Heide supera ex-top 60 e já está nas quartas de Cali

Gustavo Heide (Foto: João Pires)

Cali (Colômbia) – O paulista Gustavo Heide garantiu nesta quarta-feira uma vaga nas quartas de final do challenger 75 de Cali, disputado no saibro colombiano, com US$ 107 mil em premiações. Principal cabeça de chave do torneio, o brasileiro derrotou o peruano Juan Pablo Varillas por 7/5 e 6/4, após 1h43 de confronto.

Atual número 114 do mundo, o atleta de 24 anos conquistou sua segunda vitória sobre Varillas, 204º do ranking e ex-top 60. No único encontro anterior, Heide havia vencido o peruano por 6/4 e 6/2, no challenger de Assunção, em 2024. Com o triunfo, o brasileiro se mantém na mesma posição e depende de outro resultado positivo para subir.

Na estreia em Cali, Heide precisou de três sets para superar o lucky-loser mexicano Alex Hernández, 507º colocado, por 6/4, 3/6 e 6/3. Desta vez, resolveu a partida em sets diretos e chegou às quartas pela segunda vez nos últimos três torneios disputados. Na atual temporada, faturou os títulos em Poznan e Campinas, sempre no saibro.

O brasileiro tenta manter a boa sequência na série de eventos challenger. No início do mês, alcançou a decisão em Curitiba. Também chegou às quartas em Tulln, na Áustria, e às semifinais no Porto e em Milão, resultados que o impulsionaram a bater seu melhor ranking.

O adversário de Heide nas quartas de final de Cali ainda depende da definição do confronto entre o peruano Gonzalo Bueno, sétimo cabeça de chave, e o mexicano Rodrigo Pacheco Méndez. O paulista derrotou Bueno em Campinas, no único encontro realizado, e também venceu o mexicano no saibro de Montevidéu no ano passado.

Diante do experiente Varillas, o brasileiro foi cirúrgico no momento de aproveitar os break-points. No set inicial, converteu quebra no 11º game e depois confirmou de zero. Já na segunda parcial, Heide derrubou o saque do peruano no nono game e assegurou classificação no primeiro match-point que teve à disposição.

Em dia inspirado no saque, o paulista disparou 11 aces e conquistou 82% dos pontos quando colocou o primeiro serviço em quadra. Desta forma, evitou os três break-points que enfrentou e converteu as duas oportunidades criadas.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Além de Heide, o Brasil pode contar com outros dois nomes entre os oito melhores do torneio colombiano. Ainda nesta quarta-feira, o paulista Matheus Pucinelli mede forças com o chileno Nicolas Jarry, ex-número 16 e atual 854 do mundo, que recebeu convite da organização. Na quinta, em embate de qualificados, Felipe Meligeni duela com o jovem alemão Diego Dedura.

Subscribe
Notificar
guest
19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
trackback

[…] passar entre Pucinelli e La Serna pode enfrentar o também paulista Gustavo Heide, principal cabeça de chave e 114º do mundo, ou o argentino Santiago Taverna, 443º colocado. […]

LEONEL
LEONEL
22/10/2026 07:38

Que fase estamos vivendo no tênis. No masculino não empolga a vitória do Heide. Nem o Wild empolga mais. Ficamos na torcida pra que eles mantenham pelo.menos esse nível pra gente poder assistir seus jogos. Fonseca com lesão água fria na gente. Guto ganha algumas partidas mas não deslancha como fez o Fonseca. O feminino teve um.colega aqui que deu opinião verdadeira. Nossas atletas estão ganhando só jogos entre brasileiras. Na torcida para os juvenis decolarem. Bora lá.

Refaelov
Refaelov
22/10/2026 12:59
Responder para  LEONEL

Eu to looonge de ser um ufanista mas, até pra mim, seu tom tá sombrio demais:

Heide apesar dos pesares está com seu melhor ranking e caminha pra um inédito top 100 e o Wild dá toda pinta deq voltará ao top 100 ainda esse ano, ambos tem otimas perspectivas de fazer um calendário majoritariamente em torneios ATP em 2027..

Já o Guto vai terminar esse ano com ranking superior ao do proprio Fonseca com essa mesma idade, fora que teve uma carreira juvenil inegavelmente mais exitosa que a do Carioca..

