Sevilha (Espanha) – No confronto direto por vaga na semifinal da Billie Jean King Cup, a forte equipe tcheca superou os Estados Unidos por 2 a 1 e avançou na competição em Sevilha. Multicampeãs, com sete títulos de Grand Slam juntas, Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova garantiram a vitória nas duplas.
O confronto começou com uma vitória norte-americana, a 55ª do ranking Danielle Collins derrotou Katerina Siniakova, 45ª colocada, por 6/3 e 6/2. Mas as tchecas igualaram a série com a campeã de Wimbledon, Marketa Vondrousova. A atual número 7 do mundo venceu Sofia Kenin, 33ª colocada, por duplo 6/1.
A definição do confronto ficou para as duplas, e o entrosamento de Krejcikova e Siniakova jogando juntas fez toda a diferença para que elas abrissem vantagem no primeiro set e contra Danielle Collins e a canhota Taylor Townsend, além de crescerem nos momentos decisivos para fechar por 6/3 e 7/5.
Emotions down from court side! 🇨🇿@BKrejcikova @K_Siniakova 📣#BJKCupFinals | @jsmeceskytenis pic.twitter.com/YXlRfJ186G
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) November 10, 2023
Classificadas em 1º lugar do Grupo A em Sevilha, as tchecas enfrentam o Canadá, que ficou na liderança do Grupo D, com vitórias sobre Espanha e Polônia durante a fase de grupos. O confronto acontece ao meio-dia (de Brasília) Já a outra semifinal será às 6h, entre Itália e Eslovênia.
Entre as quatro equipes semifinalistas, as tchecas são as com mais títulos na Billie Jean King Cup. Elas já venceram 11 edições, a última delas em 2018. A Itália é tetracampeã, mas não vence a competição desde 2013. Já Eslovênia e Canadá buscam conquistas inéditas. As eslovenas fazem sua melhor participação no evento, enquanto as canadenses não chegavam à semifinal desde 1988.