Assunção (Paraguai) – A maior experiência do paulista Gustavo Heide no circuito acabou fazendo a diferença na final 100% brasileira do challenger de Assunção contra o carioca João Fonseca. O tenista de 22 anos levou a melhor sobre o compatriota de 17 anos ao marcar parciais de 7/5 , 6/7 (6-8) e 6/1, depois de 3h17 de confronto, conquistado assim o primeiro título de challenger de sua carreira.
Com a campanha desta semana, Heide dará um enorme salto no ranking e entrará no top 200 pela primeira vez. Ele está subindo provisoriamente 51 lugares na lista que será divulgada após o Masters 1000 de Miami, indo para a 174ª colocação. Fonseca também subirá bem com o vice, ganhando por enquanto 58 posições para chegar a ser o 283º do mundo, sua melhor marca.
Oitavo favorito, o paulista além de levar pra casa os 75 pontos que o farão escalar o ranking, também recebe uma premiação de US$ 11.200. Já o vice Fonseca leva 44 pontos e uma premiação de US$ 6.575.
Na primeira final de challenger de ambos, não era de se estranhar que o primeiro set fosse de muitas oscilações. Heide aproveitou para quebrar logo no primeiro game e mais tarde quase abriu 5/1. Depois de salvar dois break-points no quarto game e anotar nova quebra no quinto, o paulista sacou em 4/1, mas então viu Fonseca iniciar a reação.
O carioca devolveu um dos breaks que tinha de desvantagem e seguiu lutando. No oitavo, ele teve mais uma chance de bater o saque de Heide outra vez, mas não aproveitou. Sacando em 5/4 para fechar, o paulista deixou escapar um set-point e no segundo break-point que cedeu, viu Fonseca deixar tudo igual em 5/5. Só que Heide anotou novo break em seguida e fechou o set por 7/5.
A segunda parcial começou com chances para ambos os lados. Fonseca enfrentou dois break-points no primeiro game e desta vez se salvou, respondendo na sequência ao converter a terceira chance de quebra que teve a seu favor, para fazer 3/0 no próximo game.
Novamente os altos e baixos apareceram, o paulista conseguiu devolver o break no quinto game, mas perdeu o saque no sexto e continuou atrás até o nono,quando bateu o saque de Fonseca mais uma vez, para empatar em seguida. Sem novas quebras, veio um tiebreak em que os sacadores prevaleceram até o final. Heide desperdiçou um match-point com 6-5 e depois perdeu o serviço no 6-7 para perder o set.
O set decisivo teve um primeiro game muito disputado, com quatro break-points para Fonseca, que não conseguiu converter um sequer. No game seguinte, foi a vez de Heide salvar três break-points para manter o serviço. Depois disso o paulista acabou deslanchando no placar, anotou duas quebras consecutivas e salvou mais dois break-points no sétimo para fazer 6/1 e ficar com seu primeiro challenger
João ainda oscila bastante. Frente a um Burruchaga ok, da pra ganhar mesmo viajando, já o Heide tem bem mais recurso que o argentino, soube neutralizar um pouco as patadas e capitalizar quando o João baixou a intensidade. Mas é muito animador perceber que ele tem só 17 anos e já joga de igual pra igual tranquilo com um top 150.
Já ganhou de top30 e top 100…..
Burruchaga está no top 200 há algum tempo amigo, o Heide acabou de chegar lá. Como assim Heide tem mais recursos? Aliás, Burrachaga ainda está a frente do Heide no ranking.
O Heide também oscila bastante mas esta com 22 anos enquanto o outro somente 17…
Muito legal essa final de brazucas!
Parece ser pouco, mas demonstra que nosso tenis está se mexendo!
O Fonseca estava um pouco ansioso, mas jogou prá c….*
Heide é o tipo de jogador brazuca que as vezes me dá raiva… É um leão contra outros brasileiros, mas contra os gringos geralmente é um desânimo que dá sono. Parabéns pra ele e que mantenha essa atitude contra os gringos!
Nunca percebi este padrão. Resolvi até olhar os resultados dele no ano passado (2V e 3D contra os conterrâneos em CH e no PAN). Antes disto estava predominantemente nos futures.
Ele agora venceu o cabeça 1 em dois torneios consecutivos (Barrios Vera e Varillas). E ambos em dois sets tranquilos.
