Moscou (Rússia) – Em mais uma leva de críticas recentes à Associação Feminina de Tênis, a russa Daria Kasatkina não poupou nem mesmo a plataforma de streaming da entidade. Segundo a ex-top 8 e atual número 18 do ranking, a WTA TV é um dos piores serviços existentes e não cumpre o seu papel de promover o tênis feminino, tal qual a Tennis TV o faz muito bem.
“Eu não separaria a WTA da TennisTV. Costumava ser uma coisa, e agora a WTA TV é uma das piores plataformas. Você nem consegue encontrá-la em uma pesquisa na web. A TennisTV é a mais legal, pois eles divulgam muito bem o tênis”, destacou a jogadora de 26 anos em bate-papo com a jornalista Elis Kostik.
Ainda de acordo com Kasatkina, esse não é o único produto ruim da WTA e entende que a organização deixa muito a desejar quanto à sua própria divulgação.
“Parece que eles não promovem intencionalmente o tênis feminino, e isso é muito decepcionante. Se você olhar o TikTok da WTA, ele foi criado em 2020 durante a pandemia, e o último vídeo foi publicado naquela época. Afinal, a WTA tem a plataforma e os fãs, basta colocar esse carro em funcionamento. O que há de errado com eles? Para ser honesta, não posso responder a essa pergunta”, lamentou.
Para reforçar a opinião de Kasatkina, outra russa entende que a WTA poderia fazer um trabalho muito melhor na promoção do seu produto. Em entrevista à Bloomberg, Maria Sharapova usou a norte-americana Coco Gauff como exemplo, sugerindo que o público muitas vezes não sabe o que acontece no circuito feminino.
“Você tinha Coco Gauff vencendo seu primeiro Grand Slam no US Open, em Nova York, com aquela multidão. A ponte entre cultura, esporte, moda, tudo naquele momento. Duas ou três semanas depois, quantas pessoas sabiam que ela estava jogando um torneio em Pequim? Ela chegou às semifinais e perdeu, mas tenho certeza de que 99% do público no Aberto dos Estados Unidos não tinha ideia de onde ela jogaria em seguida. Isso é um problema”, disse.
“99%” de um público específico do tênis? aí Sharapova jogou pesado.
Mas os problemas estão aí evidenciados.
Está aí um dos motivos de não ter igualdade no pagamento entre os gêneros, se algum esporte feminino trás mais público, patrocínio mídia etc… Esse esporte feminino tem ter uma remuneração melhor do que o masculino, é assim que a roda gira.
Assim como acontece entre modelos, em que os homens estão a anos luz atrás da mulheres quando se fala em faturamento.