Cancún (México) – A poucos dias do início do WTA Finals 2023, as reclamações sobre a organização do evento se multiplicaram, uma delas foi da bielorrussa Aryna Sabalenka, que compartilhou uma foto no Instagram garantindo apenas duas quadras de treinamento estariam disponíveis até sábado.
O protesto, que se tornou viral, com muitos destacando a improvisação que a WTA por vezes submete as tenistas. Além disso, há alguns outros vídeos divulgados nas redes sociais com a quadra principal ainda por ser finalizada, chamando a atenção pela proximidade do início do torneio.
Embora seja um dos eventos mais importantes do ano, o WTA Finals não tinha uma sede definida até o final de agosto, ou seja, três meses antes da competição acontecer.
Aryna Sabalenka posts a video of the practice court situation at WTA Finals:
“2 practice courts til Saturday. 1 stringer on site.”
Wow.
2 practice courts for the rest of the week for the elite women of our sport.
What is this. pic.twitter.com/KghQ1ULQFt
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) October 25, 2023
Naquela época, a Arábia Saudita era considerada um possível destino para o torneio, o que gerou enorme polêmica, com declarações firmes da norte-americana Billie Jean King, que depois comemorou quando Cancún foi anunciada como a cidade que iria receber o torneio.
“Estou feliz que as finais estejam acontecendo em Cancún e não na Arábia, porque a Arábia para as mulheres é realmente difícil. Por alguma razão, os homens querem o dinheiro. Todos nós queremos o dinheiro, mas também queremos algumas mudanças”, disse Billie Jean.
❗️Update z Cancun, gdzie odbędą się WTA Finals. Filmik i zdjęcia (zamieszczone w artykule poniżej) są sprzed 14 godzin.
Do początku imprezy pozostało 5 dni. 🙃 #WTAFinals pic.twitter.com/UkCTqJNWrn
— Mateusz Wasiewski (@wasiiewskim) October 24, 2023