Ele derrotou 4 grigos para chegar na final, inclusive o cabeça de chave número 1, o ótimo peruano, Varillas.
Na semi final ele ganhou em sets diretos de um gringo cabeça de chave 1 do torneio. Comentário sem noção
Tiago. O perfil de sono dele parece que. Tá indo embora. A movimentação chegando nas deixadinhas adversárias que mostra que acordou. Acho que o efeito sucesso doi Wild selvagem tá acordando muitos atletas nossos. Wild táva no fundo do poço e retornou das cinzas. tornou-se exemplo de resiliência.
Falou nada com nada.
Clezar era assim
Fiquei com esse jogo aberto no celular, vendo esporadicamente nas pausas do jogo do Wild.. Foi um confronto bem bacana, dois BRs com a mão muiiito pesada(ambos com todas as ferramentas pra performarem bem em quadras rapidas) mas, acabou prevalecendo a maior regularidade do Heide durante todo o torneio(inclusive só n levou em 2 sets pq o Fonseca salvou um MP no 6-7 do Tie Break num ponto espetacular..)
Fonseca evoluindo conforme esperado, as oscilações durante a partida dentro da normalidade de um garoto de 17a em adaptação ao circuito mas, me chama a atenção positivamente o qnt ele cresce nos momentos de maior tensão durante a partida, mostrou isso contra o Luz, o Burruchaga e msm contra o Heide hj no tie break.. vai ter q fazer uma grande campanha em Estoril pra poder sonhar com Qualy de RG mas, msm q n aconteça, me parece questão de tempo o carioca chegar nessa faixa..
Qnt ao Heide, fez barba, cabelo e bigode: primeira vitória sobre um top 100, primeiro título de CHL, tornou-se top 200 e virtualmente garantiu vaga nos Qualys de RG e WB, pode até pensar em folgar em São Leopoldo e/ou Floripa
Sim, semana espetacular do Heide. E se tornará o 47° brasileiro TOP 200 na história
São o futuro do tênis brasileiro, junto com o Wild, que tem só 23 anos. Promissor esse futuro; para sorte nossa.
Estava torcendo para o João, pra ele somar pontos para conseguir ir pro Quali de RG. Mas ainda tem tempo. Parabéns pro Heide. Foi uma bela disputa!
Eu também mas os 17 anos ainda pesam…
Que final de semana fantástico. Wild jogando muito contra Fritz e Jarry. Jogadores top 20 e em muitos momentos dominou as partidas. chegou entre os grandes. Hoje pode sim dizer que joga contra QQ um por igual. Fonseca e Heide fantásticos. Subiram um grande degrau os dois. Heide top 200 e Fonseca top 300. Luz também mostrou que subiu o sarrafo e vai dar trabalho nos próximos torneios. Wild e Fonseca serão os atletas que carregarão o peso das cobranças. Bia agradece. Tanto é que alguém sentiu a derrota dela de novo pra britânica? Os meninos lideraram a semana. Bora que vem mais bons resultados.
Qual site vcs estão usando para assistir os jogos dos torneios ITF? Eu usava o ITF World Tennis Tour, mas nao consigo ver mais nada – dizem q o stream nao pode ser carregado. Descobri o Sport +, mas a imagem nao é boa, e congela toda hora. Agradeço.
Challenger TV
Challenger ou ITF?
Aqui no site eles disponibilizam o link
Challenger ou ITF? Challenger eu acho e acompanho, mas o ITF nao consigo mais.
Bastante satisfeito com a performance dos brasileiros ao longo da semana. Parabéns a Wild, Fonseca, Heide, Dutra Silva, Matheus Alves, e garoto Winheski (q ganhou ITF Junior na Argentina). Fonseca no caminho certo, so precisa melhorar a chegada nos drop shots (o Luz fez a festa com essa jogada, e Heide tb). Quase todas as vezes q o drop shot entrou ele perdeu o ponto. Alguem sabe como vai ser a semana destes jogadores?
Heide joga o Challenger de São Leopoldo. Fonseca não joga essa semana. Viaja para Portugal para a disputa do ATP 250 de Estoril a partir das segunda da semana que vem (recebeu convite).
