Fonseca leva virada e cai na estreia do quali de Wimbledon

Foto: Daniel Kopatsch/ITF

Londres (Inglaterra) – Disputando pela primeira vez em sua jovem carreira um Grand Slam no circuito profissional, o carioca João Fonseca não conseguiu passar da estreia no qualificatório de Wimbledon. Nesta segunda-feira, o tenista de 17 anos chegou a sair na frente diante do espanhol Alejandro Cañas, de 23 anos e número 189 do mundo, mas acabou levando a virada pelo placar de 4/6, 6/3 e 7/6 (12-10) em 2h34 de partida.

Esta foi a quarta derrota em seis jogos disputados por Fonseca nesta temporada de grama, na qual ele alcançou a segunda rodada nos challengers de Surbiton e Nottingham, e foi eliminado na primeira fase do ATP 500 de Halle, onde entrou como convidado da organização. Como juvenil, o brasileiro havia disputado duas vez a competição no All England Club, vencendo uma partida em 2022 e alcançando as quartas de final na última temporada. João ocupa nesta semana a 211ª colocação no ranking da ATP.

Depois de cair na rodada final do quali em Roland Garros, Cañas por sua vez segue na disputa por uma vaga inédita na chave principal de um Grand Slam e terá na próxima fase um duelo com o italiano Matteo Gigante, 135º colocado no ranking e cabeça 29 da fase prévia do torneio. Ele derrotou na primeira rodada o francês Kyrian Jacquet com parcias de 6/4 e 7/6 (8-6).

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Aos 22 anos, Gigante também segue em busca de disputar seu primeiro Slam, após cinco tentativas frustradas de furar o quali, a mais recente delas na última edição de Roland Garros, onde caiu para o paulista Gustavo Heide na rodada final. Em Wimbledon, o italiano também chegou à última fase da etapa classificatória no ano passado, mas acabou perdendo por 3 sets a 0 para o francês Harold Mayot.

O jogo

Apesar do baixo aproveitamento de 59% de acerto do primeiro saque no set inicial, João Fonseca venceu 80% dos pontos com esse fundamento e não teve muito trabalho para confirmar seus games de serviço, exceto por uma disputa com três igualdades no sexto game, mas não ofereceu um único break-point ao adversário na parcial. Por outro lado, o brasileiro pressionou bastante o espanhol, desperdiçou três chances de quebra no quinto game, mas aproveitou uma das duas que teve no nono, fechando na sequência com o saque em seu terceiro set-point.

Na segunda parcial, o nível de acerto do primeiro serviço de João continuou baixo, em 58%, mas desta vez custou uma quebra no sexto game, depois de salvar outro break-point ainda no começo do set. O brasileiro chegou a ter três oportunidades de superar o serviço do rival no terceiro game, mas não aproveitou nenhuma e não incomodou mais Alejandro Cañas, que empatou o jogo e levou a definição para o terceiro set.

Assim como na parcial anterior, novamente Fonseca desperdiçou um break-point no início, ainda no segundo game, e acabou perdendo o serviço na sequência. Em desvantagem no placar, o brasileiro quase sofreu nova quebra no quinto game, precisando salvar dois breaks, mas depois foi para cima e conseguiu se recuperar, empatando o jogo em 4/4. A partir daí, os sacadores prevaleceram e a vaga foi decidida em um tiebreak longo.

Brasileiro salva cinco match-points, mas não evita derrota

João Fonseca saiu atrás no desempate e viu o adversário abrir larga vantagem, chegando a ter 9-5 de frente e quatro match-points. O brasileiro salvou o primeiro no serviço do espanhol e mais dois com o seu próprio saque, diminuindo a diferença para apenas um ponto. Novamente com o saque a favor, Cañas não conseguiu fechar e acabou permitindo o empate em um jogo que parecia perdido para o brasileiro.

