Mensik elimina Sinner em Doha e marca a maior vitória da carreira

Jakub Mensik (Foto: ATP Tour)

Doha (Qatar) – De volta ao circuito depois de abandonar o Australian Open por lesão muscular na região abdominal, Jakub Mensik já está na semifinal do ATP 500 de Doha depois de conseguir um grande resultado nesta quinta-feira. O tcheco de 20 anos e 16º do ranking eliminou Jannik Sinner, número 2 do mundo, com parciais de 7/6 (7-3), 2/6 e 6/3 em 2h11 de partida.

Esta é a nona vitória contra top 10 na carreira de Mensik e a mais expressiva em termos de ranking. A grande semana em Doha também faz com que o tcheco salte para o 13º lugar da ATP, além de disputar a 12ª posição com Casper Ruud, que joga em Delray Beach nesta semana.

Curiosamente, foi lá mesmo em Doha, há dois anos, onde Mensik chegou à sua primeira final de ATP. Agora, buscará a quarta decisão de sua carreira. Ele tem dois títulos no circuito, o Masters 1000 de Miami do ano passado, quando superou Novak Djokovic, então 5º do ranking, e o ATP 250 de Auckland no início da atual temporada.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O adversário de Mensik na semifinal desta sexta-feira será o francês Arthur Fils, de 21 anos e 40º do ranking, que venceu o tcheco Jiri Lehecka, cabeça 8 do torneio e 22º do ranking, por duplo 6/3. O histórico entre eles está empatado por 1 a 1. Fils tem três títulos e um vice e faz sua melhor campanha da temporada, recuperado de lesão nas costas.

Em um primeiro set inteiramente sem quebras, Sinner chegou a ter um 0-40 no saque de Mensik logo no começo da partida, mas não aproveitou nenhum dos quatro break-points que teve na parcial. Mensik, que teve apenas uma oportunidade de quebra, definiu o set no tiebreak, com dois pontos nas devoluções.

Sinner começou a segunda parcial salvando um break-point e depois não teve mais o saque ameaçado até o fim do set, conseguindo duas quebras para igualar a partida. Quando parecia que o italiano assumiria o controle das ações, o tcheco recuperou a vantagem no início do terceiro set para sair vencendo por 2/0. Mensik esteve à frente no placar o tempo todo no set decisivo e só enfrentou um break-point, conquistando mais uma quebra para definir a partida.

Subscribe
Notificar
guest
51 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Craig
Craig
1 mês atrás

# Feliz de ver minha previsão ir se concretizando de os jogadores começarem a achar o antídoto para o jogo chatíssimo do chatonildo do Sinner……
# Já com o arsenal do Carlitos, não tem antídoto, só se Carlitos se perder na vida pessoal mesmo rsrsrs
# E sim, não vai faltar o povo alfinetando o hype do Fonseca, enquanto Mensik tá se firmando cada vez mais…….

Artur
Artur
1 mês atrás
Responder para  Craig

Amigo, se nao me falha a memória vc e fã do djoko, certo? E vc acha o jogo do sinner chato?

Wanderson
Wanderson
1 mês atrás
Responder para  Artur

Os dois tem um jogo sólido de poucos erros, mas o Sinner ataca mais que djokovic.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Wanderson

Djokovic varia mais do que o Sinner. Mensik é bom jogador, espero que continue evoluindo.

Craig
Craig
1 mês atrás
Responder para  Artur

HAHAHAHAHA! Acho engraçado que vcs tem boa memória aqui :) Mas então, amigo, é diferente, saca?!?!? Virei torcedor de Djoko láaaa atrás quando o póbi era nada ainda, quando eu o vi como o único capaz de acabar com a hegemonia do Fedal. Então você vira fã e isso fica!!! Lembrando que lá atrás ele tinha um jogo gostoso de assistir, antes de se tornar mais burocrático, ou como ele mesmo fala, “ter criado uma fórmula para vencer”.

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  Craig

Mensik e Tien são de 2005 e o João de 2006.

Rankings do Mensik ao final da temporada e do João na mesma idade.

2025: No. 19 – ?
2024: No. 48 – 24
2023: No. 166 – 145
2022: No. 449 – 727.

Para Sinner e Alcaraz, o que realmente importa são os Slams. Ninguém consegue se manter no auge da forma o tempo todo.

Jose
Jose
1 mês atrás
Responder para  Craig

Tem razão… o jogo do Sinner, mesmo sendo vencedor, é chato… eu diria que é mesmo triste ….

