Rio de Janeiro (RJ) – Único brasileiro que superou a estreia na chave principal do Rio Open, o carioca João Fonseca não foi muito mais longe do que seus compatriotas. Nesta quinta-feira, ele até largou na frente do peruano Ignacio Buse e venceu o primeiro set, mas perdeu rendimento e abusou dos erros para levar a virada com o placar final de 5/7, 6/3 e 6/4.
A agressividade do brasileiro de 19 anos não lhe rendeu frutos, terminando a partida com apenas seis winners a mais do que o rival (36 a 30) e quase o dobro de erros não forçados a mais (43 a 24). Do outro lado, Buse mostrou força quando acuado, salvando oito dos nove break-points que encarou no decorrer da partida.
Será a segunda vez de Buse, atual 91º do mundo, nas quartas de final de um torneio ATP, repetindo o feito de Gstaad no ano passado, quando foi até a semi e perdeu para o argentino Juan Manuel Cerúndolo. Desta vez seu adversário será o vencedor da partida entre o italiano Matteo Berrettini e o sérvio Dusan Lajovic.
Ignacio Buse gelado e decisivo no 3º set pra completar a virada 🥶🥶🥶
Quartas de final no Rio para o peruano, que agora tem o finalista de Grand Slam Matteo Berrettini pela frente! 👏#RioOpenpic.twitter.com/Db5EQIEcGa
— Rio Open (@RioOpenOficial) February 20, 2026
Fonseca teve um começo de partida um pouco reticente e enfrentou break-points em seus dois primeiros games de serviço, mas jogou bem nos momentos de pressão e se salvou, evitando a chance de quebra que cedeu no segundo game e as duas no quarto. Depois disso, o carioca entrou no jogo e controlou mais as ações.
No quinto game, ele teve seu primeiro break point. Porém, a quebra veio apenas no 11º, quando pressionou Buse com bolas profundas de devolução e conseguiu 0-40. O peruano salvou o primeiro dos três break-points seguidos, mas sucumbiu no segundo e Fonseca largou na frente abrindo 1 a 0.
Após vencer o primeiro set, Fonseca pareceu que iria deslanchar no segundo depois de voltar a pressionar o saque de Buse no game inicial. Só que o peruano desta vez conseguiu sair do buraco e se safou de um 0-40, muito com a ajuda do carioca, principalmente no primeiro break-point, jogando longe uma tentativa de winner de forehand.
Fonseca passou a se apressar com os golpes e abusou dos erros, principalmente com a direita, que ficou desregulada até o fim da parcial. Para piorar, ele perdeu o saque no segundo game e não teve mais chances de incomodar Buse, que empatou a partida e levou a definição para o terceiro set.
Na parcial decisiva, o jovem carioca seguiu descalibrado e cometendo muitos erros com o forehand. Uma quebra de zero no terceiro game foi decisiva. No oitavo game, Fonseca mais uma vez não aproveitou um 0-40 de Buse com o saque e a partir de então o peruano administrou a vantagem e garantiu a vitória.













Um dos jogadores mais limitados intelectualmente q eu já vi em quadra. Um jogador incapaz de ler um jogo. Perdeu para um cara q tem uma direita pior, uma esquerda pior e um saque pior. Melhor ir para universidade americana mesmo e tentar ser um aluno melhor antes d ser jogador
Na época questionei essa decisão do João Fonseca que era melhor ter ido para College, depois seguir no circuito com outra postura. Mas galera e João se empolgaram rápido demais.
Quase fui crucificado aqui…
Concordo em número, gênero e grau.
É uma boa.
Pelo jeito vc não entendi nada de Tennis. Pode anotar, esse peruano vai ser top 20 esse ano.
Numa das entrevista disse que o Buse por ser zebra jogava mais leve, tomou a resposta!
Ano que vem tem que ir jogar esses atos fora nesse período…não tem cabeça pra jogar no Rio de Janeiro não…segundo ano seguido que perde por não saber controlar os ânimos…vao me criticar …mais é só pegar lances do jogo …
Ele não tem cabeça pra jogar em lugar nenhum! O psicológico dele é de amador.
Frustrante, fiquei até o final e a impressão que deu é que a energia acabou já na segundo set. Balde de água fria. Deveria pedir convite para Acapulco.
Fraquíssimo essa nossa maior esperança do tênis brasileiro, vergonhoso esse menino, só ganho ontem pq pegou Monteiro em fim de carreira, melancólico esse jogador.
Meu hahaha Fraco? Limitado?