Fonseca descansa nessa e na próxima joga ATP 250 em Estoril como convidado. Heide tá inscrito no CHL 75 de São Leopoldo, a ver se vai jogar msm..
Heide deu out em São Leopoldo. Depois de duas semanas intensas, Santiago e Assunção, deve estar moído.
Heide está jogando bem hein. Teve problemas físicos quando estava subindo no ranking mas agora voltou aos trilhos.
João evoluindo muito, mas contou com uma amarelada do Luz pra chegar a essa final kkk
Foi um jogão,deu gosto de ver,o Heide suportou bem o arsenal do nosso jovem promissor,e ganhou o título merecidamente!
Heide campeao merecido, Fonseca com o vice- tb, cada um crescendo no seu degrau. Futuros no. 2 e 3 do Brasil brigando com o Wild. Oncis arranjou uma dor-de-cabeça pra Davis. Parabens aos brasileiros(as) mesmo com derrotas. Detalhe: Heide carimbando qualy de RG e WB, Fonseca deve receber WC.
Parabéns Heide, primeiro de vários títulos que irá conquistar, parabéns também ao Fonseca,17 e jogando bem desse jeito
Me preocupa o físico do Heide, estava um mês sem jogar,fez dois torneios e já deu out de São Leopoldo, o Mateus Alves também jogou duas semanas com o mesmo número de jogos dele, semifinal e final e vai jogar,o Daniel veterano vai jogar, então o Heide precisa melhorar a parte física
De fato o físico do Heide já o comprometeu anteriormente, mas ele está numa outra situação em relação aos outros tenistas citados. Acaba de entrar no top 200 e tem a perspectiva de disputar torneios com pontuação maior a longo prazo.
Amigo eu sou dos q mais critica o Heide pelo excesso de outs dele e pela baixa quantidade de torneios q disputa mas, dessa vez, achei coerente ele n jogar em São Leopoldo(e acharei tbm se n jogar em Floripa): além das semanas seguidas de muitos jogos, ele conseguiu cumprir a sua principal meta pra esse 1° semestre, q era o top 200/vaga nos Qualys de Slam.. acho justo folgar nessa, recarregar as energias, adequar o calendário aos sucessos recentes com o staff e usar esse tempo para preparação física e técnica..
Última pergunta: como eu faço pra editar ou apagar um comentário meu aqui?
O sistema do WordPress não permite edição por parte de um comentário exterior, Albert. Mas sugiro assim: ao perceber o erro ou desejar a exclusão, envie uma observação o mais rápido que puder e nossa redação fará o acerto ou a exclusão desejados. Abs!
Acho que é possível editar sim, não sei se somente antes da aprovação. Mas vou tentar editar este texto. Vai aparecer última edição às…
Estou editando. Vai na engrenagem e aparece opção editar.
Opção excluir já não aparece
Jogo igual, dois bons jogadores, com pressão não vão evoluir. Nada de cobrar o João agora.
Grande vitória de Heide, e grande partida de Fonseca! O tênis brasileiro agradece! E que surja um patrocinador de material esportivo pra patrocinar o campeão Heide, que tem jogado sem esse apoio tão importante…
Ele n é patrocinado pela Fila?
Confesso que torci para o João Fonseca, sou fã do moleque, joga muito tênis. Mas, Heidi vem num crescente impressionante, e fez um grande torneio. Título muito merecido. Acredito que a chave do jogo, foi o disputadíssimo primeiro game do terceiro set( durou 20 minutos), onde João Fonseca teve 04 break points e não conseguiu converter nenhum. No game seguinte ocorreu o contrário e ele teve que salvar 03break points. Daí em diante prevaleceu não só a maior consistência de Gustavo Heide, como também a melhor condição física, depois de mais de 03 horas de muita luta. João Fonseca está de parabéns pela grande campanha e vamos torcer muito para se sair muito bem no ATP de ESTORIL e quem sabe até conseguir uma vaguinha no quali de Roland Garros. O Brasil finalmente, vive um bom momento no tênis masculino…
onde vai passar o atp de estoril?
Opa !!! cuidado com as respostas hehehe
Basta conversar com o Dutra Silva, ele é craque em ITFs, pode dar conselhos para sobreviver nesta faixa de ranking! Dificil subir na lista!