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás

Esse vai ter a minha torcida após a aposentadoria de Djoko e já começa a dar sinais de que irá ganhar muitos Big Titles. Será mais um estraga festas assim como o goat foi com a dupla Fedal?
Go, Mensik.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Tomara!

Adriano Garcia
Adriano Garcia
1 mês atrás
Responder para  José Afonso

Tá com medo do que você chama de bovino quebrar os recordes do GOAT né ? É duro ter raiva de um cara tão quanto o alcaraz né? Eu sei já tive com Djokovic, aprendemos a respeitar e reconhecer seus feitos e reconhecer que até o presente momento ele foi o maior que pisou em uma quadra

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Adriano Garcia

Calma, mortadelo. Por enquanto tá beem longe pra inspirar medo, precisa “só” de 18 Slams pra quebrar o recorde principal, rs.

Ter um novo “Big 3” ou “Big 4” é uma torcida simplesmente por tornar mais interessantes os torneios, ao invés de ficar somente esperando pela mesma final de sempre.

Evandro
Evandro
1 mês atrás

E terá de vencer o n. 1 também, se quiser ser campeão. O problema dos dois torneios 500 da semana é esse. Lá, precisa vencer os dois primeiros do ranking. Aqui…

Ricardo
Ricardo
1 mês atrás

Maior vitória da carreira? Vencer o Sinner nas quartas de um ATP 500 é maior do que vencer o Djokovic na final de Masters 1000? Muda esse título…

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Ricardo

Está bem claro no texto que isso se refere ao ranking do adversário. E a ATP publicou seu artigo exatamente na mesma linha: https://www.atptour.com/en/news/sinner-mensik-doha-2026-qf

Licio Ricardo
Licio Ricardo
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Dalcim. Eterno respeito pelo seu trabalho e conhecimento como a maior autoridade jornalística do tênis brasileiro. Tal qual o repórter que menosprezou Djoko, quando lhe perguntou se nessa altura da carreira ele é o perseguidor de Alcaraz e Sinner, como era de Federer e Nadal, sem mencionar que entre uma dupla e outra existem 24 grand Slams, também foi menosprezo o título da matéria. Qualquer jogadro que vença Djokovic terá a maior vitória da sua carreira. Se a justificativa foi o Ranking, então não valeram de nada mais de 400 semanas de nº 1 do Sérvio. Se ele não é o melhor do tênis, como muitos torcedores dizem, não tem como ele não ser o maior.

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Licio Ricardo

Obrigado pelas palavras, Licio, mas os redatores de TenisBrasil têm total liberdade de abordar resultados e análises, já que são também profundos conhecedores do esporte. Não vi problema com essa abordagem, já que a própria ATP seguiu idêntico caminho. Claro que pode haver discordância quanto ao critério, isso faz parte do jornalismo e do esporte. Abraço!

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

O critério utilizado foi bem objetivo: posição no ranking na data do jogo. Sob esse parâmetro foi sim a maior vitória. A vitória sobre o Djokovic pode ser mais simbólica. No momento atual da carreira de ambos é mais difícil derrotar o Sinner.

Artur
Artur
1 mês atrás
Responder para  Ricardo

Coração, obviamente é a maior vitória em termos de ranking

Tobias
Tobias
1 mês atrás
Responder para  Ricardo

Fica de boas!

Nei Costa
Nei Costa
1 mês atrás
Responder para  Ricardo

Qualquer jogador que consiga vencer Djokovic, em qualquer fase de qualquer torneio, terá nessa vitória a maior vitória da carreira, afinal, venceu o maior tenista de todos os tempos.

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  Nei Costa

Essa é uma afirmação emocional. Tu estás ignorando o momento da carreira do italiano. O Djokovic não está mais no seu auge.

Marcos
Marcos
1 mês atrás

Esse duelará rapidamente com djoko, sinner e carlitos

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
1 mês atrás

Sinner passando dificuldades no circuito

Fábio S
Fábio S
1 mês atrás
Responder para  Luis Vanderley Santana

Voltar a perder para Djokovic foi péssimo para ele, pelo visto.

Wanderson
Wanderson
1 mês atrás
Responder para  Luis Vanderley Santana

É um momento de baixa confiança somente isso.

Davi Poiani
Davi Poiani
1 mês atrás

Sensacional a vitória do Mensik! É muito bom ver alguém jogar muito e conseguir vencer o Sinner na quadra dura. Digo isto não por ser um hater de Jannik. Mas pelo fato de isto ser algo saudável para o circuito. Se toda final for Sinner vs Alcaraz, haja obviedade e mesmice, por mais tênis que estes dois joguem.