Ele com 19 anos já teve mais sucesso na profissão dele do que a maioria das pessoas.
tá… tá… mas todos endeusaram o cara (todos incluindo a mídia, por conveniência marqueteira, como agora tbm fazem com a Eala… um produto fácil de “vender” )
Tratar um atleta como Super-star quando ainda tá aparecendo, dá nisso.
Corrigindo: Monteiro não tá em fim de carreira. Tá num momento ruim da carreira.
João ganhou do Monteiro porque tem um nível de jogo maior. Mas o momento do Fonseca é péssimo.
Fraco demais. Já foi superado e muito pelo Tien.
Incrível, vcs acham que ele iria ser campeao de todos os torneios? Entao ele é fraco? Top 40 com 19 anos.
Vamos aguardar mais 3 anos pra concluir algo. Incrível a capacidade zero de análise de vcs que nao devem jkgar tenis, só assistem e criticam
Fiasco.
Olha no espelho. E repete 3x a palavra. Vc vais ser uma pessoa melhor.
Não estou a desmerecer o jogador..apenas , para as expectativas criadas…foi um fiasco. Relaxa.
exato. Algo similar está ocorrendo com a Eala
Fiasco é fantasias prematuras (feitas por interesses do marqueting que precissa de vender produtos fáceis de serem assimilados, principalmente quando existem consumidores ufanistas carentes de ídolos nacionais. Isso só prejudica ao próprio atleta quando aparecem os percalços naturais da vida).
Triste, esta é a segunda vez que Buse passa da primeira fase de um torneio ATP, Jogou tranquilo hoje.
Frustrante, precisa rever essa queda de rendimento. Talvez deva se inscrever para Acapulco para pegar ritimo de partidas em quadra dura. Incide ano ruim!
Péssima partida em termos táticos do João. Levou uma aula de contra ataque de direita e não soube sair da armadilha do Peruano na esquerda dele. De preocupante achei a movimentação de pernas dele muito ruim, pior até que na partida que perdeu do Tabilo.
Normal, segue o jogo. Vamos para o próximo!
péssima derrota do João fonseca ,ainda com problemas para escolher jogadas ..está sem definição de jogo !!!! ,, monteiro deve está chateado…. pois fez jogos complicados no quali e venceu !!!! ,em quanto que a única vitória do fonseca durante o ano . foi sobre ele mesmo ….terrível isso!!!! kkkk e essa torcida tem que parar de comemorar o vento !!!!! ficar fazendo barulho contra adversário na dupla falta coisa feia … ficar gritando joão fonseca o tempo todo nao está ajudando em nada… e ainda atrapalha o égo do menino kkkkk !!!!
Que partida pífia do Fonseca. Perdeu para um jogador que apenas passa a bola p outro lado, muito comum. Preocupante a apatia de jogador de apenas 19 anos. Vai ter treinar muitoooo. Lembro quando o Fonseca perdeu para o Alex De Minour, um tal de André Borges falou que o Fonseca era um fenômeno e de Minour um jogador medíocre. De Minou é TOP 10 regular, tem tempo que está lá. O Fonseca tem kilometros de distância p alcançar esse patamar
O Alex de Minaur nasceu em 17/02/1999 e o João Fonseca em 21/08/2006. Então, a sua comparação é descabida nesse momento.
Fonseca eh um fenômeno, de Minour eh um jogador medíocre, de Minour eh um top10 regular (ainda que medíocre) e Fonseca tem km de distância para alcançar esse patamar (ainda que fenômeno). Não sei qual sua dúvida, se precisar posso te ajudar explicando com mais detalhes, talvez desenhando.
Vc está de brincadeira. Aguardemos. Fenômeno é Nadal, Federal, Djokovic, Alcaraz e Sinner.
Fenomeno???Muito muitissino longe disso!!
Fonseca foi longe até demais para um jogador que “só” tem um bom saque e porrada de direito. É novo e pode evoluir, mais vai precisar de mais se quiser uir mais longe.
Não sei oq houve com o Fonseca, o cara simplesmente morreu desde o 2 set, tentou dar uma reagida no final, mas não deu
Sentiu um peso a mais nas costas? Não sei…
Inacreditável, uma partida na mão, achou que já estava ganho, teve 0 a 40 no saque do Peruano e não aproveitou, alias duas vezes teve 0 x 40. Como diz o velho ditado quem não faz toma rsrsrsrs
João precisa rever o treino físico do zero. Lento, desmotivado, com uma devolução de saque bem pobre e com farol baixo em quase todo o instante, além disso, ficou provado o garoto não tem feeling para saibro, afobado demais, e pouco resistente a trocas longas, seus maiores feitos devem ser nas quadras indoor e duras em condições mais rápidas. Ademais, segue com um baixíssimo aproveitamento dos break points gerados, precisa rever isso, não dá para queimar bola em todo break point ou so devolver para a quadra adversária, tem que ter um plano tático bem claro nos break points (isso envolve saber o comportamento habitual do adversário enfrentando break points e como você se sai bem em tal situação).
