Punta del Este (Uruguai) – Segundo dos três brasileiros a estrear no challenger de Punta del Este, o carioca João Fonseca não teve o mesmo desfecho que o paulista Gustavo Heide e acabou eliminado na primeira rodada do torneio de US$ 82 mil que acontece sobre o saibro uruguaio. Nesta terça-feira, ele foi superado em sets diretos pelo argentino Francisco Comesana, cabeça de chave 6 e atual 121º colocado no ranking, com parciais de 6/3 e 6/2 em 1h15 de partida.
Este foi o terceiro challenger em sequência que Fonseca disputou na temporada, tendo alcançado a semifinal em Buenos Aires há dez dias e parando na primeira rodada em Tigre na semana passada, ficando com o título de duplas ao lado do paulista Pedro Sakamoto na província da capital argentina.
No momento, o jovem brasileiro ocupa a 652ª colocação na lista da ATP e pode ganhar até duas posições na próxima atualização, após o Australian Open, dependendo dos resultados de outros concorrentes nesta semana.
Monteiro estreia nesta terça
Ainda hoje, o cearense Thiago Monteiro fará sua primeira apresentação na temporada. Sem jogar desde novembro devido a uma lesão sofrida na mão direita, o canhoto de 29 anos pulou toda a gira da Oceania neste começo de ano e estreia contra o quali argentino Federico Gomez, de 27 anos e 376º do mundo. O duelo é inédito no circuito.
Na última segunda-feira, também em Punta del Este, o paulista Gustavo Heide iniciou sua campanha com vitória sobre o argentino Andrea Collarini com um duplo 6/3. Na próxima fase ele encara o cabeça 4 da competição, o também argentino Thiago Tirante, que bateu o uruguaio Franco Roncadelli por 6/2 e 6/4.
O garoto tá pegando experiência,logo logo as vitórias vão vir.
O Fonseca deveria jogar uns ITFs pra subir um pouco mais no ranking e depois jogar CH no segundo semestre
Concordo plenamente. Ele é uma boa promessa, tem um direita potente, um backhand razoável, um bom saque, mas não é um fenômeno. Precisamos ter calma pra não matar a promessa antes do tempo. Tem potencial tranquilo pra TOP100. Mais que isso, só com muito trabalho e muita vontade
Não vejo validade numa sequência de Challengers com derrotas em R1. Por mais que tenha esse direito conseguido com méritos, os ITFs podem ser uma caminho mais coerente
E você vê mais validade em jogar ITFs que dão 3 pontos pro semifinalista do que jogar os challengers que ele tem vaga garantida e dos ultimos 4 que jogou fez 1 semi e uma quartas? Que brilhante raciocínio, seu raciocínio deixa claríssimo porque você não vive de tênis.
O jogo do Fonseca é mais compatível com quadras rápidas. Acredito que estão colocando ele para jogar no saibro, pelo fato de ser menos sucetível às lesões de articulações, como os joelhos por exemplo. É muito importante para um garoto como ele, se manter saudável nesse período de transição, justamente por não tá formado fisicamente ainda. Outro palpite é que o saibro o ajude a desenvolver melhor sua construção de pontos e leitura de jogo. Visto que, no saibro há bastante rallies. Por isso é compreensível que comece a fazer sua transição pelo saibro.
Sorteio não ajudou, tbm tem a questão de ser a primeira sequência de torneios profissionais da carreira, enfim, tudo dentro da normalidade..
E essa convocação pra Davis veio em péssima hora pra ele, mudança de piso e vai perder o CHL de Piracicaba, onde tinha convite e deverá estar mais esvaziado q o torneio dessa semana..
Normal essas derrotas Tb. Ele fez uma semi e dps perdeu dois jogos da r1, sendo que dessa vez ele pegou um cabeça, próximo dos 100 do mundo. Normal.