Celje (Eslovênia) – Aos 19 anos de idade, o paranaense João Schiessl conquistou neste domingo o seu primeiro título no circuito profissional. Enfrentando o anfitrião e principal favorito da competição, o experiente Blaz Rola, de 33 anos e ex-top 80, ele faturou o ITF M15 de Celje com uma virada por 4/6, 7/6 (7-4) e 6/1 em 2h30 de partida.
Atual 805º do mundo, Schiessl aparecerá no 811º lugar na lista desta segunda-feira, porém os 15 pontos da campanha no saibro esloveno só serão contabilizados após Roland Garros. Com isso, ele deverá dar um grande salto e colar no top 700, atingindo a melhor marca da carreira, que até então é o 800º posto do último mês de abril.
“É um dia mais do que especial com meu primeiro título. Só tenho a agradecer pela contribuição de todos. São muitas pessoas que de formas diferentes me dão o suporte necessário para seguir na luta”, escreveu Schiessl em suas redes sociais.
Além do título em Celje, o jovem canhoto tem como resultados de destaque no circuito da ITF o vice-campeonato do M15 de Kursumlijska Banja, na Sérvia, em junho do ano passado, e uma semifinal no M15 de Antalya, na Turquia, no mês passado. Todas essas campanhas foram no saibro.
Já o vice-campeão Blaz Rola tem 15 títulos profissionais no currículo, sendo cinco challengers e dez no circuito da ITF. Hoje ocupando apenas a 502ª colocação na lista da ATP, ele já foi o 78º do mundo em janeiro de 2015, ano em que foi campeão do challenger de Santos.
Boa João!!! Que seja o primeiro de muitos!!!!
Grande vitória do Schiessl, espero que na próxima gira ele começa a jogar Challenger.
Quem sabe um convite, ranking ainda baixo pra challenger…
Domingo começou muito bem com essa vitória do João de virada prá cima do tenista da casa. Mais um ótimo tenista brazuca prá gente torcer. Parabéns João.
Q surpresa boa. Estava 4/6, 2/4 quando fui tirar um cochilo. Quando acordei, vi o resultado. Parabens, vai dar uma boa subida no ranking. Boa sorte no resto da temporada.
Excelente João. Vencendo um tenista experiente, e na casa dele. 1° título no profissional. Representante da geração 2004. Já a geração 2005 me parece sem expectativa. Acho difícil aparecer alguém com chance de fazer uma final de qualquer torneio profissional. Assim como foi a de 1995. Espero que as futuras, 2007, 2008, 2009 e 2010 continuem formando bons jogadores
A de 2006 que parece boa. Estamos com 4 jogadores no top 100 da itf
Sim, a de 2006 já tem pelo menos o João Fonseca. E veremos como outros irão se desenvolver, como Pedro Rodrigues, Gustavo Ribeiro de Almeida, Enzo Kolhmann e Nicolas Oliveira
Tinha meninos muito bons na de 2005… Mas faltou apoio $$$$na hora da transição… Só jogavam os juvenis de 18 “perto”…
Parabéns João.vamos escalar esse ranking
E que comecem as piadas com o sobrenome do Blaz!
Parabéns Schiessi,que seja o primeiro de muitos títulos,e que consiga vôos maiores na carreira.
Aqui na minha cidade não choveu!
Parabéns Schiessi, mais um brazuca para nos alegrar.
Caracas!!!
Lembro do João jogando a categoria 9 anos nas quadras de Curitiba…
Meu filho era da mesma categoria…
Mesmo com 9 anos ele já fazia jogos de níveis muito elevados… Lembro de jogos super disputados contra o Mateuzinho (outro com muito talento)… O nível nem parecia de crianças de 9 anos… Muito acima da média.
Merecido o título!! Tomara que seja o primeiro de muitos!! Parabéns!!!
Parabéns! Que não lhe falte apoio $$$ para engrenar na carreira.