Um ATP 500 esvaziado era a grande chance de subir no ranking maa infelizmente faltou tênis hoje e Buenos Aires. Torcer p que ele possa evoluir mas sem oba oba, com os pés no chão
Verdade. Só tinha cachorro morto nesse ATP e o cara ainda conseguiu cair na segunda rodada.
Sem apelar para o emocional, o peruano surpreendeu. Agressivo, direita pesada e muita personalidade nos momentos decisivos (algo que é marca registrada do Fonseca também). Não tinha nada a perder e demonstrou muita frieza nos BPs.
O João pegou um tenista sólido e se atrapalhou.
Perfeito. Abs !
Uma vez mais a pressão por jogar em casa e a gigante expectativa em cima dele fizeram o JF travar na hora da onça beber água. Muito pior seria se o Marcondes tivesse ganho do Buse e o João viesse a perder do Igor! Segue o baile.
Papo furado. Perdeu para um jogador comum. Bola pesada, conta outra. Deve ter assistido outro jogo.
Que piada.
Corretíssimo comentário! Esse Buse é um excelente tenista. Venceu o melhor obtem.
Como diz Téo José: “não, não é assim João!” Já tava com receio, tava ficando fácil demais sem tantos adversários, prato cheio pra jogadores desconhecidos! Vou ter que deixar meus exames cardíacos em dia, não vai ser fácil esse ano! Bola pra frente JF, muito chão ainda no ano!
Jogo a se esquecer. Horrível, errou demais.
João Fonseca sinceramente decepcionante há um tempo já,a torcida já tá cansando dele,há muito tempo não faz uma campanha decente,uma campanha do tamanho do seu ranking,tá complicando demais
Em relação aos brasileiros de simples os que enfretaram jogadores de melhor ranking depois do quali não conseguiram as vitórias,mas lutaram e venderam caro,deixando uma boa impressão
Não se pode dizer o mesmo de João Fonseca,pegou dois adversários de pior ranking e sofreu nos dois jogos,perdendo para o estrangeiro,péssima impressão
Parabéns ao peruano,venceu 2 brasileiros na casa deles,e foi bem,show dele,logo passará Fonseca no ranking,já que ele está em queda livre e Buse em ascensão
Duplista nato, vai perder muito insistindo em jogar simples. Para o pessoal que me malhou ontem fica a lição. Existe uma diferença entre assistir tênis e entender tênis.
Então é melhor focar nas duplas? Tentar jogar simples junto? ou focar 100% nas duplas?
Pra tudo se acabar na quinta feira
Partida vergonhosa do João hoje. Para mim a pior derrota de sua carreira até aqui. Sinal de alerta ligado, o desempenho físico está patético!
Peruano entrou mal no segundo set João não aproveitou, não aproveitou as chances de quebra e aí perdeu pra um jogador mediano que não é nada disso que o emocionado comentarista quis passar simplesmente ele não foi exigido. Torcer pra que o nosso garoto melhore principalmente saque e a direita que e seu forte.
A evolução dele realmente estagnou, no mesmo dia que o Mensik ganha do Sinner, ele perde pro Buse, não vou dizer que não tem mais jeito, porque o Fonseca é jovem ainda, mas que tá ficando um pouco mais difícil de acreditar é fato. A parte física e a movimentação dele estão bem ruins ainda, e a esquerda também.
sim. espero que o mensik receba a atenção que queria, tadinho
O João continua lento e com muitas dificuldades em corrigir bolas difíceis.
Sua devolução não é condizente com sua posição no ranking. As vezes ele devolve segundos serviços (lentos) com slices o que, na minha opinião, não faz sentido algum. Ele precisa estar bem posicionado para rebater bem mas, uma vez que ele demora a reagir e tem uma movimentação lateral fraca, até bolas que deveriam ser faceis se tornam difíceis. Sendo ele tão jovem, era de se esperar mais velocidade e energia. Ele não está evoluindo nada. Na verdade, está em queda livre. Precisa entrar mais no circuito, jogar mais, enfrentar os grandes.
