Fonseca volta a superar Ruud e desafia o atual campeão Shelton

João Fonseca (Foto: National Bank Open)

Toronto (Canadá) – Em seu segundo jogo no Masters 1000 de Montréal, João Fonseca conseguiu mais uma vitória em sets diretos e garantiu lugar nas oitavas de final. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil venceu o norueguês Casper Ruud, 14º do ranking, por 7/6 (8-6) e 6/3 em 1h54 de partida nesta sexta-feira.

Esta é a segunda vitória de Fonseca contra Ruud, repetindo o resultado das oitavas de final de Roland Garros, quando ele fez a melhor campanha da carreira em Grand Slam.

O adversário de Fonseca nas oitavas em Toronto será o norte-americano Ben Shelton, número 10 do mundo e atual campeão do torneio, que derrotou o belga Zizou Bergs por 6/3 e 6/2.

Canhoto de 23 anos, Shelton venceu o único duelo anterior contra o brasileiro, na semana em que conquistou o ATP 500 de Munique, na temporada de saibro. Fonseca vai em busca da terceira vitória contra top 10 da carreira e a segunda na temporada.

Com duas vitórias no Canadá, Fonseca pode subir para o 25º lugar do ranking, segundo a projeção oficial da ATP. Com isso, ele pode ficar a uma posição de igualar a melhor marca da carreira, alcançada em novembro do ano passado.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Em um primeiro set com uma quebra para cada lado e 1h05 de duração, Fonseca começou a partida enfrentando games longos em seu saque. Depois de salvar seis break-points, ele permitiu a quebra para Ruud, que abriu 4/2 no placar. Mas reação foi imediata e o carioca buscou o empate no oitavo game, aproveitando seu único break-point.

Na reta final do primeiro set, Fonseca passou a sacar melhor e a confirmar seus games de serviço de forma mais tranquila. Já no tiebreak, venceu três pontos nas devoluções para definir a parcial. Com maior iniciativa para buscar a definição dos pontos, ele fez 15 a 12 nos winners e cometeu 16 erros contra 12. Chama atenção também as cinco duplas faltas de Ruud na parcial.

Ruud foi ao vestiário no intervalo entre os sets e o início da segunda parcial foi o melhor possível para Fonseca, que venceu 12 dos primeiros 15 pontos disputados para sair vencendo por 3/0. E por muito pouco, a vantagem não ficou ainda maior, já que Ruud salvou um break-point no quarto game.

Cada vez mais confiante para comandar os pontos com o forehand, o brasileiro também teve ótimo desempenho no saque durante o segundo set e não enfrentou break-points para confirmar a vitória. Fonseca liderou a estatística de winners por 29 a 21, com 16 bolas vencedoras de forehand, e cometeu 23 erros não-forçados contra 22.

Subscribe
Notificar
guest
26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Tom França
Tom França
1 dia atrás

Tsitsipas, Ruud…, jogadores que até bem pouco tempo foram Top 10! Além de fazer jogos durissimos contra os três melhores do ranking…! O que os haters querem mais, pra reconhecer que o Brasil tem um tenista do nível Top 10? Ah, claro, dizer que ele joga poucos torneios! Claro que também fico um pouco frustrado por não vê-lo jogar toda as semanas, mas isso, os amantes do tênis também ficam. No entanto, o que mais importa é que quando decide jogar, o faz com competitividade. A prova, é que deixou os melhores da atualidade, inclusive o próximo adversário, com a certeza de que sempre enfrentarão um adversário brioso, que mesmo não jogando tantos torneios, se mantém ali entre os 30 melhores do mundo. Pra quem entende um pouquinho de tênis, sabe que no jogo jogado o João Fonseca certamente já estaria entre os 10 melhores do ranking. Sempre foi assim na sua ainda curta carreira. Lembro que quando ainda era Top 60 e já disputava poucos torneios, quando menos se esperou foi subindo no ranking. Pra quem acompanha, sabe que a estratégia nunca mudou,l e acredito que vá continuar assim, jogando pouco e se mantendo no mínimo, entre os 30 melhores.

Grau
Grau
1 dia atrás

Se passar do Shelton Fonseca vira forte candidato a título

Luis Felipe
Luis Felipe
1 dia atrás
Responder para  Grau

Vai ter “só” o mensik nas quartas kkkkkk

Neto Sousa
Neto Sousa
1 dia atrás
Responder para  Luis Felipe

Não sabia que o Jakub já tinha ganho do Botic.

Kleber Julio
Kleber Julio
1 dia atrás

Eu gostei da postura do João Fonseca ao reverter um 4×2 , para vencer no tie- break um primeiro set muito difícil.
Dominou o segundo com autoridade e conquistou uma grande vitória, a segunda contra o Ruud.
Vai enfrentar o Shelton com moral e pode fazer um grande jogo diante do americano.
Será uma partida difícil. Para os dois.

Mário Mendonça
Mário Mendonça
1 dia atrás
Responder para  Kleber Julio

Você achou que jogar contra o 14 do mundo seria facil?

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
1 dia atrás

Atuação soberba praticamente do início ao fim. E claro, pena num torneio sem grandes estrelas ter um duelo tão precoce com Shelton.

Renato dos santos Pachecocong
Renato dos santos Pachecocong
1 dia atrás

Tem tudo pra ser um grande jogo! Bora João! Rumo as quartas!

