Paris (França) – Em uma sexta-feira repleta de brasileiros em quadra buscando um lugar na chave principal de Roland Garros, o paulista Felipe Meligeni abriu o dia com chave de ouro. Ele conquistou uma grande vitória sobre o português Jaime Faria, atual 183 do mundo, triunfando com o placar final de 6/4 e 6/2, anotado em apenas 65 minutos.
Meligeni engrossa assim a lista de brasileiros na chave do Grand Slam francês. A paulista Beatriz Haddad Maia e o paranaense Thiago Wild garantiram um lugar direto pelo ranking e o paulista Gustavo Heide foi o primeiro a furar o quali. Mais tarde, o cearense Thiago Monteiro e a paulista Laura Pigossi podem ampliar ainda mais o número de representantes nacionais no torneio.
A última vez que o tivemos três tenistas masculinos em uma mesma chave de Roland Garros foi em 2017, com Monteiro, e os paulistas Thomas Bellucci e Rogerio Silva. O trio também jogou o US Open daquele ano, que foi o último Slam com três brasileiros juntos entre os homens.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Será a segunda aparição do tenista de 26 anos e atual 136 do mundo na chave principal de um Slam, a primeira em Roland Garros, onde bateu na trave no ano passado, levando a virada na última rodada do quali. Sua estreia em um dos quatro principais torneios do circuito aconteceu também em 2023, no US Open, onde passou pela qualificação e venceu um jogo na chave principal.
Jogo sob controle para o brasileiro
Embora tenha levado um susto em seu primeiro game de serviço, quando precisou salvar dois break-points, Felipe foi bem no começo e logo em seguida converteu uma das três chances de quebra que teve para largar em vantagem. Firme com o saque, faturando 72% dos pontos, ele não foi mais ameaçado e administrou o placar favorável até o fim para sair na frente.
No segundo set. mais uma vez o brasileiro conseguiu quebra logo no começo, batendo o saque de Faria já no primeiro game. O português até tentou reagir imediatamente, mas não converteu os dois break-points que teve no segundo game. Felipe manteve o bom desempenho e até ampliou a vantagem com mais uma quebra no sétimo e penúltimo game, selando a vitória no game seguinte.
Além do bom desempenho com o serviço, com 74% de aproveitamento, dois aces, nenhuma dupla falta e também nenhuma quebra sofrida, o Meligeni mostrou equilíbrio e consistência, anotou mais bolas vencedoras do que o rival português (19 a 14) e também cometeu menos erros não forçados do que Faria (14 a 21).
Pela forma que foi, surpreendente. Atropelou.
Português começou com tudo e o Felipe salvou os dois BP no primeiro game dele e depois passou o carro. Jogou muito.
Jogo com pontos curtos, enfiando a mão na bola. Bem demais.
Já temos 3 na chave e o Monteiro eh favorito em
Monteiro mesmo que perca teria quase certamente um LL, não?
Sem dúvidas, mas não precisou disso também
Ganhou, não precisou rs
Espetacular atuação do Felipe. Soube se impor ao português, muito perigoso. Parabéns !
Muito bom, faltam 2 ainda, será que dá? Vamo torcer
Vão ser 6 Brasileiros !!!!!!!
parabéns, tomara pegue uma 1a rodada acessivel.
Meligeni, muito bem, mais uma vez. Qualificação absolutamente incontestável e merecida.
Ual, parabéns! Na torcida pelo Monteiro agora. Se ele (Monteiro) passar e pegar uma chave normal pode fazer sua melhor campanha em Rolanga.
Para fazer melhor campanha tem que ir até a rodada 4, pois já fez terceira rodada em um ano
Olha, um mini atropelo em uma rodada final de qualy é um resultado bem animador….. A Brazilian Storm essa semana está demais. Logo minha preferida Laurinha entra em quadra.
Só pra seu conhecimento , se ela perder, e não vai, ela entra no sorteio do LL, pelos resultados até agora. Não tem como ficar de fora, na pior seria a 3a de melhor ranking. Lembrando que a Pegula desistiu.. então tem uma vaga. Mas ela vai ganhar.
Vai ganhar pra garantir, ela merece furar.
Parabéns esse aí e merece , pela resiliência quem trabalha deus ajuda
Para os baba-ovos de argentinos: torçam muito para as zebras que seriam as derrotas Monteirão da Massa e contra Laura. Na pior das hipóteses, vai dar empate. Todos os 10 tenistas argentinos já encerraram suas participações e apenas 2 furaram o quali: Riera e Burruchaga. O brazilian storm, se não ocorrer nenhuma catástrofe, terminará o quali com 100% de aproveitamento e colocará seus quatro representantes na chave principal. Vamos torcer!!!
Bem vindo de volta, Lara! Atenção aos pseudônimos, O Realista é o Alquingel.
Não consegui assistir ao jogo, mas estava torcendo pra ele passar, parabéns, já era hora, merecido.
Tava torcendo pra ele passar??? Que surpresa, rapaz de Blumenau! Então me parece que nao e mesmo hispano e sim brasileiro.
Aeee, parabéns, tres boas vitórias. Agora vamos torcer pelo Monteiro e pra Pigossi.
Parabéns Meligeni, tem tudo pra ir bem também na chave principal
Parabéns Meligeni, boa sorte na chave principal de Roland Garros.
