Budapeste (Hungria) – A russa Diana Shnaider completou uma conquista rara neste domingo ao vencer o WTA 250 de Budapeste, levantando títulos em todas as superfícies neste ano. Para levantar a taça no saibro húngaro, onde era a cabeça de chave 1, ela teve que bater na final a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, contra quem marcou duplo 6/4 depois de 1h35 de confronto.
Shnaider conquistou seu primeiro título na carreira nas quadras duras de Hua Hin, em fevereiro, e depois foi a campeã na grama de Bad Homburg, pouco antes de Wimbledon. Com seu triunfo nesta semana, a russa de 20 anos é a primeira mulher a ganhar títulos em todas as superfícies no mesmo ano desde Caroline Garcia, em 2022, e a mais jovem desde Caroline Wozniacki, de 19 anos, em 2009.
Além disso, ela é apenas a terceira jogadora canhota deste século a ganhar títulos em todas as superfícies na mesma temporada. A alemã Angelique Kerber conseguiu o feito em 2015, e a tcheca Petra Kvitova fez o mesmo duas vezes, em 2011 e 2018.
Um ano atrás, a jovem russa era apenas a 110ª colocada no ranking, mas agora ela ficará perto de entrar pela primeira vez no top 20. Atual 28ª na lista da WTA, Shnaider atingirá a 23ª posição na próxima segunda-feira, ficando apenas 144 pontos atrás da bielorrussa Victoria Azarenka, que ocupa o 20º lugar no momento. Ela receberá 30.650 euros pelo título e a vice leva 18.110 euros.
Picture perfect 🎨
Diana Shnaider | #WTABudapest pic.twitter.com/TlDSWUcf16
— wta (@WTA) July 21, 2024
Jogo marcado por quebras para ambos os lados
Os games de saque foram trabalhosos para as duas finalistas, ambas terminando com aproveitamento abaixo da metade, Shnaider venceu 49% com o serviço e sofreu cinco quebras, enquanto Sasvovich foi ainda pior, teve faturou 42% dos pontos com o saque e levou sete quebras.
A russa começou a partida levando uma quebra logo no primeiro game, mas devolveu em seguida e chegou a depois abriu 3/1. Depois disso, houve uma sequência de duas quebras entre o quinto e sexto games e outra entre o nono e décimo, com Shnaider marcando 6/4 para largar na frente e colocar 1 a 0 no marcador.
Na segunda parcial, Shnaider faturou os dois primeiros games, Sasnovich reagiu e saiu de 0/2 para 4/3 e saque, mas não aproveitou a quebra de vantagem por muito tempo. A bielorrussa perdeu o serviço no sétimo e amargou uma sequência negativa de três games perdidos, sofrendo outro break no décimo e último game.
Three titles, three surfaces 🏆
Diana Shnaider adds a clay-court crown to her resume, defeating Sasnovich 6-4, 6-4 in Budapest for her third title of the year! pic.twitter.com/x6647MeSJJ
— wta (@WTA) July 21, 2024
jogadora canhota jovem 20 anos, mas joga muito mais que muitas que estao acima no ranking. Vai ser top 10 ate o final do ano.