Londres (Reino Unido) – Principal organização que rege o tênis em todo o Reino Unido, a Lawn Tennis Association divulgou nesta quinta-feira os resultados de um extenso projeto de revitalização de quadras, feito ao longo de 2023 em todo o país. Segundo a entidade, mais de 1,5 mil espaços foram reformados neste ano, como parte de um investimento de 30 milhões de libras esterlinas do governo britânico e da própria LTA.
A iniciativa tem como intuito garantir que as comunidades tenham acesso a instalações locais de alta qualidade e, de acordo com a diretora de operações da LTA, Julie Porter, o principal objetivo da organização é permitir que até 1 milhão de pessoas possam jogar tênis nos parques do país todos os anos. A previsão é que o projeto seja concluído até setembro de 2024, marcando o fim do próximo verão no hemisfério norte.
“No início deste ano, forneci uma atualização sobre como, com o apoio do governo do Reino Unido, estamos transformando o tênis nos parques em toda a Grã-Bretanha, revitalizando quadras degradadas em parceria com centenas de autoridades locais, além de colocá-las em nossos serviços online de modo que as pessoas possam facilmente encontrar, reservar e entrar na quadra com a garantia de que ela estará disponível quando chegarem lá”, revelou.
Apesar de parte do orçamento destinado ao projeto ter sido concedido pelo governo, a população deverá pagar pelo uso de algumas dessas quadras. “A decisão de cobrar cabe às autoridades locais, mas numa altura em que os orçamentos familiares estão mais sobrecarregados do que nunca, é ótimo que os parques remodelados tenham introduzido políticas de preços e passes anuais mais acessíveis para manter os valores mais baixos o quanto possível”, explica Porter.
Em agosto, a ex-profissional e treinadora Judy Murray, que também é mãe dos tenistas Andy e Jamie Murray, esteve na inauguração do Centro Comunitário de Tênis no Newlands Park, em Glasglow (Escócia), e deu sua opinião sobre o resultado das reformas no local. “As novas quadras são fabulosas”, afirmou.
“The new @NewlandsParkCTC courts are fabulous.” @JudyMurray
Park tennis courts across Britain are being transformed for the benefit of local communities as part of a £30million @DCMS and LTA Tennis Foundation investment 🙌 pic.twitter.com/TlyFlMAEjs
— LTA (@the_LTA) August 24, 2023
Enquanto isso, numa capital como Goiania (veja quantos habitantes tem Goiania), há só 1 quadra de tênis pública!
tristeza geral
Na próxima encadernação chegaremos lá! Aguardem…
Uma pena que a federação brasileira não se empenha em fazer algo parecido no Brasil triste.