Manacor (Espanha) – Rumo aos 38 anos, Richard Gasquet faz intensa pré-temporada na sede da academia Nadal na Espanha. Esta tem tudo para ser sua última passagem pelo circuito profissional. A mídia francesa acredita que o ex-top 10 diga adeus em Roland Garros, embora possa adiar em caso de vaga olímpica ou ainda se despedir no Masters de Paris, em novembro.
Gasquet ainda conseguiu terminar a temporada no 76º posto do ranking, mas logo de início enfrenta o desafio de defender seus 250 pontos pelo título de Auckland. Com altos e baixos, ele somou apenas 14 vitórias em seus 48 jogos em nível ATP disputados ao longo de 2023, mas pôde comemorar o 600º triunfo de uma longa carreira, iniciada ainda aos 15 anos.
🔥 @richardgasquet1 at the Rafa Nadal Academy 🔥 VAMOS‼️ pic.twitter.com/0hWQksW2MY
— Rafa Nadal Academy by Movistar (@rnadalacademy) December 15, 2023
Enquanto isso, o irregular Benoit Paire ainda mantém esperança de recuperar seu melhor tênis. O jogador de 34 anos só disputou quatro ATPs nesta temporada e perdeu todos os jogos, precisando focar nos challengers para se manter no atual 117º posto.
Em entrevista à ESPN local, ele garantiu que está em ótimo estado físico e emocional: “Tive uma temporada difícil, mas me senti melhor no final do ano e acho que ainda posso me divertir por mais algum tempo”. Sua meta imediata é retornar ao top 100.