Alcaraz vai às quartas em Wimbledon e iguala marca de Nadal

Foto: Ian Walton/AELTC

Londres (Inglaterra) – Enfrentando um canhoto pela primeira vez nas quadras de grama do All England Club, o espanhol Carlos Alcaraz conquistou mais uma vitória e segue firme na defesa do título de Wimbledon. Neste domingo, ele mediu forças com o francês Ugo Humbert e levou a melhor, gastando 2h58 para anotar sua sétima vitória em sete jogos contra canhotos em Grand Slam, fechando o jogo com  6/3, 6/4, 1/6 e 7/5.

Classificado para as quartas de final pela segunda vez no torneio, Alcaraz espera agora pelo vencedor do duelo entre o norte-americano Tommy Paul e o também espanhol Roberto Bautista. O número 3 do mundo já enfrentou o cabeça de chave 12 quatro vezes, com dois triunfos para cada lado, e teve dois embates com o experiente compatriota, vencendo ambos.

Alcaraz chega às quartas em Grand Slam pela nona vez, igualando o compatriota Rafael Nadal como o quarto que mais vezes chegou nesta fase com 21 anos ou menos. Eles estão atrás apenas do alemão Boris Becker e dos suecos Bjorn Borg e Mats Wilander, todos com 10.

Entre os espanhóis, apenas Nadal (47) e David Ferrer (17) chegaram mais vezes às quartas de final em Grand Slam. Alcaraz agora aparece na terceira colocação na lista de compatriotas, empatado com Manuel Orantes e com o seu treinador Juan Carlos Ferrero.

Controle espanhol nos dois primeiros sets

O começo de jogo foi controlado por Alcaraz, que não sofreu quebras e conseguiu abrir 2 a 0 sobre um errático Humbert. O espanhol cometeu 13 erros não forçados nas duas primeiras parciais, enquanto o rival francês anotou 14 só no set inicial e ainda teve mais 11 no segundo. Com firmeza, ele saiu na frente e venceu o primeiro set sem enfrentar break-points contra, conseguindo duas quebras a seu favor.

Humbert equiparou um pouco mais a disputa na segunda parcial e teve suas primeiras chances de quebra no quinto game, mas não conseguiu converter um dos quatro break-points a seu favor. Do outro lado, Alcaraz foi preciso e na única oportunidade que teve, quando o rival servia pressionado em 4/5, bateu o saque do francês para fazer 6/4 e ampliar a vantagem.

Apagão de Alcaraz e volta por cima para fechar

Depois de mostrar bastante solidez nos dois primeiros sets, o espanhol sofreu um apagão no terceiro, seu desempenho com o saque caiu para apenas 40% e Humbert aproveitou muito bem a oportunidade. O francês fez uma grande apresentação, disparou 13 winners e cometeu apenas 2 erros não forçados, obteve três quebras seguidas e anotou um “pneu moral” para encostar no placar.

Na quarta parcial, o espanhol mostrou que estava de volta no jogo com uma quebra logo no game inicial. Humbert não desistiu, devolveu o break em seguida, mas perdeu o saque novamente no terceiro game. Só que o francês seguiu firme e mostrou grande tênis para anotar nova quebra de zero e empatar por 3/3 e quase abrir 5/3, perdendo três break-points seguidos no oitavo game. Alcaraz cresceu na reta final, anotou novo break no 11º game e em seguida concretizou a vitória.

10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Alexandre
José Alexandre
2 meses atrás

Tá oscilando muito, não sei se passa de Paul.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  José Alexandre

Boa . Carlitos vai ter que dar um UP na concentração senão dança. Paul não o teme e sabe perceber quando está mal. Encrenca a vista! . Abs!

Raul Amorim Do Amaral
Raul Amorim Do Amaral
2 meses atrás
Responder para  José Alexandre

Acho que carlitos tá lesionado.

João Lima
João Lima
2 meses atrás

Que jogador é o Alcaraz, sempre tira algo de diferente quando é preciso. Uma montanha intransponível. Um espetáculo vê-lo jogar.

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
2 meses atrás

Muito bom jogo,daqui para frente não tem jogo fácil

Fernando Venezian
Fernando Venezian
2 meses atrás

Esperava cinco sets nesse jogo! O francês é muito bom na grama! Carlos tá oscilando, mas com exceção do Sinner, todos estão oscilando!

Rbclima
Rbclima
2 meses atrás

Que estatística surpreendente. Um caminhão de jogadores espanhóis ao longo dos anos, Alcatraz já está em terceiro em número de quartas?

Refaelov
Refaelov
2 meses atrás

Primeira vez q vi o francês disputando um jogo desse nível de importância: oq sobra de destreza técnica em quadra falta de apuro tático e principalmente mental.. O ponto q decidiu o segundo set msm, imperdoável escorar uma bola daquela contra um jogador do porte atlético do Alcaraz…

E concordo com os colegas acima: essas oscilações do espanhol podem coloca-lo em perigo contra o Paul, q, se em habilidade deve até msm na comparação com Tiafoe/Humbert, tática e mentalmente tá beeeem a frente desses dois..

Última edição 2 meses atrás by Refaelov
Rafael
Rafael
2 meses atrás
Responder para  Refaelov

Tommy também já venceu o Alcaraz duas vezes e, nas duas derrotas que teve, foram jogos apertadíssimos. Acho que existe um abismo entre eles, mas o Tommy costuma dar trabalho.

Paulo H
Paulo H
2 meses atrás

Uma coisa para os fãs do espanhol analisarem: Notaram que ele nunca cumprimenta o adversário por uma boa jogada, coisa que todos os grandes tenistas sempre fazem e fizeram (Djoko, Federer e Nadal, por exemplo). Nesse vídeo, o francês aplaude uma bola outside-in do espanhol e no final de outro set tem uma bola muito parecida que foi ponto do francês e o espanhol simplesmente sai andando em direção ao seu banco. Falta humildade ao espanhol.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.