Santiago (Chile) – A rodada desta terça-feira foi de bons resultados para os brasileiros do tênis em cadeira de rodas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. O catarinense Ymanitu Silva e o mineiro Leandro Pena garantiram vaga nas semifinais da divisão Quad, destinada aos atletas com deficiência em pelo menos um membro superior.
Leandro Pena eliminou o norte-americano David Wagner, principal cabeça de chave e número 3 do ranking mundial da categoria, por 6/0 e 6/2. Pena, de 33 anos e atual 19º do ranking, enfrenta o chileno Francisco Cayuleff.
Já o experiente Ymanitu Silva, de 40 anos e número 10 do ranking, era o cabeça 3 do torneio e estreou vencendo o colombiano Daniel Campaz por 6/1, 3/6 e 6/3. O catarinense enfrenta o canadense Robert Shaw, cabeça 2 e atual nono do ranking.
Gustavo Carneiro também avança
Outro brasileiro a vencer nesta terça foi o mineiro Gustavo Carneiro, pela chave masculina Open. Ele marcou um duplo 6/0 contra o peruano Ysabelino Apaza. Seu próximo rival é o chileno Alexander Cataldo, nas quartas de final. Já o também mineiro Daniel Rodrigues jogará contra o norte-americano Conner Stroud.
O Brasil já tem uma dupla feminina garantida na semifinal, a mineira Meirycoll Duval e a brasiliense Maria Fernanda Alves, que enfrentam as colombianas Johana Martínez e Angelica Bernal.