Atualizado às 19h09, após a eliminação de Andrey Rublev
Bastad (Suécia) – Depois de surpreender o número 9 do mundo, Casper Ruud, com uma vitória contundente por duplo 6/3, o cearense Thiago Monteiro conheceu o seu próximo adversário no ATP 250 de Bastad. Nas quartas de final, ele terá pela frente o croata Duje Ajdukovic, que veio do qualificatório e eliminou o russo Pavel Kotov, cabeça de chave 8, com o placar de 7/6 (9-7), 3/6 e 6/3.
Ajdukovic tem 23 anos, ocupa a 130ª colocação no ranking e possui nove títulos como profissional, sendo dois challengers em 2023 e outros setes troféus de nível ITF. No circuito da ATP, o croata faz apenas sua sexta participação em chaves principais, agora com três vitórias em oito jogos disputados desde 2021, quando fez sua estreia na elite.
Na atual campanha sobre o saibro sueco, Ajdukovic só perdeu um set até agora, justamente no jogo desta quarta-feira contra Kotov, tendo eliminado antes o cazaque Dmitry Popko e o espanhol Alejandro Moro Cañas na fase prévia e também o francês Luca Van Assche na primeira rodada do torneio. Será a primeira vez que ele e Thiago Monteiro vão se enfrentar, em partida que acontecerá apenas na sexta-feira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Rublev é eliminado na estreia
Vivendo péssimo momento no circuito, o russo Andrey Rublev perdeu a quarta partida consecutiva no circuito. Fazendo sua estreia no ATP 250 de Bastad, o principal cabeça de chave e atual campeão do torneio caiu em três sets para o argentino Thiago Tirante, número 121 do mundo, parciais de 7/6 (7-5), 3/6 e 6/4 em 2h24 de confronto.
Além de não conseguir defender o título do ano passado, Rublev perderá pelo menos uma posição no ranking, caindo do oitavo para o nono lugar. Ele ainda pode ser ultrapassado nesta semana pelo grego Stefanos Tsitsipas, que já está nas quartas de final em Gstaad.
A má fase de Rublev não é de hoje. Apesar de ter conquistado dois torneios no ano, sua única campanha de destaque desde a polêmica desclassificação na semifinal de Dubai foi justamente o título no Masters 1000 de Madri, em abril. Nesse período, com exceção ao evento na capital espanhola, ele disputou outros 13 jogos e venceu apenas quatro, colecionando agora seis eliminações em estreias.
Sem ter nada a ver com isso, Thiago Tirante atinge as quartas de final de um ATP pela primeira vez na carreira. O argentino enfrentará o espanhol Roberto Carballes Baena, semifinalista em 2021, que mais cedo bateu o qualificado cazaque Denis Yevseyev com uma virada por 2/6, 6/3 e 6/2. O duelo é inédito no circuito.
First ATP quarter-final! 🤩
Tirante stuns top seed Rublev 7-6 3-6 6-4 to make the last 8 in Bastad!#NordeaOpen pic.twitter.com/3P7sncdm4c
— Tennis TV (@TennisTV) July 17, 2024
Ai ai ai… perigo a vista para o Monteiro. Espero que ele não pense muito em que está do lado de lá e entre pra arrebentar. Se não, pode dar sopa pro azar.
Sim. Bem diferente de jogar sem pressão, sendo o azarão. Agora será o franco favorito, perigoso…
Morro de medo desses jogos do Monteiro
Bem, nos dois primeiros jogos, Monteiro não era o favorito e jogou bem. Espero que jogue bem também como favorito, o que ele será nas quartas contra o jovem croata. Ajdukovic fez sua carreira basicamente no saibro, portanto não é um bobo no piso. A maior parte dos seus jogos em ITF e em Challengers foram no saibro, onde conquistou 6 ITFs e 1 Challenger no piso, mas tem pouco jogos e experiência em chaves de ATP, onde tinha somente 2 vitórias antes deste torneio. Além disso, no ano, não obteve grandes resultados no saibro, onde furou o quali do ATP de Barcelona e fez quartas de um Challenger. E não venceu um único TOP100 este ano. Espero que continue assim, e o Monteiro iguale seu melhor resultado na carreira, uma semifinal de ATP, que seria a 3º na carreira do Monteiro.
Thiago Monteiro tem que jogar firme, com a seriedade que vem jogando, não deixar que a boa fase “suba à cabeça”, para não ter surpresas desagradáveis. Creio que não é nem será o caso, pois está muito concentrado, e com vontade de manter a série de vitórias e bons jogos. Está jogando muito bem. Vamos que vamos que a torcida está contigo.
Aqui que mora o perigo kkkk
O croata furou qualificatório em Barcelona, não deve ser bobo na terra.
Monteiro obviamente é favorito, mas também era na semana passada em Salzburg e deu ruim.
Monteiro querido. o jogo é jogado e o lambari é pescado. mas essa vitória é sua amanhã! basta se concentrar e fazer o que sabe. que chance linda de ir pra semis.
Depois dizem que o cabra não tem sorte…