Doha (Qatar) – Campeã do Australian Open, a cazaque Elena Rybakina vinha de nove vitórias seguidas até cruzar com a jovem Victoria Mboko nesta quinta-feira. Em duelo válido pelas quartas de final do WTA 1000 de Doha, a canadense levou a melhor, triunfando com parciais de 7/5, 4/6 e 6/4 para encerrar a invencibilidade da número 3 do mundo.
A canadense de 19 anos dá um passo enorme para fazer sua estreia no top 10. Ela está subindo provisoriamente do 13º para o décimo lugar no ranking, atingindo a melhor marca da carreira, mas ainda pode ser superada se perder na próxima partida e a tcheca Karolina Muchova terminar o torneio com o título.
“Esta semana está sendo insana. Eu não esperava um resultado assim. Estou pensando em um dia de cada vez. Foi uma grande partida contra a Elena, ela está em ótimo momento, então é uma honra dividir a quadra com ela e espero jogar com ela mais vezes”, disse Mboko na entrevista em quadra. Ela marca sua segunda vitória em quatro jogos contra Rybakina no circuito profissional.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Para garantir sua vaga entre as 10 melhores do mundo sem depender de ninguém, Mboko precisa vencer a imprevisível letã Jelena Ostapenko, que abriu o dia na quadra central batendo a italiana Elisabetta Cocciareto em sets diretos, com o placar final de 7/5 e 6/4. Será a primeira vez que as duas medirão forças pelo circuito profissional. Ostapenko, de 28 anos e 24ª do ranking, busca sua terceira final em Doha e a segunda consecutiva. “Acho que ela jogando muito bem durante toda a semana e vou precisar do meu melhor tênis”, avaliou a canadense.
Calm, cool, and collected 😮💨
Vicky Mboko takes out Rybakina on her fourth match point 🦾 #QatarTotalEnergiesOpen pic.twitter.com/6LsxqzdzYs
— Tennis Channel (@TennisChannel) February 12, 2026
Apesar dos 11 aces de Rybakina no jogo desta quinta-feira, Mboko criou 12 break-points diante da cazaque e conseguiu seis quebras, permitindo cinco quebras à sua adversária. Rybakina fez mais winners, 34 a 33, e até cometeu menos erros, 38 contra 41.
No primeiro set, a canadense também mostrou poder de reação, já que estava perdendo pro 5/3 e fez quatro games seguidos. Ela recebeu atendimento para o punho direito no intervalo entre os sets.
Rybakina reagiu na segunda parcial, com duas quebras e enfrentando somente um break-point. Ela fez cinco aces no set. A cazaque esteve muito próxima de consolidar a virada e chegou a liderar o último set por 4/2, mas Mboko devolveu a quebra no oitavo game e venceu os últimos quatro games da partida.











Que maravilha ver essa rápida ascensão dessa garota. Joga o fino o tênis com uma frieza glacial.
Parabéns, Vitória, por essa bela vitória!
Essa canadense é diferenciada. Chegou p ficar.
Gosto do jogo dela, muita personalidade.
Essa lindinha vai dar o que falar.
Certamente!!!
já está dando….
Ela e Mirra Andreeva são promissoras que viraram realidades superlativas, de verdade…. o restante (por exemplo Eala e JF) são palavras que o vento vai levando…
Ainda tem a Iva Jovic de somente 18 anos
Conforme previsto, um jogo muito disputado….bela vitória da Mboko. Mas ainda aposto na Ostapenko campeã. Vai ser um duelo bem equilibrado….final antecipada.
Final antecipada foi ontem (x Rybákina)