Fernando Romero
Fernando Romero
1 dia atrás

Ganhar do Ruud não é pra qualquer um! E ganhou mesmo jogando muito abaixo do seu melhor nível.

Sergio Barreto
Sergio Barreto
1 dia atrás

João, o Fonseca, hoje mais uma vez brilhando.
Shelton, tem a seu favor essa quadra rápida devido ser um bom sacador. Entretanto, João, o Fonseca , vai saber neutralizar os petardos do jovem americano, inclusive fazendo valer também as suas bombas no backhand do Shelton.
Vai ser um bom jogo. VQV João.

Kario
Kario
1 dia atrás

Toma essa, Haaland!

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
1 dia atrás

João não começou bem. Errando muito e com dificuldade de colocar o 1° saque. Devolução não funcionando e a movimentação lateral sempre deixando a desejar, chegando atrasado toda vez que o Ruud o balançava. Mas ficou no jogo e cresceu no final do 1° set. Saque passou a entrar e passou a dominar os pontos. Ficou firme no tie break quando estava atrás no placar. E fez um bom 2° set, onde foi dominante. Ainda me preocupa essa movimentação, pois o João normalmente não vai bem nessas bolas na corrida e precisa melhorar as devoluções, ainda mais contra o Shelton. Chave dura do João. Vai pegar o melhor jogador que sobrou na chave. O americano é o favorito, mas vamos torcer pro João surpreender. E com essa campanha João é apenas o 2° brasileiro no simples masculino a fazer oitavas no Master do Canadá, depois do Guga Kuerten, que fez isso 3 vezes no Canadá, e agora é o 3° brasileiro com mais oitavas de simples em Master 1000, com sua 3° oitavas, atrás do Thomaz Bellucci, com 7 e de Gustavo Kuerten, com 31

Mário Mendonça
Mário Mendonça
1 dia atrás
Responder para  Guilherme ES Ribeiro

Qual era o ranking do adversario?

Tomé
Tomé
1 dia atrás

Atuação muito melhor do que no jogo contra o Tsitsipas. Não teve grandes evoluções, mas ele foi bem mais sólido e constante. João hoje está de parabéns.

Devanor
Devanor
1 dia atrás

Pra ser campeão precisa ganhar dos melhores então que venha o atual campeão do torneio vai ser um jogaço
Parabéns JF por mais uma vitória

Haroldo
Haroldo
1 dia atrás

Parabéns Fonseca. Tá jogando muito bem.

Bricio Cunha Fagundes
Bricio Cunha Fagundes
1 dia atrás

Dos criadores de “Quero ver ganhar do Ruud”, vem aí “Quero ver ganhar do Shelton”. Não perca, em breve, aqui nos comentários. Um abraço pros fiscais de calendário, que acham que sabem mais da carreira do João do que a própria equipe dele

Luiz Fer
Luiz Fer
1 dia atrás
Responder para  Bricio Cunha Fagundes

Pois é… sobre o calendário, ao invés de criticarem porque não concordam com os torneios que JF disputa, e se invertessem e tentassem entender (e aprender) o porquê de montarem o calendário da forma que o fazem? Ou um profissional que faz parte de uma equipe de um atleta de elite, de alto rendimento, sabe menos do que clubista de final de semana?

Realista
Realista
1 dia atrás
Responder para  Bricio Cunha Fagundes

Não vi ninguém dizendo que não ganharia do Ruud…
Sobre o calendário tem sim de ser criticado, a não ser que tenha aquele tal problema de costas. Não é uma ou outra vitória que vai mudar isso.

Luiz Fer
Luiz Fer
1 dia atrás
Responder para  Realista

Taí um exemplo do que comentei…

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 dia atrás

Bom jogo do João. Bola do Ruud não machuca.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 dia atrás
Responder para  Paulo Almeida

Jura ???. JF teve que se virar com 7 break points contra e apenas 3 a favor . Foram 21 Winners de Hudd contra 29 do Brasileiro. Casper fez Final de USOPEN e ATP Finals e sua bola não machuca . Sei … rs .Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 dia atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

É só o Sr. comparar o peso de bola do João com o do Ruud. Nem preciso citar outros nomes. Aquela chave do USO foi teta demais e no Finals perdeu do Nadal e do Djoko.

Rsrs, abs!

nelson
nelson
1 dia atrás

Começou muito nervoso, errando muito primeiros saques, e erros não forcados, tendo que salvar 5 breaks, nos dois primeiros serviços. Melhorou quando estava 2 a 4, mas muito abaixo do que é capaz, e venceu o set no tiebreak.
Passado o nervosismo, começou quebrando o serviço do Ruud no início do segundo set, não dando nenhum break e venceu bem o jogo. Penso que contra Shelton, terá que subir muito de nível, principalmente no saque, se quiser ir para as quartas.

Evandro
Evandro
1 dia atrás
Responder para  nelson

Não quer ir para as quartas, quer ir para o título.

nelson
nelson
19 horas atrás
Responder para  Evandro

Primeiro, passar as quartas contra quem já perdeu nesse ano, subindo de nível pois o Shelton joga muito nesse piso, onde foi campeão, para depois ir às semifinais, tudo no seu devido momento, como dizem, ponto a ponto…

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.