Jogou muito bem e venceu com autoridade. Mereceu essa vaga na chave principal. Bora torcer para o Monteiro e a Laura entrar também
50 % e subindo…Valeu e parabéns , jogou muito. Cadê a pangarezada dos haters… no máximo o Monteiro passa.. era a frase………..kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bela vitória! Promessa portuguesa tava embaladaço ganhando uns 3 ou 4 ITFs e o challenger de Oeiras. Felipe vai entrar na chave quente.
Parabéns Felipe !!!! Se ainda não é uma Storm , já é uma Hard Rain kkkkkkkk
Parabéns, Felipe!!!
Que maravilha!!
Vamos que vamos!!!
Ele está na mesma academia que o Wild e o Monteiro? Parece nitida a evolução deles. O que faltava nos brasileiros era a resistência e movimentação e é nitida a melhora nesses fundamentos. Espero que Puccineli, Alves e Orlandinho se inspirem neles ou comecem a treinar na academia, jogo todos eles tem, falta trabalhar nessas fraquezas
Convido vcs a apelidaram esse momento de Wild Storm. Gostem ou não do paranaense, ele elevou seu nível, fez uma boa campanha no RG ano passado e galgando ranking, puxou os outros brasileiros a correr atrás também.
Acho que FonsecaStorm seria mais adequado, o inicio da ascensão foi o Rio Open e não RG 23. Quanto ao Wild só falta maturidade pra chegar ainda mais longe, e quanto a gostar ou não , até voce sabe que ele não é um modelo de simpatia.
O início foi a campanha do Wild em RG e vencer gente como Medvedev, coisa que ninguém esperava de um brasileiro.
Isso puxou a Bia a fazer suas melhores campanhas em slam, que até então ela não passava de segunda rodada.
Rio open do Fonseca foi ontem praticamente, não se evoluem tão rápido em questão de semanas.
Vamos dar os créditos a quem merece, goste ou não do cara.
Pode até ser amigo mais assisti todos os jogos e todos jogaram muito , e o Wild para mim vive pior momento dele voltou a quebrar raquetes dar xilique esse wild Não ganha de ninguém. Infelizmente
Pare de trollagem.
Nada de “Wild Storm”. A melhora de nível de jogo dos brasileiros não foi por causa do desempenho do Wild; foi por causa do próprio esforço deles, com muito treinamento pra corrigir suas falhas e aprimorar o jogo.
A boa campanha individual de um brasileiro pode, no máximo, empolgar os outros brasileiros. Mas não faz o nível de jogo deles melhorar.
Não senhor, quem puxou a fila foi o João Fonseca no Rio Open. A partir dali a chave virou para todos os brazucas.
Os caras estão na luta e buscando esse resultados a muitos anos, na minha visão os bons resultados não estão relacionados ao surgimento do Fonseca, eles chegaram nesse nível por mérito proprio. O Wild mesmo começou o ano passado como 400 do raking e em setembro já era 70, antes de se falar tanto em joao fonseca.
Negativo. A chave virou com o Wild ao furar RG, vencer Medvedev e chegar no terceiro jogo. Isso puxou a Bia, que até então nunca passava de primeira ou segunda rodada de slam. Após o Wild ela.alcancpu semi no mesmo RG e quartas em Wimbledon. O Monteiro como bom ex-namorado, nao quis ficar tao atrás da Bia, que foi puxada pelo Wild. Se você lembrar, o Fonseca considerava o universitário. Esses exemplos anteriores o fizeram crer mais na vida no circuito, que até o wild explodir, o tenis masculino vivia num depressivo momento sem nenhum top 100.
Pelo visto vc não estava acompanhando o Wild no challengers antes de RG. Ele já vinha em ascensão desde março quando fez final e na semana seguinte título no chile.
Sim, não só challengerz mas foi vice no atp 250 do Chile. É até antes que ele vinha sendo o cara de destaque num momento que era muito ruim para o tenis brasileiro sem um top100, sem boas perspectivas naquela época…
convite negado, tá mais pra “Monteiro Storm”
Boa. Chegaram os três à terceira rodada de um CH forte.
Não meu caro, venceram a terceira rodada de um quali forte. Não adianta tentar rebaixar o feito dos nossos tenistas por pura inveja.
Monteiro acaba de confirmar o terceiro brasileiro a furar o quali.
Bom Dia,Dalcim. Já temos nosso grupo no RG Fantasy Game deste ano ?
Teremos sim, maa estiu aguedando a formação completa da chave com os qualis
Boa
Pronto, Liga criada… Liga n°4704 : TenisBrasil
https://gaming.rolandgarros.com/fantasy/#welcome/register/?sponsor_player_code=z6fuepq&league_id=4704
Jogou muito, venceu e convenceu , vamos em frente.
O qualy estava bem fácil esse ano. De qualquer maneira, parabéns pro Felipinho.
Não foi vc que cravou que nenhum passaria pelo Qualy ?
Olha, fiquei positivamente surpreso pela imposição do Felipe nesse jogo e no qualificatorio como um todo.
100% de aproveitamento no Qualy com 4 postulantes(somado masculino e feminino) n sei se já tivemos um aproveitamento melhor q esse em edições passadas..
Ficar na torcida agora por bons chaveamentos na chave principal, bora por mais!