Ele chegou a novo match-point com 10-9, mas desta vez no saque de João, que se salvou pela quinta vez. Ainda com o serviço em mãos, o brasileiro tinha a chance de chegar à sua primeira oportunidade de fechar a partida, mas perdeu o ponto e Cañas enfim confirmou a vitória na sequência.

Subscribe
Notificar
guest
66 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luiz Evandro
Luiz Evandro
1 ano atrás

Acho o Fonseca muito promissor, mas para brasileiro se não for número 1, não vale nada. Tem muita gente boa jogando, difícil prever. A Bia já fez história, mas não acho que ela tem potencial de número 1 como ex tenistas falaram. Vão criticar se a Bia e o Fonseca forem número 5 do mundo.

Crésio Santana Pimenta
Crésio Santana Pimenta
1 ano atrás

Tem muita pressão e Baba Ovo em cima deste garoto, devagar se não vão levá-lo ao ostracismo.

James Garcia
James Garcia
1 ano atrás

Será que na Itália o pessoal também massacrava o Sinner quando ainda era um simples adolescente começando no profissional? Beira o absurdo o nível das cobranças do pessoal aqui em cima do João, nem o Wild ou o Monteiro que já deveriam há tempos estarem entregando resultados são tão exigidos pelos críticos aqui do site igual fazem com o Fonseca, o Monteiro quando perde qualificatório é mais elogiado do que quando vence kkkkkkkkk

Hals
Hals
1 ano atrás

Opinião é coisa pessoal, então é demais abstrato. Ninguém sabe ao certo o que se passa na cabeça do João. O que é fato é que ele tem um grande potencial. Eu assisti ele passar o carro no Thiago Wild ,em Floripa , no ano passado. Fiquei bem impressionado com a qualidade. É muito estatístico e isto é matemática, que ele deva crescer bastante nos próximos anos. Razão pela qual vem sendo cobiçado por patrocinadores. e casas de aposta. No entanto, o tênis tem muito de cabeça e este fator será definitivo para o sucesso do João. Eu acredito. Penso que é inegável os resultados que ele alcançou até agora. O tempo vai nos mostrar.

Neto
Neto
1 ano atrás

É. O circuito é dureza. Tem que ganhar casca.

Renato
Renato
1 ano atrás

O cara foi muito bem, perdeu um jogo daqueles que só acrescentam, jogo difícil, lutou e mostrou personalidade. No entanto, apenas um ganha, é o jogo. Eu vejo esse rapaz com muito potencial e acredito que vai longe, vai ganhar SLAMS e tudo mais. Agora é dar uma descansada, traçar o planejamento para sua próxima prioridade. Com certeza estarei na torcida. E no momento, torcer pelos outros brasileiros que estarão na “grama sagrada”.

Ana
Ana
1 ano atrás

Pulou a temporada de saibro para focar na grama e…. Não ganhou dois jogos….

André Aguiar
André Aguiar
1 ano atrás
Responder para  Ana

Ganhou dois jogos e perdeu quatro, sendo que não tomou surra em nenhum, pelo contrário. Três por 1×2 e um por 0x2 (duplo 4×6). Saldo de sets: 7-8. Nada mal para um recém-profissional que ainda não completou 18 anos.
Já ultrapassou o número de vitórias na grama obtidas pelo Fernando Meligeni em toda a carreira.

Jackson
Jackson
1 ano atrás

A questão é que colocaram ele em um patamar hoje que ele não está e não tem tênis pra isso…Pode ser que no futuro seja um bom jogador…Mas hoje não é…Esses dias vi uma matéria que ele tem um jogo igual do Sinner…Até aonde eu vi está bem longe disso em todos os aspectos

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
1 ano atrás

Resultado normal, na minha opinião. Já havia comentado antes que o jogo era aberto, sem favoritos. Uma pena a derrota. Fonseca lutou, devolveu quebra no terceiro set, saiu de um 5-9 no match tie break decisivo, mas não deu. Continuar treinando, buscando aprender, manter a humildade e o trabalho duro, que o início é promissor.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 ano atrás

