Londres (Inglaterra) – Atual campeão de Wimbledon, o espanhol Carlos Alcaraz iniciou bem a defesa do título no All England Club. Cumprindo a tradição de inaugurar a Quadra Central como vencedor da edição passada, ele teve certa dificuldade contra o estoniano Mark Lajal, 269º colocado no ranking e vindo do qualificatório, mas confirmou o favoritismo e avançou com um triunfo em sets diretos, parciais de 7/6 (7-3), 7/5 e 6/2 em 2h22 de partida.
Esta foi oitava vitória seguida do espanhol no torneio e a 12ª em 14 jogos já disputados no All England Club. Em sua 14ª participação num Grand Slam, a quarta em Wimbledon, ele mantém a escrita de nunca ter perdido em estreias. Além disso, Alcaraz estende sua invencibilidade diante de qualifiers em Slam, chegando agora a sete vitórias contra jogadores que vieram da fase prévia.
Na sequência da competição, Carlos Alcaraz terá pela frente o vencedor do duelo entre Aleksandar Vukic e Sebastian Ofner, que vêm embalados após ótimas campanhas em torneios de grama na última semana. Enquanto o australiano foi semifinalista em Eastbourne, o austríaco acabou com o vice-campeonato em Mallorca. Em ambos os casos o duelo será inédito no circuito, porém o espanhol já enfrentou Vukic no qualificatório de Roland Garros em 2020 e levou uma virada na primeira rodada.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Jogo equilibrado nas duas primeiras parciais
Com um baixo aproveitamento de 58% do primeiro saque em quadra no set inicial, Alcaraz teve bastante trabalho no início da partida e foi o primeiro a ter o serviço superado, sofrendo uma quebra ainda no quinto game. O espanhol, no entanto, reagiu rápido e devolveu o break logo em seguida, evitando que Lajal disparasse na frente. A parcial seguiu equilibrada e sem sustos para os sacadores, indo para o tiebreak. Carlitos então fez valer sua superioridade e abriu 1 a 0 no jogo.
O roteiro do segundo set foi bastante parecido e, apesar da melhora no saque, Alcaraz mais uma vez saiu com uma quebra atrás e deu a resposta em seguida, protagonizando uma troca de breaks no segundo e terceiro games da parcial. O atual campeão desperdiçou um precioso break-point no 4/4, mas não deixou escapar nova oportunidade no 11º game, depois de uma bola na rede do adversário. Na sequência, ele sacou com tranquilidade para fazer 2 a 0.
Alcaraz deslancha
Finalmente mais confortável em quadra, o número 3 do mundo começou o terceiro set indo para cima do estoniano, conseguindo uma quebra logo na abertura da parcial e outra no quinto game. Em seu serviço, Carlitos venceu 16 dos 20 pontos disputados e concretizou sua classificação para a segunda rodada na grama sagrada de Wimbledon.
Picking up where he left off…@carlosalcaraz advances to the second round, beating Mark Lajal 7-6(3), 7-5, 6-2#Wimbledon pic.twitter.com/TeyEXfAopw
— Wimbledon (@Wimbledon) July 1, 2024
Muito boa estreia
Foi um jogaço! Alcaraz foi testado mas jogou bem. E que show as transmissões de WB.
Muito bom,começar ganhando em 3 sets
O Alcaraz não está jogando bem na grama neste ano. Já perdeu em Queen’s. Perdeu um duelo contra o Ruud em Hurlingham. Acredito que este ano não vá muito longe em Wimbledon.
passou bem por um adversário bastante duro… é favoritaço ao título
Com certeza