Buenos Aires (Argentina) – Depois de vencer duas grandes batalhas com mais de duas horas de duração no sábado, a paulista Laura Pigossi superou mais um grande desafio no saibro do WTA 125 de Buenos Aires e conquistou o maior título da carreira. Neste domingo, a número 2 do Brasil e 137ª do mundo derrotou na decisão a tenista da casa Maria Lourdes Carle, 175ª do ranking, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2 em 1h32 de partida.
Aos 29 anos de idade, a brasileira chega ao nono título da carreira e o segundo na temporada. Em agosto, ela já havia vencido o ITF W60 de Feira de Santana, em quadra dura. Além disso, também faturou em 2023 a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Santiago em simples e nas duplas, jogando no saibro.
Com o título em solo argentino, Pigossi somará importantes 131 pontos no ranking, já que 29 dos 160 pontos conquistados em Buenos Aires serão descontados pela campanha no W60 do Rio de Janeiro do ano passado. Dessa forma, ela dará um salto de 28 posições, alcançando a 109ª colocação e mantendo vivo o sonho de uma vaga direta na chave principal do Australian Open.
Por sua vez, Maria Lourdes Carle também ganhará terreno no ranking da WTA, pulando do 175º para o 140º lugar com os 93 pontos somados (sendo descontados dois dos 95 pelo vice). Com isso, a argentina de 23 anos igualará sua melhor marca, obtida em junho deste ano.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
O jogo
A partida começou muito mal para as sacadoras, que trocaram quebras de serviço nos primeiros quatro games. Depois, no oitavo, a brasileira conseguiu a vantagem definitiva e fechou o set em seguida por 6/3. Laura terminou a parcial com apenas 48% dos pontos ganhos com o primeiro saque diante dos tímidos 50% da argentina.
Já no segundo set, Pigossi saiu na frente quebrando o serviço de Carle logo no game inicial e outra vez no quinto. Depois de uma nova troca de quebras, a paulista consumou a maior conquista de sua carreira por 6/2. Dado curioso é que ambas as tenistas não anotaram nenhum ace em todo o jogo, e a argentina cometeu apenas uma dupla falta contra nenhuma da brasileira.
Entao sera que ela vai conseguir a vaga direta pro AO 2024?
Chave de GS tem 128 jogadoras, sendo que 16 vêm do quali e há 8 convidadas. Sobrariam então 104 vagas, não fossem algumas que estão bem abaixo do top 100, mas entram com ranking protegido. Portanto, a última a entrar direto deve ser a de ranking 100, considerando que entrarão 4 com ranking protegido. A Laura subiu para #109. Logo, terá que torcer por nove desistências, ou um pouco menos caso haja menos entradas c/ ranking protegido.
Como a Laura cresce em decisões e eventos importantes. A argentina tem mais volume de jogo, bolas mais pesadas mas não possui o excelente mental e a maior experiência da brasileira. Show de atuação: seu 1o WTA 125 e o sonho da vaga direta na Austrália muito mais próximo.
É nítida a evolução da Pigossi, buscando melhorar, arriscando pisos diferentes, e sempre batalhando,… Ela merece!! Parabéns e que venha mais coisas boas pra ela!!
Parabéns Pigossi, temporada muito boa, mesmo com as limitações, é nítido o quanto vc é batalhadora, título mais que merecido
É campeā!
Parabéns Pigossi, sensacional, brava guerreira
Excelente demais. Que forma tão legal de fechar um ano que foi positivo demais pro tênis feminino nacional. Bia foi excepcional, mas as conquistas do Panamericano e desse WTA 125 deixam o saldo da Laura muito positivo também na minha opinião. Vai começar a semana como 109 do mundo (a vencedora do WTA de Andorra que tá ocorrendo nesse momento vai ultrapassá-la no ranking) e resta saber se vai ser suficiente para garanti-la na chave principal da Austrália. Pelo que entendi da entrevista no final do jogo, ela vai entrar de férias já e não disputa o WTA de Montevidéu. Uma pena, pois seria uma chance de ouro pra fechar o ano no Top 100.
Acho que o torneio de Montevidéu não conta pro AO. Então, creio que ela quis descansar.
A lista de entrada para um torneio de Grand Slam considera o ranking da sexta semana anterior ao seu início. O AO começará no dia 14/01. Logo, o ranking a ser divulgado amanhã definirá
a lista de entrada na chave principal daquele torneio.
É isso.As portas do Top 100.Acho que ela deu Out em Montevideo,senão poderia terminar no Top 100 com uma grande campanha.Mas não conta para o AO,então acho acertada descansar uns 10 dias p fazer uma grande pré-temporada.
Show de bola da Laura Pigossi! Arrasou a argentina na final, com um jogo muito sólido e assertivo! Vem forte pra buscar a classificação direta na chave principal do Australian Open 2024!
LAURINHA CAMPEÃ!
NÃO PRECISA FALAR MAIS NADA!
VQV LAURA PIGOSSI!
DESTINO: AUSTRÁLIA
Só um adendo:ela iniciará a semana como 109º,pois está ocorrendo neste instante a final em Andorra e quem vencer,seja a Andreeva ou a Bassols será 108º.