Frustrante

Claudemir
Claudemir
1 ano atrás

Sei não, não consigo engolir esse papo de “é muito novo, só tem 17 anos”. Alcatraz ganhou seu primeiro atp com quantos anos? E o Diorkovic? O Guga era bem novo, quando ganhou Roland Garros.
Pra mim é simples assim; ou o garoto tem talento e isso vai se refletir em títulos, ou não tem talento e vai ser mais um, na multidão.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás
Responder para  Claudemir

O Diorkovic eu não conheço mas o boom do Guga com o título do Chalenger de Curitiba uma semana antes de RG97 foi aos 21. Cobra de novo daqui a 4 anos

Tomé
Tomé
1 ano atrás

Achei que ele venceria. O adversário era um espanhol, sem grandes resultados na grama. Pode ter faltado físico. Foram 3 derrotas de 3 sets na grama, contra Nakashima, Harris e essa de hoje. Tá na hora de focar no físico e em jogar challengers para ganhar pontos. Se focar dá pra terminar o ano no top 100.

Edvaldo
Edvaldo
1 ano atrás

O garoto tem um futuro brilhante no tênis, mas penso que devemos ter calma e não ficar cobrando demais neste momento. Deixar as coisas acontecerem naturalmente. Já chegaram a compará-lo com Sinner. Criam expectativa exageradas que só fazem prejudicar o jogador.

Carlos Henrique Silva
Carlos Henrique Silva
1 ano atrás

É fraco também….falei aqui, sobra técnica e falta vontade, determinação e confiança para os brasileiros!

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
1 ano atrás

Ri demais com os comentários. Realmente o brasileiro está carente de idolos no esporte, só sabem idolatrar Presidentes, o ex (seta pra direita) e o atual (seta pra esquerda). Mas vamos ao que importa. Fonseca está aprendendo , até quando não sei. Principalmente deve melhorar a ansiedade. Se vc está ganhando o game de 40×0 no saque do adversário, tenha calma pro BP, dá uma esfriada , vai duas x na toalha….tem que aprender a fechar game/jogo. Nem tudo vai ser resolvido no seu poderoso saque. STEP by sTEP, acredito que entre diereto no qualy do US OPEN e do AO e vamos para 2025

Kario
Kario
1 ano atrás

Previsão nostradamica: não teremos nenhum brasileiro na segunda rodada da chave principal. So nas duplas.

Antônio Luiz Júnior
Antônio Luiz Júnior
1 ano atrás

A grande de maioria dos comentários não merecem nem ser mencionados. A infinidade de técnicos de sofá e ar condicionado, que se preocupa apenas em depreciar um garoto de 17 anos que trabalha muito para buscar o seu espaço. É por essas e outras que o Brasil é um país que não pode ser levado a sério. só tem valor quem ganha sempre, ou seja, ninguém… Siga em frente Fonseca, a experiência de aprender com as derrotas é tão válida quanto. Você tem um futuro brilhante…

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 ano atrás

Vou copiar e colar o que postei no post passado:

“ A expectativa não é, por si só, uma coisa ruim. Porém, uma expectativa além da conta pode provocar uma pressão difícil de lidar e pode, inclusive, ser algo bastante nocivo. Naturalmente, cada um lida com a pressão de forma única, mas acho complicado fazer essas comparações com um menino de 17 anos. Entendo que o Ralf elogiou o garoto porque Fonseca realmente tem um grande potencial. Agora é torcer que ele saiba digerir muito bem essas expectativas projetadas e que o treinador e a equipe dele sejam excelentes para ajudá-lo a se manter com os pés no chão e trabalhar muito, tal qual ocorre com o Sinner.”

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
1 ano atrás

Totalmente inconstante. Parece um peladeiro. Mas tem tempo para evoluir. Heide acaba de levar virada também, Só restou Meligeni e a Pigossi que ainda não jogou.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
1 ano atrás

Derrota dolorida demais pro garoto,em um jogo que dava pra vencer,mais ele só tem 17 anos e ganhou experiência no seu primeiro quali de Slam.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.