Indian Wells (EUA) – Após um primeiro set de intensos altos e baixos, o espanhol Carlos Alcaraz conseguiu encontrar maior solidez e iniciou com vitória a caminhada para defender o título do ano passado no Masters 1000 de Indian Wells. Ele superou o italiano Matteo Arnaldi, 40º do mundo, pela segunda vez consecutiva, com parciais de 6/7 (5-7), 6/0 e 6/1.
Sob grande risco de perder a segunda posição do ranking para o italiano Jannik Sinner, o espanhol de 20 anos terá agora pela frente outro adversário jovem, o canadense Félix Auger-Aliassime, que mais cedo passou com autoridade pelo francês Constant Lestienne, por 6/4 e 6/1. Embora viva momento muito irregular e caído para o 31º lugar do ranking, Aliassime ganhou os três primeiros duelos contra Alcaraz e só foi derrotado no mais recente, justamente nas quartas de Indian Wells do ano passado.
Desde o começo da temporada 2023, Alcaraz só efetivamente perdeu uma partida de estreia, no Masters de Paris de novembro. A outra foi gerada pelo acidente no Rio Open de duas semanas atrás, quando torceu o tornozelo diante de Thiago Monteiro. Ele precisou fazer um profundo trabalho de recuperação e fez uma partida de exibição contra Rafael Nadal em Las Vegas no domingo, sem se mostrar brilhante.
WOW 😮@mattearnalds takes the first set tiebreak over defending champ Alcaraz after a BLISTERING rally!#TennisParadise @bnpparibasopen pic.twitter.com/RYDWhHOz6u
— Tennis TV (@TennisTV) March 9, 2024
Essa falta de ritmo e confiança ficou evidente no primeiro set irregular que disputou diante de Arnaldi. Em condições claramente lentas, os dois jogadores tinham dificuldade na definição dos pontos, mas o espanhol conseguiu a quebra no sétimo game e dava a impressão de que havia se soltado enfim na partida. Os erros de forehand foram se somando. Perdeu o saque, permitindo o empate, e salvou um set-point antes do tiebreak, onde correu atrás do placar. Arnaldi fez 5-2, cedeu empate mas fez 6-5 com saque e aí concluiu em outro ponto longo em que o cabeça 2 deixou o backhand na rede.
Alcaraz elevou muito o nível no segundo set, perdendo apenas dois pontos com o serviço. Aproveitou bem as segundas bolas e acuou o italiano, mostrando uma postura bem mais recuada para devolver o segundo saque, o que fez efeito. Apesar de games bem disputados, abriu novamente 3/0 e aí deu show, com muitos pontos plásticos.
Esta foi apenas a sétima vitória do espanhol em 10 jogos na temporada. A semifinal de Buenos Aires marcou sua melhor campanha até agora.
Como o Aliassime consegue ser 31 do mundo nessa fase horrorosa?
O título da Basileia está segurando a barra com os 500 pontos somados.
Alcaraz continua com altos e baixos, está sofrendo para ganhar de jogadores com ranking baixo