400 erros não forçados,erros infantis e preparo físico pifiio….tô achando q o JF é o maior fogo de palha….ainda nao jogou em 2026…uma pena
Parece que tá sendo preparado pra ser o Wild 2.0.
Pois é enquanto isso o learner Tien segue avançando em todos os torneios que disputa, João Fonseca é jogador comum. Muita mídia pra pouco tenis
É exatamente o que penso também.
Que inicio de ano e’ este minha gente? Alguem poderia me explicar. Estou confuso e congelado com tantos baldes de agua fria neste Rio open. Depois do 0/40 do segundo set, nosso Jao baixou a cabeca e foi so’ jogo feio. Fiquei triste. Sera’ que consegue jogar a dupla?
Se tivesse um pouco de dignidade, desistia das duplas, porwue com esse marasmo, vai é atrapalhar o outro.
Parecia outro tenista em quadra, deu um apagão total…
Isso q dá gerar tanta expectativa! Diziam q ele seria o novo Guga! Rsrs
Alguém consegue ver João sendo bem sucedido em majors melhor de 5 sets,vide desempenho físico do garoto?kkkk.
Incrível os jogadores da mesma safra do João estão fazendo bonito e voando, tanto Learner Tien como o Mensik, acho que o João precisa urgentemente rever sua equipe e mudar seus planos de trabalho, antes que aconteça o mesmo que aconteceu com a Bia.
JF vai ter de suar muito pra ter a carreira que a Bia teve.
Nem tanto. Os maiores títulos da Bia são 2 atp 500 e um 750 que não existe mais. O João ja tem um 500 e um 250.
Os responsáveis pela parte física estão deixando muito a desejar, e o corpo técnico/tático foi pífio hoje, em semana de carnaval o João tomou um samba do peruano.
Concordo que talvez esteja na hora de trocar a equipe técnica.
Acho que o pessoal precisa pra ontem para com expectativa de “um novo Guga”, lembro só do Barrichello que colocaram tanto “um novo Senna” nele quando não vingou virou piada aqui… se o João chegar a ser um nível Rublev da vida já será um senhor feito e será fácil o segundo maior tenista da história do país.
Rublev pode vir a ser um ótimo parâmetro para o João. Bom saque, excelente direita e só.
Um balde de água fria e um grande sentimento de frustração. Fonseca tem golpes potentes e um bom potencial, mas toma péssimas decisões, com muitos erros não forçados e muita pressa pra definir os pontos, entregando muito ponto de graça para o adversário. Além disso, sua movimentação lateral é sofrível, chega sempre atrasado quando o adversário consegue balançar ele um pouco. Buse é bom jogador e foi firme, mas foi apenas consistente e colocou sempre mais uma bola pro outro lado. Muito decepcionante esse início de temporada do Fonseca. Chegamos em março e ele tem somente uma vitória, contra o 208 do mundo. Perdeu para jogadores entre 70 e 90 do mundo, não foi para TOP20, jogadores que nesse ranking ano passado ele vencia 4 em cada 5 jogos. Não evoluiu de uma ano para o outro, pelo contrário. Muito trabalho pela frente para capturar todo o potencial que tem.
Exato. O Fonseca vai precisar aprender a jogar no saibro, trocar as bolas com paciência, forçar o erro do adversário. Do contrário, é melhor focar no piso rápido e esquecer o Rio open. Já o Buse eu considero com grande potencial. Ontem não colocou só a bola do outro lado, soube ler a partida, a força movimentação do Fonseca e sacou muito, muito mesmo.
Fonseca jogou mal, apático, sua movimentação é fraca, erra muito, não consegue fazer trocas de bola, muito afobado, quer dar porrada o tempo inteiro e comete muitos erros. Os top 10 erram pouco. O Mensik deu uma aula de tênis no Sinner, só comparando.
Péssima atuação em todos os sentidos. O saque estava ok e o forehand tbm. O resto, um desastre. Backhand horrível, movimentação lateral lentíssima e QI de jogo negativo. A essas alturas, jogando em casa contra o 91o do mundo, era obrigação do João achar maneiras de vencer mesmo num dia ruim. É emblemático isso ocorrer no dia em que Mensik e Fils, seus adversários de Next Gen, chegaram juntos para disputar semi em Doha, sendo que o tcheco venceu “somente” o Sinner. O jogo do João piorou e só um fanático não vê isso. Eu já tenho dúvidas sobre o teto dele. Este era um ano de afirmação. Ano para ganhar 35 a 40 jogos, uns 2 ou 3 títulos, chegar em semi ou final de M1000 e se firmar ali no top 15. Essa seria a curva de evolução de um futuro perene top 5. Com o jogo nesse nível não está parecendo plausível.
