. “Foi um dia bem feliz pra mim, emocionante. Jogar ao lado do Rafa depois de três anos e ainda sair com o título”, destacou.
“Não tivemos tempo de treinar, cheguei na segunda-feira, já jogamos e saímos com a vitória. Graças a deus tivemos a chance de chegar na final e mostrar o mesmo nível que tivemos na semana toda. Espero que seja o primeiro título de muitos”, complementou Luz, que disputa o ATP 250 de Umag, na próxima semana, onde joga com o francês Jonathan Eysseric
Matos seguirá na Europa até quinta-feira, quando será realizado o sorteio das chaves nos Jogos Olímpicos de Paris. Ele e o mineiro Marcelo Melo seguem em terceiro na lista de espera. Caso não consigam ficar com a vaga, vão disputar o ATP 500 de Washington, que acontece na mesma semana das olimpíadas.