Roma (Itália) – A boa temporada de Jan-Lennard Struff no saibro europeu ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira. Depois vencer o torneio de Munique e fazer oitavas em Monte Carlo e Madri, o alemão estreou no Masters 1000 de Roma com uma vitória sobre o argentino Pedro Cachin por duplo 6/4 em 1h17 de partida.
Classificado para a segunda rodada do torneio, ele enfrentará o grego Stefanos Tsitsipas, sexto principal favorito, e que também vem de bons resultados na terra batida, com título em Monte Carlo e final em Barcelona. Este será o sétimo duelo entre eles no circuito, com três vitórias para cada lado. No saibro, há também um empate por 1 a 1. Tsitsipas, no entanto, também tem uma vitória em challenger, obtida em Gênova na temporada 2017.
Também em ascensão nesta gira europeia, o norueguês Casper Ruud conheceu seu primeiro desafio na capital italiana. O cabeça de chave 5 e atual campeão de Barcelona enfrentará na estreia o sérvio Miomir Kecmanovic, que derrotou o quali norte-americano Brandon Nakashima por 6/4 e 6/4. O histórico entre eles em chaves principais de ATP está empatado por 2 a 2, mas Ruud levou a melhor nos embates realizados no saibro, na decisão de Estoril em 2023 e na segunda rodada de Madri há poucas semanas. Ele ainda venceu o duelo no qualificatório do próprio torneio de Roma em 2019.
Draper desafiará o atual campeão
Em busca de enfim justificar o status de jovem promessa do circuito mundial, Jack Draper iniciou sua campanha com vitória. Diante de um estagnado Borna Coric, que não vence duas partidas seguidas desde fevereiro, o canhoto britânico se sobressaiu e anotou o placar de 7/5 e 6/1. Agora, ele terá a missão de enfrentar o atual campeão do torneio, o russo Daniil Medvedev, cujas condições físicas são uma incógnita após se retirar do Aberto de Madri com problemas musculares na virilha. O duelo será inédito.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já o compatriota de Medvedev e campeão na Caixa Mágica no último domingo, Andrey Rublev fará sua estreia contra o norte-americano Marcos Giron, que precisou de 2h27 para virar o jogo diante do finlandês Emil Ruusuvuori, marcando as parciais de 3/6, 6/3 e 6/3. Rublev ganhou a única partida anterior, no piso duro e coberto de Roterdã em 2021.
Enquanto isso, o espanhol Roberto Carballes Baena contou com a desistência do australiano Christopher O’Connell depois de perder o primeiro por 6/7 (7-9) e estar vencendo a segunda parcial por 5/0. Ele agora terá outro australiano pela frente, o cabeça de chave 9 Alex de Minaur, para quem perdeu na semifinal do challenger de Alicante em 2018, no saibro.
Oh stop that, Jack 🥶@jackdraper0 with a sensational volley 😮💨@InteBNLdItalia | #IBI24 pic.twitter.com/x7XeZoxSs1
— ATP Tour (@atptour) May 9, 2024
Acho que struff ganha.sera que ruud passa?