Sevilha (Espanha) – Em jogo que exigiu demais do físico e muito desgastante também no aspecto emocional, a canhota Leylah Fernandez marcou uma vitória importante para o Canadá fechar o confronto contra a Espanha pelo Grupo C da Billie Jean King Cup, em Sevilha. Fernandez, de 21 anos e 35ª do ranking, ficou em quadra por 2h54 para vencer um jogo de dois tiebreaks contra Sara Sorribes, 50ª colocada, por 7/6 (10-8) e 7/6 (9-7).
Durante a partida desta quarta-feira, Fernandez chegou a salvar cinco set-points. Foram três no tiebreak da primeira parcial e outros dois no segundo set, em que Sorribes chegou a liderar por 5/2 e não aproveitou a chance de fechar. No segundo tiebreak, a canadense fez duas duplas faltas, mas conseguiu se recuperar até fechar o jogo e evitar um terceiro set.
O histórico de Leylah Fernandez na Billie Jean King Cup é muito bom. Ela marcou sua nona vitória em 12 partidas de simples pela competição. Além disso, também venceu os três jogos de duplas em que foi escalada.
WHAT A POINT to finish the match😱😱@leylahfernandez wins the tie for Canada 🇨🇦#BJKCupFinals | @TennisCanada pic.twitter.com/dV14cPULqj
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) November 8, 2023
O confronto entre Canadá e Espanha começou com uma vitória da jovem de 18 anos Marina Stakusic, apenas 258ª do ranking, que venceu a 65ª do mundo Rebeka Masarova, por 6/3 e 6/1. Foi a estreia de Stakusic na Billie Jean King Cup e também sua primeira vitória contra uma tenista do top 100.
Já na partida de duplas Eugenie Bouchard e Gabriela Dabrowski venceram Rebeka Masarova e Sara Sorribes por 6/3 e 7/5. A vitória no confronto por 3 a 0 deixa o Canadá muito perto da semifinal. As canadenses, aliás, podem se classificar já nesta quinta-feira, caso vençam a Polônia, em confronto marcado para o meio-dia (de Brasília).
A delightful debut ✨
The Canadian beats Spain’s Rebeka Masarova in straight sets#BJKCupFinals | @TennisCanada pic.twitter.com/9Q42hjhCly
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) November 8, 2023