Londres (Inglaterra) – Stan Wawrinka concedeu entrevista ao podcast First & Red e não titubeou ao apontar Novak Djokovic como o maior jogador de todos os tempos. Em seu último ano no circuito, o suíço destacou a relevância do sérvio para o esporte, mas garantiu que o adversário mais difícil de enfrentar foi Rafael Nadal.
O tenista de 41 anos rememorou alguns momentos da carreira e disse que os números condizem com fato de Djokovic estar acima dos demais. “Se somarmos tudo, Novak é o melhor da história, e por uma margem enorme. O que ele fez durante todos esses anos é incrível. Ele bateu todos os recordes e continua competindo no mais alto nível”, elogiou.
Wawrinka citou o revés sofrido para “Nole” nas oitavas de final do Aberto da Austrália de 2013 como um divisor de águas em sua carreira. Na ocasião, o ex-número 1 marcou 1/6, 7/5, 6/4, 6/7 (5-7) e 12/10, em mais de cinco horas. Depois dessa derrota, o suíço mudou de patamar e conquistou três Grand Slam, o primeiro deles exatamente em Melbourne no ano seguinte.
“Mesmo tendo perdido aquela partida em 2013, tudo mudou para mim. Foi quando percebi que meu sucesso em Grand Slam era real e não apenas teórico. Sem dúvida, foi o melhor jogo da minha carreira. Uma partida em cinco sets contra um adversário que era o número 1 do mundo”, destacou.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ao vencer seu primeiro evento deste porte, ele superou o próprio Djokovic nas quartas e bateu Nadal na decisão. O veterano enalteceu os feitos. “Rafa foi o adversário mais difícil de enfrentar, especialmente no saibro e, claro, principalmente em Roland Garros. Jogar contra ele na terra batida de Paris foi o maior desafio da minha carreira”, admitiu.
Wawrinka pretende se aposentar no ATP 500 da Basileia atuando em alto nível. Ele jogaria na grama de Mallorca na próxima semana, como preparação para competir Wimbledon, mas se retirou do evento espanhol alegando problemas pessoais.













Djokovic é o maior e melhor com folga. Wawrinka não é qualquer um, essa é uma opinião de peso.
Os 3, Djokovic, Federer e Rafa foram jogadores excepcionais e cada um ajudou a elevar o nível dos outros dois. A disputa deles tornou assistir o esporte um deleite e, a meu ver, o conjuntos dos três teve um valor, para o tênis, muito superior do que a soma de cada um considerado de forma isolada. Foi um privilégio poder assistir aos embates entre eles.
Admitiu uma obviedade
Djokovic Gênio !
O melhor e maior de todos os tempos !
Djoko é o tenista mais eficiente e vencedor da História, mas prefiria assistir Federer e agora, Alcaraz.
Essa é uma definição lúcida.
Preferência pessoal em nada muda a realidade forjada em fatos.
“… e por uma vantagem enorme…”
Provavelmente os que discordarem aqui já conquistaram 3 títulos ou mais de Grand Slans entre outros grandes títulos de TENNIS na carreira.
Pior que a vantagem é enorme mesmo, são 2 Slams a mais que Nadal, fora o tempo que o sérvio se estabeleceu no topo do ranking.
É mais fácil debater quem é o terceirão: Federer ou Nadal.
opa, mais difícil***
Permita-me respeitosamente discordar um pouco de vc caro Jonas. Não se trata de uma diferença de apenas 2 GSs para o Nadal (de longe o maior rival do Sérvio e para mim o segundo maior da história). Tem uma diferença de mais 7 ATPs Finals, umas 200 semanas a mais no topo do ranking, vencer todos os Master 1000 (mais de uma vez) entre alguns outros feitos (recorde de pontuação no ranking, finais, etc…)
Parafraseando o Wawrinka “a diferença é enorme”.
Então concordamos, meu caro. É uma distância absurda para um rival geracional do sérvio e que merece respeito, Rafael Nadal, abs!
O Nadal nem tem finals
Por isso é um debate mais difícil, eu considero Federer maior que Nadal, porém o espanhol foi um tenista mais impressionante que o suíço, teve feitos mais pesados.
Verdade, Djokovic foi o melhor da história em colecionar títulos e superar recordes.
não adianta o Wawrinka chorar… Federer é o GOAT do tênis, é consenso entre todos os principais analistas do mundo e ponto final. Isso já é assunto encerrado.
O Wawrinka não chorou em nenhum momento. Ele nem citou o seu compatriota que fez parte do Big 3. As fãs do Federer só conseguem falar que o suiço é o GOAT, explicar não conseguem. Na verdade, quando tentam explicar costumam passar vergonha, por isso que nem tentam.
Escrevi errado. Correção: Os fãs do Federer………..
Encerrado apenas para você.
Fica triste não kkkkkkkkk
Sim, Federer foi o melhor tenista da história.
Só não comprovou dentro de quadra
Comprovou sim. Só foi superado em números por Djokovic por ter enfrentando problemáticas diferenciadas que afetaram seu rendimento como: ser um tenista em formação para o tênis rápido em que Pete Sampras reinou, ter optado por uma raquete com rendimento de menor nível para o saibro e ter uma pressão imensamente superior em sua carreira em relação a Nadal e Djokovic.
Deu sono…
Problemticas diferenciadas que afetaram seu rendimento…..
O primeiro problema que ele enfrentou na carreira tinha nome e sobrenome:
Rafael Nadal. O H2H entre eles chegou a ser de 9 x 20 contra o suíço.
O segundo, o qual demorou um pouco mais do que o Nadal para chegar ao auge, chama-se Novak Djokovic.
Problemas aparecem no nosso caminho, (de todos nós), ou superamos ou sucumbimos diante deles.
O Roger Freguêser é o maior do mundo em perder Finais de Wimbledon para o GOAT Djokovic… Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ele tem mágoa enrustida do Federer. Ficou sempre no ostracismo, além de perder muito pra ele
Perdeu muito mesmo. Jogou 5 finais de slam e ganhou 4 + 3 vitórias em finais de atp finals.
Sim, inclusive depois que Federer encerrou a carreira certamente não pôde mais dar atenção a ele como acontecia antes no circuito. Mas fica a história. Fizeram uma campanha juntos na Davis que certamente bateu recorde de audiência. Eu mesmo assisti todos os jogos.
Deve estar errado, não entende nada de tênis!!!
Esse aí não volta pra Suíça.
Existem muitas opiniões pelo mundo afora, mas aqueles que se baseiam nos fatos concretos que são os resultados, chegam na mesma conclusão de quem foi o melhor tenista da história. E o detalhe é que Wawrinka nem citou o seu compatriota membro do Big 3.
Pouco se falou sobre o Wawrinka em comparação ao Big 4, mesmo no seu auge. Um tenista espetacular que acabou jogando na mesma época dos 3 maiores da história. Se aumentarmos o chamado BIG 4 para um Big 5 daquele período, certamente ele seria o quinto elemento. Lembrando aqui que destes 4 (excluindo o Djoko, é claro), ele já é o segundo a citar o Djoko como o maior da história, o primeiro foi ninguém menos que Rafa Nadal.