Paris (França) – Um dia depois de garantirem a classificação histórica para o ATP Finals, Orlando Luz e Rafael Matos se despediram do Masters 1000 de Paris, na fase de oitavas de final. Nesta quinta-feira, os brasileiros, cabeças de chave 8, foram superados pelos austríacos Lucas Miedler e Neil Oberleitner, por 6/3 e 7/6 (7-5), após 64 minutos de partida.
Luz e Matos sofreram uma quebra no sexto game e não mais conseguiram se recuperar no primeiro set. Já na segunda parcial, as duas parcerias confirmaram seus games de serviço sem sustos. Os brasileiros largaram bem no tiebreak, abrindo 4-1 de vantagem, mas viram Miedler e Oberleitner reagirem. Com 6-5 no placar, os austríacos conseguiram um mini-break e fecharam o confronto.
Os gaúchos não conseguiram construir uma chance de quebra sequer e perderam o saque apenas uma vez. Eles venceram 81% dos pontos com o primeiro serviço, enquanto os adversários obtiveram 87% no fundamento. No total, os austríacos se classificaram com 58 pontos, apenas nove a mais do que Luz e Matos.
A eliminação, porém, não apaga a conquista dos gaúchos na capital francesa. Na quarta-feira, eles garantiram vaga no ATP Finals de Turim, após vencerem o argentino Mariano Navone e o chileno Alejandro Tabilo, por 6/4 e 6/3, e serem beneficiados pelas derrotas de concorrentes diretos.
Será a primeira vez em 43 anos que uma parceria inteiramente brasileira disputará o torneio de encerramento da temporada. A última foi formada por Cássio Motta e Carlos Kirmayr, em 1983. Desde então, Jaime Oncins, Marcelo Melo e Bruno Soares também participaram da competição, mas sempre ao lado de parceiros estrangeiros.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A classificação foi confirmada após as eliminações do argentino Guido Andreozzi e do francês Manuel Guinard, além dos britânicos Julian Cash e Lloyd Glasspool, que também disputavam as últimas vagas em Turim. Luz e Matos terminaram a quarta-feira com 3.995 pontos na corrida e sem possibilidade de serem ultrapassados por essas parcerias.
Quatro títulos em temporada marcante
Luz e Matos conquistaram quatro títulos no circuito ATP em 2026, começando pelos ATP 250 de Buenos Aires e Santiago, ambos no saibro. Depois, venceram no piso sintético dos Masters 1000 de Montréal e Cincinnati, além de conquistarem o challenger de Braunschweig.
Desde o US Open, porém, os brasileiros vinham encontrando dificuldades. Antes de Paris, haviam vencido apenas uma partida nos quatro torneios anteriores, em Bruxelas, e caído nas estreias de Pequim, Xangai e Viena. Matos, 17º do ranking individual de duplas, e Luz, 18º, agora passam a se preparar para a primeira participação da parceria no ATP Finals.
Miedler e Oberleitner chegaram a Paris embalados pelos títulos do Masters 1000 de Xangai e do ATP 500 de Viena. Nas quartas de final, enfrentarão o tcheco Petr Nouza e o neozelandês Michael Venus, que eliminaram o salvadorenho Marcelo Arévalo e o croata Mate Pavic, cabeças de chave 4, por 6/3 e 7/6 (7-4), após 1h22 de partida.












Longe de mim jogar hate no Orlando, ele joga demais. Mas como pode um atleta profissional ter esse físico de jogador de clube?
Vão passar vergonha no finals !!
Se você pensa assim de uma dupla que está entre as 8 melhores da temporada, imagino o que pensa das demais que ficaram abaixo da oitava colocação.
Queria eu passar vergonha no Finals kkkkkkkk
Ninguém liga para duplas, são tenistas q não seriam top 700, tabto queba atp vai diminuir muito, já que as duplas dá gastos e nenhum retorno .
Apesar da vaga no finals o momento é bem ruim
acabou rápido a passagem por esse Masters 1000. a outra dupla está afiadíssima, várias finais consecutivas. estava aqui pensando: será que ninguém lembrou que ainda há dois torneios ATP250 semana que vem, e nossos queridos podem ser ultrapassados? afinal todos já estão dando como vaga garantida… mas e esses dois torneios? estou preocupada.
O próprio site da ATP, ja confirmou as 8 duplas classificadas, não sofre mais alteração.
verdade! fui lá conferir! muito estranho! mas… que bom pra nós, pois senão me arrisco a dizer que perderiam a vaga. ter torneios, oficiais, antes do finals, que não contem pontos beira o ridículo né? vamos torcer pra nossa dupla fazer bonito, mesmo o momento atual sendo péssimo.