Quanto ao Fonseca: 2026 realmente foi decepcionante pelos longos períodos de afastamento mas, ainda assim, o jovem fez suas melhores campanhas em M1000 e GS nesse ano, ainda antes de completar 20 anos..

Alexandre
Alexandre
22/10/2026 13:01
Responder para  LEONEL

Esqueceu de uma certa moça que é a lider de duplas?

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
21/10/2026 20:50

Jogo mais firme hoje. Fará sua 11° quartas de Challenger no ano. Mas ainda sem subir no ranking. Uma semifinal lhe dá uma posição no ranking. Um título o colocaria em torno de 105 do mundo

Haroldo
Haroldo
21/10/2026 19:39

Parabéns Heide, rumo ao top 100. Na torcida sempre

Diego
Diego
21/10/2026 18:17

Hoje ja foi melhor,espero que mantenha o nível

André Borges
André Borges
21/10/2026 18:01

Vitoria muito tranquila e protocolar do nosso raquete2 e titular da Davis. Já 113 na lista atualizada e deve seguir a escalada rumo ao top100 e para a chave direta do AO de 2027.

Realista
Realista
21/10/2026 18:11
Responder para  André Borges

Dificilmente vai entrar e ficar no top 100, há 115 pontos a defender. Vai depender muito do desempenho de sauípe pra segurar nessa faixa.

André Borges
André Borges
21/10/2026 19:00
Responder para  Realista

anyway é o #113 na corrida, que como vc sabe nao tem defesa de pontos…. deve nadar de braçada nesses 3 ou 4 challengers fracos que restam na temporada…. se nao machucar com certeza absoluta estará no AO

Cristian Costa
Cristian Costa
21/10/2026 22:02
Responder para  André Borges

Lógico que tem pontos a defender amigo, só confirmar no site da ATP. Mas precisamente 120 pontos até o final do ano, ou seja ele precisaria somar até o final do ano ali em média de 190-200 pontos. Concordo que não vai ser fácil se manter no top 100 no final ano, pode até entrar mas quando os pontos forem descontados pode sair do top 100.

Que não tem pontos a defender até o final do ano e o Wild.

Andre Borges
Andre Borges
21/10/2026 23:56
Responder para  Cristian Costa

Na corrida Jão, na corrida. Ele eh #113 com 500 pontos na corrida. Vc não sabe como funciona a corrida?

Refaelov
Refaelov
22/10/2026 13:06
Responder para  Andre Borges

Tem 75 pontos do Challenger de Floripa 2025 para descontar do ranking da Race, esse torneio foi disputado após o Finals, por isso consta na Race..

Wild está a 55 de fechar 2026 no top 100, Heide precisaria de mais 175 pontos. É sim uma diferença considerável..

Última edição 3 horas atrás by Refaelov
Refaelov
Refaelov
22/10/2026 13:02
Responder para  André Borges

No ranking da Race to Turim, contam resultados obtidos após o ATP Finals 2025, no caso do Heide, tem 75 pontos de um título de Challenger para descontar nessa contagem ainda em 2026, logo, está beeem mais longe doq o Wild de fechar 2026 no top 100/garantir vaga à chave principal do AOpen..

LEONEL
LEONEL
22/10/2026 07:42
Responder para  Realista

Pelo perfil dificilmente fura o 100. Também acho que se furar não.vai ficar nessa faixa ou máximo ali 110/90. Que pelo menos continuem disputando os títulos dos challengers Heide, Reis e Wild. Tá de bom tamanho.

Eu.
Eu.
22/10/2026 14:55
Responder para  LEONEL

Reis? Kkkkkk, A diferença entre o Wild e o Heide já é grande, entre o Heide e o Reis é maior ainda.

Fernando S P
Fernando S P
21/10/2026 17:48

Nota-se que controlando por ranking não existe a história de “triturador” de nacionalidades. :D

André Borges
André Borges
21/10/2026 21:10
Responder para  Fernando S P

Logico rsrss ele era triturador de brasileiros jogando contra um monte de brasileiro top400. Se pegar um top120 ja nao eh mais…. mesma coisa os Deliens

Eu.
Eu.
22/10/2026 14:51
Responder para  André Borges

Não é “os Delliens”, é “o Dellien”. O outro sempre perdeu para todo mundo.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.