A Laura é incrível, mais uma aula de superação, parabéns!!!
Laura Pigossi com sangue nos olhos. Parabéns! Jogou demais! Garra e perseverança. Continue assim. Estou torcendo por Vc.
Grande: garota!!!!!
Show, topspin puro, bola longe da rede, segundo saque (77% venceu) com muito topspin e efeito no corpo da adversária, primeiro serviço com (75% x 50%) o 50% poderia ser um pouco melhor, mas deu pro gasto, ZERO dupla falta, levando a adversária ao erro. Muitas virtudes no jogo. Parabéns Laurinha!!
Grande pig
Parabéns Laurinha!!
Grande Laura! Amadureceu demais este ano, elevou a competitividade e ganha com todo mérito seu maior título. Contra as latinas (com exceção da Bia e talvez das 2 colombianas), a Laura começa as partidas com nítida vantagem mental, as adversárias sabem que a guerreira não irá entregar nada e terão que suar sangue pra vencer. Grande exemplo não só para o tênis mas para o esporte nacional.
Msjs já vá nossa lista de boas tenistas huuuu acho que elas estão mais dedicadas e nas fortes mentalmente.Alo mulheres do tenis .Padabens
Beleza,só notícias boas qdo se fala de tênis feminino.Estao totalmente empenhadas e sem descanso.Parabéns Pegossi.
Parabéns Laura. Subiu de nível este ano. Se consolidou entra as 150 do mundo, e está mostrando que pode sim ser TOP 100.
Fim de temporada maravilhoso!!
Nem deu pra sofrer nesse jogo, apesar do começo instável, mas das duas. E no 2S sempre na frente, resistiu com muita força os primeiros BPs que igualaria o jogo, mantendo sempre break acima, tudo sob controle.
Ótimo torneio, grandes jogos, superações, crescimento, garra e novas conquistas. Parabéns, Pigossi!!
Próximo ano já chega com o top 100. Vamos nessa pegada!
Parabéns Linda Pigossi
Laura “Soberana” Pigossi. Jogou muito bem, sem sustos e venceu de forma Brilhante ✨
Parabéns Laurinha,vc merece!!!
Excelente!!
Limitada? Sim. Demais. Mas compensa com garra, trabalho, persistência e coragem de se arriscar em torneios. Parabéns, Pigossi.
E que ótimo que o site disponibilizou o link com o jogo da Pigossi também para a gente ver. Nem todo mundo tem 1000 inscrições, cadastros e assinaturas de tudo que é coisa por aí afora e que nunca é o suficiente. Assim centraliza alguns principais jogos dos brasileiros para muitos fans sedentos em assistir e comentar de forma prática num mesmo lugar. Quanto mais diferencial relevante, além das informações e dados que têm em vários lugares, mais atrativo e procurado ficará o site.
Boa, Laurinha. Parabéns pela vitória. Na torcida pela entrada na chave principal do AO. Parabéns pelo espírito de luta!
Parabéns Laura!
Deu muita sorte de não cruzar com uma Parry ou Errani e sobrar a freguesa Carlè, que é ótima também, só valorizou o título. Mereceu o título. 2024 promete. Os haters hoje mudos e quietinhos.
Que excelente!! Parabéns, Pigossi!! Sempre em frente!!
Parabéns Laura. Campanha surpreendente também…..uma pena que seja o último torneio da temporada e não vai conseguir manter o embalo. Férias e voltar com força para 2024.
Gigante Laurinha, que jeito incrível de fechar o ano! Matadora de argentinas! Simplesmente sensacional o que essa mulher fez com a carreira num intervalo de menos de 3 anos. Bia e Laura fechando seus anos com o maior título de suas carreiras. Que momento!
Laura está de parabens, soube encontrar as solucoes em cada partida! Boa temporada se mantendo proxima do top 100
Atuação muito consistente. Solidez defensiva desestabilizou a argentina.
Parabéns Dalcim , limpou o site dos caras que achavam que entendiam do tênis , destilando ódio e discussões inúteis .
Laura Pigossi grande atuação ganhando na Argentina de tenista da casa !
Não falei, só foi o cabelo de boneca sair daqui com a zika dele.
Tchau braziliam storm.
Aqui é Brasil de verdade.
Parabéns Laura, você merece demais.
Todos as notícias você fala do “cabelo de boneca”. Desencana cara, é sério.
Tchau cabelo de boneca.
Parabéns aos brasileiros.
Sai Zika de braziliam storm.
Alguem sabe do Lara e do FF? Sumiram ou n estao deixando eles comentarem
Não resistiram ao filtro.
kkkkk
AO direto ou cabeça de chave no qualy, excelente!
Cadê aquele botafoguense que vinha comentar aqui? Kkkkkkk
Grande torneio da Laura. Como disse antes, não é fácil encarar uma rodada dupla com dois jogos longos e mais de 5 horas em quadra. Mesmo assim, sobrou disposição, resiliência e garra para chegar ao título. Parabéns, vc merece muito esse título!!
Sou fã dessa moça. Duro na queda, não se entrega e cala a boca de muitos pessimistas.