Precisou do grande gênio Novak Djokovic para quebrar a hegemonia destes caras em finais de Grand Slam.

Torço muito para que alguns destes caras mais jovens aí subam o nível e “atrapalhem” um pouco a festa de Sinner e Alcaraz.

Daqueles jovens com maior potencial de chegar na briga, arriscaria 4 principais nomes: Mensik, Fonseca, Draper e Tien. Nem coloquei o Shelton e o Musetti aí pois os caras já chegaram ao top 10, embora ainda não tenham conseguido desafir o “Sincaraz”.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Davi Poiani

Bom comentário, Davi.

Wanderson
Wanderson
1 mês atrás

Esses bagres estão se aproveitando de um momento de baixa confiança de sinner, mas contra o Alcaraz não vão terem a mesma sorte.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Wanderson

Sinner não estava no auge?

Realista
Realista
1 mês atrás

Pena que ele se machucou na Austrália, eles se enfrentariam na semifinal lá.
Grande jogador o Mensik, mas temos que concordar que o Sinner está sem gás esse ano. O Carlitos Tevez Jr. se coloca cada vez mais para fazer o grand slam nesse ano.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Realista

Perder gás com 24 anos?

Kkkkk

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Realista

Ele só está sem gás quando perde.
Interessante.

Joaz Magalhães
Joaz Magalhães
1 mês atrás

Vitória de respeito do Mensik.

Evandro
Evandro
1 mês atrás

Como essa é a maior vitória da carreira dele, se ele foi campeão de M1000 em cima do Djokovic? Não seria essa a sua maior vitória?

Sebastian Sena
Sebastian Sena
1 mês atrás
Responder para  Evandro

Concordo com você

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Evandro

Sinner é o #2 do ranking.
Jamais havia ganhado de alguém acima do top5.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
1 mês atrás

O Fonseca tinha dito que o Mensik poderia fazer frente ao Sinner e ao Alcaraz.

MHermes
MHermes
1 mês atrás

O Mensik foi bem, mas achei bem dependente do saque, nas trocas de bola o Sinner acabou errando muito mais do que o normal, o Mensik não se movimenta tão bem, quero ver uma final entre ele e o Alcaraz pra ver se é tudo isso mesmo. Se ganhar, aí vou achar que é algo mais de verdade mesmo.

Fabio
Fabio
1 mês atrás

Se o Djoko ganha do Sinner, pq o Mensik não pode?

Sebastião Sena
Sebastião Sena
1 mês atrás
Responder para  Fabio

Verdade

Estefänio
Estefänio
1 mês atrás

E o Mensik que, aos 20 aninhos é n. 16 do mundo!??? E sem a Faria Lima pra ajudar.

Marcelo Corrado Krebs
Marcelo Corrado Krebs
1 mês atrás

Que continue perdendo o italiano insosso.

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
1 mês atrás

Será esse o 3º que falta pra formar o novo big three?

Josue
Josue
1 mês atrás

A anos luz a frente do nosso.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás

Sinner fica fragilizado sem as paradinhas rs

Paulo Justos
Paulo Justos
1 mês atrás

Como a vida é uma roda da fortuna. Neste período do ano em 2025 o Sinner parecia imbatível enquanto o Carlos estava lutando para se encontrar, agora a fase se inverteu.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
1 mês atrás

Que vitoria. Mensik é um belíssimo jogador. Talvez bata TOP10 este ano. Semifinal de novos jogadores, Mensik e Fils, os melhores da geração 2005 e 2004, respectivamente

Ernani chaves
Ernani chaves
1 mês atrás

Dalcim, esperando ansiosamente sua análise do jogo do João ontem!

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Ernani chaves

Demorei um pouquinho, mas coloquei no ar logo cedo, Ernani.

Sebastião Sena
Sebastião Sena
1 mês atrás

Discordo do autor da matéria que foi a maior vitória da carreira, a maior vitória foi ganhar o Master 1000 de Miami e de ninguém mais ou menos que Djokovit.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás

Quer dizer então que Mensik derrotou o Jannick Sinner?
Aquele que Monsieur Mouratoglou afirma que é melhor que Djokovic em qualquer tempo?
E Mensik não é o mesmo que venceu Djokovic em 2 tie-breaks ano passado?
Gira roda, gira…
Nesse caso, Jacub Mensik é melhor que os dois então.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.