Berrettini levanta sua 2ª taça na temporada e volta ao top 50

Foto: Fabian Meierhans/EFG Swiss Open Gstaad

Gstaad (Suíça) – O italiano Matteo Berrettini parece estar de volta nos trilhos no circuito, depois de passar por uma série de problemas físicos. Neste domingo, ele confirmou a condição de cabeça de chave número 6 na final do ATP 250 de Gstaad e despachou o quali francês Quentin Halys por 6/3 e 6/1, em apenas 59 minutos, para conquistar o segundo título em 2024.

Esta também é a segunda taça que o italiano levanta no saibro suíço, onde também triunfou em 2018. Ex-número 6 do mundo, ele estava fora do top 150 no ranking em março, após 12 meses difíceis com lesões. Agora com 16 vitórias e 6 derrotas na temporada de 2024, ele retornará ao top 50 pela primeira vez desde agosto de 2023 na segunda-feira.

Vice-campeão, Halys também vem em grande momento de recuperação. Ele estava fora do top 200 semanas atrás, entrando como 220º na disputa do quali de Wimbledon, onde chegou até a chave principal e depois foi até as oitavas. Novamente ele fez algo parecido, saindo do quali em Gstaad para chegar em sua primeira final de ATP.

O francês de 27 anos, que já foi o 61º do mundo, atualmente é o 192º do ranking, mas dará um salto de 67 posições e irá para a 125ª colocação. Halys vai levar para casa uma premiação de 51.400 euros pelo desempenho desta semana, enquanto o campeão Berrettini recebe uma premiação de 88.125 euros.

Saque foi diferencial na campanha e na final

Berrettini termina sua campanha em Gstaad sem perder um set sequer e sofrendo apenas uma quebra em quatro partidas. O potente saque foi o diferencial para o italiano de 26 anos no torneio e na final deste domingo não foi diferente. Ele cedeu apenas quatro pontos ao rival francês em seus games de serviço, terminando com 89% de aproveitamento.

Mesmo com tão poucos pontos perdidos com o saque, o italiano teve que enfrentar três break-points, no sexto game do primeiro set, quando se recuperou de um 0-40. Em todos os demais games de serviço, Berrettini venceu de zero e só perdeu mais um ponto no último, quando enfrentou 15-15 antes de confirmar sua vitória.

As três chances de quebra evitadas por Berrettini no sexto game do primeiro set foram as primeiras da partida, o que parece ter mexido com o italiano. Ele não só salvou os break-points como teve uma arrancada incrível de nove games, vencendo os quatro últimos da parcial inicial e os cinco primeiros da segunda, praticamente definindo sua vitória para cima de Halys.

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rodolfo
Rodolfo
4 meses atrás

Esse é muito bom tenista. Melhor que Medevev. A caminho de volta ao top 10

Refaelov
Refaelov
4 meses atrás

Berretini conseguindo se manter saudável fisicamente pra disputar o circuito com regularidade fatalmente volta ao top10, é bem superior a muitos q estão ali hj..

Balbino Neto
Balbino Neto
4 meses atrás

O Berretini retornou seu bom nível. Está firme nos lances, com poucos erros e certeiro nos ataques. Fisicamente está inteiro, já que efetuou jogadas que exigem muita elasticidade e força. É mais um tenista para brilhar nas finais dos torneios.

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
4 meses atrás

taí o cara que vai destruir Djokovic nessa temporada de hards

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.