Bolonha (Itália) – As equipes da Itália e da Finlândia se recuperaram das derrotas sofridas na rodada de estreia da fase de grupos na Copa Davis. Jogando em casa, os italianos venceram o Chile por 3 a 0 em Bolonha. Já os finlandeses, que atuam em Split, na Croácia, derrotaram o time da casa por 2 a 1.
Os italianos conseguiram três viradas nesta sexta-feira. A série começou com Matteo Arnaldi superando Cristian Garin por 2/6, 6/4 e 6/3. Na sequência, foi a vez de Lorenzo Sonego vencer Nicolas Jarry por 3/6, 7/5 e 6/4. Nas duplas, Sonego voltou à quadra ao lado de Lorenzo Musetti e comemorou a vitória sobre Tomas Barrios Vera e Alejandro Tabilo por 6/7 (3-7), 6/3 e 7/6 (7-2).
No sábado, o Chile enfrenta o Canadá, atual campeão da Davis e ainda invicto no Grupo A. Já no domingo a Itália joga contra a Suécia em busca da classificação para as quartas. O time sueco ainda não venceu nenhuma partida nesta fase de grupos, perdendo por 3 a 0 de chilenos e canadenses.
Doubles delight for double Lorenzo 🇮🇹💯 #DavisCup | @federtennis pic.twitter.com/0BV0Txk70T
— Davis Cup (@DavisCup) September 15, 2023
Já pelo Grupo D, a Finlândia comemorou duas vitórias em simples contra a Croácia: Otto Virtanen venceu Dino Prizmic por 6/4, 3/6 e 6/3. E na sequência, Emil Ruusuvuori superou Borna Gojo por 7/6 (7-3) e 6/4. O time da casa, ao menos, conseguiu uma vitória nas duplas. Ivan Dodig e Mate Pavic venceram Harri Heliovaara e Patrik Niklas-Salminen por 6/4 e 7/6 (7-1).
Os finlandeses voltam a atuar neste sábado contra os Estados Unidos. As duas equipes têm uma vitória e uma derrota e farão um confronto direto por vaga nas quartas. Já a Croácia está eliminada e joga apenas para cumprir tabela contra a Holanda no domingo.
🇫🇮 Emil Ruusuvuori defeats Borna Gojo and takes the tie to 2-0 💪#DavisCup | @tennisfi pic.twitter.com/vMUaarYkQC
— Davis Cup (@DavisCup) September 15, 2023