Paris (França) – A Federação Francesa de Tênis oficializou nesta segunda-feira a transferência do Masters 1000 de Paris para a Defense Arena, em Nanterre, a partir da edição de 2025. O contrato terá a duração de dez anos.
Localizada na região metropolitana a oeste da capital do país, a nova sede contará com cinco quadras, separadas por cortinas acústicas, e um estádio central com capacidade para 16 mil torcedores. Ao todo, o torneio poderá receber até 23 mil pessoas simultaneamente, contra 16,8 mil na casa atual, em Bercy. Trata-se do maior complexo esportivo coberto da Europa.
Segundo a FFT, a decisão é resultado de discussões entre a entidade, tenistas e parceiros do torneio, a fim de garantir as melhores condições de acolhimento ao público e aos próprios jogadores. A mudança da Accor Arena, onde o evento é realizado desde a sua inauguração em 1986, já era discutida há meses devido a uma mudança dos padrões estabelecidos pela ATP para os Masters 1000.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
“Esta é uma decisão estratégica importante na história do Rolex Paris Masters. É um dos torneios de maior prestígio da ATP, e estamos orgulhosos de que ao longo dos anos tenha se tornado um evento de referência no cenário francês e internacional. Com esta mudança para a Defense Arena, teremos os meios para alcançar as nossas ambições, oferecendo aos nossos atletas e espectadores uma experiência que eles recordarão para o resto das suas vidas”, destacou o presidente da FFT, Gilles Moretton.
Le @RolexPMasters poursuivra l’aventure à Paris La Défense Arena
À compter de 2025, cette compétition mythique, appartenant aux neufs tournois principaux du circuit professionnel masculin après ceux du Grand Chelem, se tiendra à Paris La Défense Arena : https://t.co/v2c3HbKZHb pic.twitter.com/34oY6pNlwV
— ROLEX PARIS MASTERS (@RolexPMasters) January 29, 2024
Por sua vez, a ATP também aprovou a mudança. “O anúncio de hoje consolida um dos nossos maiores eventos no circuito. Estamos constantemente em busca de oportunidades para permitir que nossos torneios cresçam e melhorem a experiência dos jogadores e, mais importante, do público. Essa mudança é uma excelente notícia tanto para a FFT e quanto para o torneio, que poderá continuar o seu desenvolvimento no cenário internacional”, frisou o presidente da associação masculina, Andrea Gaudenzi.
Além do tênis, a Defense Arena também pode ser utilizada para shows e convertida no estádio de rúgbi do time Racing 92. O local sediará ainda as competições de esportes aquáticos dos Jogos Olímpicos deste ano.
Já não era sem tempo. Estive em Bercy uma vez. Instalações deixam a desejar. Só a quadra central se salva. As anexas e as áreas de circulação/alimentação/lojas são bem despojadas para um M1000.
A nova sede sem dúvida parece ser linda e moderna mas… e o deslocamento? Será que tem metrô ou RER até lá?
Tem sim Paulo.
Grato, Carlos!