Excelente comentário, Tomé. Faço das suas as minhas palavras.
Incrível como ele não é nem sombra daquele jogador que ganhou Buenos Aires e Basel. Parece ter regredido em todos os aspectos de seu jogo. Realmente muito difícil de entender o que está acontecendo…
…quem sabe o príncipe virou um sapo…
Frustrante!
Não vi a entrevista ainda, mas já sei que vai jogar a culpa no nervosismo… é sempre assim
Ah, mas só tem 19 anos! Ah, é muito jovem, e logo logo dar a volta por cima! Ah, é porque no Brasil ele joga sob pressão! Chega de tantos “ahs”! A grande realidade, é que ele é apenas mais um “fogo de palha”, que muito em breve ficará só em mais uma promessa frustrada! Talvez a mais frustrada de todas, porque se esperava muito dele. Óbvio que vou torcer pra que ele supere tudo isso, mas esse início de ano tão decepcionante, me leva a refletir e não criar mais tantas expectativas. Outra coisa, esse treinador também não tá ajudando. Alcaraz foi muito criticado porque trocou de treinador, mesmo sendo Top 01. Mas ele sabia que pra se manter no topo, precisava de um treinador que lhe desse mais segurança. Só lembrando que João começou o ano na 24ª posição no ranking, e agora vai sair do top 40. Quem diria que o cara que foi convidado pra um torneio de exibição no final de 2025, com o Alcaraz, chegasse a esse ponto antes de se completar 2 meses de 2026, hein?
Essa cara é uma mentira que a mídia produziu……e o povinho acreditou…. afffffff
Fonseca teve uma grande chance no 0-40 no começo do segundo set, ali não só não quebrou, como deixou o Buse assumir muito a frente. Não se recuperou no segundo set, e já no terceiro me parecia muito cansado.
Acho que a questão física está afetando muito, pois ele tem que compensar muito na técnica, o que gera pressão e necessidade para sempre jogar no limite.
Mesmo assim, temos que lembrar que ele tem 19 anos, então oscilações vão acontecer. Resta torcer pro jogo virar em breve.
Mensik e Tien já estão anos-luz à frente.
O próprio Buse declarou, após a partida, que perguntou na rede para o João se ele estava com dor nas costas, rs. Também deve ter estranhado a bisonha queda de rendimento do Fonseca.
Sempre bom ver surgir um garoto talentoso, seja brasileiro ou não. Parabéns ao peruano, e para o brasileiro… esquece
Ai ai ai… Assim fica difícil defender..
O peruano quase perdeu do Marcondes.
Início de temporada tenebroso, parecendo a da Bia do ano passado e deste ano.
Enfim, vamos aguardar a temporada americana no hard. E torcer, mas com uma pulga atrás da orelha…
Será que não está na hora de trocar a equipe técnica?
A instabilidade é normal para a idade, mas parece que o João está andando para trás.
Tá estranho.
A partir do segundo set, a energia do João caiu drasticamente. Ele começou a chegar atrasado nas bolas laterais de ambos os lados, a bola dele passou a andar bem menos e o número de erros não forçados foi assustador! Esse problema não é novo, ele tem que rever urgentemente a preparação física se quiser subir no ranking.
Aula de humildade do peruano.
João não está bem desde o 2º semestre do ano passado. Esse ano já estamos no fim de fevereiro e sua temporada ainda não começou…
Os torcedores brasileiros estão completamente iludidos com o Fonseca. Não se pode fazer nenhuma crítica ao jogo dele, que os torcedores usam sempre o argumento de que “perder é normal”, e João “é jovem e tem golpes fortes”…
O jogo do Fonseca tá totalmente desbalanceado. Ele parece entrar em quadra sem nenhum plano de jogo além de dar pancada de direita. Sua devolução tá ruim, sua movimentação tá pesada, seu saque não tá fazendo diferença, e seu Forehand tá descalibrado (errando muito).
João hoje tá jogando só com o nome. O marketing exagerado não tá fazendo bem pro rapaz. Eu diria até que seu ranking tá irreal, pois seu jogo hoje é de top 50 ou 60.
Tien está anos luz à frente do João no quesito “consistência de jogo”. A vitória sobre o Monteiro foi ilusória…e se o João não tivesse vencido aquele 1º set duro, a derrota poderia ter acontecido ali mesmo, na 1ª rodada.
Temos que torcer pra equipe do João aterrisar da Lua, e acordar pra realidade. Nosso melhor jogador tá perdido em quadra.