Cluj-Napoca (Romênia) – Em temporada de despedida do circuito profissional, Sorana Cirstea teve a oportunidade de conquistar o título e venceu o WTA 250 de Cluj-Napoca, em quadras duras e cobertas. A romena superou na final deste sábado a britânica Emma Raducanu por 6/0 e 6/2 em 1h03 de partida.
Este é o quarto título de WTA na carreira de Cirstea, que havia vencido pela última vez em agosto do ano passado, em Cleveland e disputou sua oitava final no circuito. Ex-número 21 do mundo, a atual 36ª do ranking recupera cinco posições. Ela soma 250 pontos na WTA e recebe o prêmio de US$ 37.390.
Na cerimônia de premiação, o troféu foi entregue pela ex-número 1 do mundo Simona Halep, que encerrou sua carreira profissional na edição passada do torneio romeno. Cirstea também foi homenageada, em vídeo com imagens de sua carreira. A campeã se torna a primeira tenista da casa a ser campeã na Transilvânia em seis edições do evento.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Vou me despedir do tênis no final deste ano e me aposentarei uma pessoa feliz e isso graças às lembranças que vocês me proporcionaram esta semana em Cluj”, disse Cirstea na cerimônia de premiação. “Este é um torneio maravilhoso, o melhor WTA 250 e um dos melhores do circuito”, acrescentou à romena, que também desejou a Raducanu que retorne a Cluj e conquiste o troféu no futuro.
Vice-campeã em Cluj-Napoca, Raducanu disputou a primeira final desde o título do US Open em 2021. A britânica de 23 anos e número 30 do ranking recebe 163 pontos e o prêmio de US$ 22.125. A ex-top 10 sobe para o 25º lugar. Ela também tem relação com a Romênia, terra natal de seu pai.
“Eu me senti verdadeiramente jogando em casa! A torcida me ajudou a me qualificar para a final”, disse Raducanu. “Lamento não ter conseguido dar o meu melhor hoje. Mas parabéns também à Sorana, que teve uma semana incrível. Faz uns 4 ou 5 anos desde a minha última final. Significa muito para mim. Estou muito feliz por ser aqui em Cluj”.
Domínio desde os primeiros games
Em quadra, Cirstea não demorou a abrir vantagem e também aproveitou o fato de Raducanu já ter sentido um desconforto no ombro na semifinal contra Oleksandra Oliynykova na última sexta. A romena conseguiu três quebras no primeiro set e não enfrentou break-points.
Cirstea também abriu 2/0 na segunda parcial, cedeu o empate na sequência. Mas a instabilidade de Raducanu no saque e nos ralis de fundo permitiram à tenista da casa recuperar a vantagem e definir a disputa em sets diretos. A romena fez 20 winners contra 8 e cometeu 19 erros contra 36 da britânica.










É o primeiro título romeno nesse torneio,e primeiro vice britânico tb
Jogando como ela está, é um desperdício se aposentar este ano. Além de embelezar mais o circuito!
Tem razao! Alem de talentosa é Linda demais!!!
Primeiro vice de Emma em quase cinco anos… rsrsrsrsrs…
Que coça, que surra, que tremendo atropelo Emma Raducanu levou de Sorana Cirstea nesta Final que mais pareceu jogo de “primeira rodada”!!!
Pois é…Raducanu não enfrentou nenhuma jogadora do top 90 para chegar à final, já que as melhores que não descansaram essa semana jogaram em Abu Dhabi.
No fim, quando enfrentou uma top 40 em vias de se aposentar, levou uma surra. Mas não me iludo. O hype continuará.
Ela estava com um desconforto no ombro. Isso deve ter atrapalhado-a.
Cirsteia joga muito. Tem um tênis completo. Fica abaixo das tops apenas por causa da potência dos golpes. Interessante que anos atrás ela teve uma baixa na carreira jogando apenas torneios pequenos. Porém nos últimos anos voltou ao seu melhor nível.
Deu a lógica. Eu tinha tanta certeza de que a Raducanu ia perder que até apostei nisso, mas fui gananciosa e quis fazer várias apostas ao mesmo tempo kkkkkk. Resultado: quem eu esperava que não fosse pipocar acabou pipocando T_T
Mulher demora 5 anos para chegar numa final, quando chegou tomou 6×0, 6×2, inacreditável!
A bela romena, de clássica beleza, vai encerrar a carreira em grande estilo. Jogando bem e ganhando título. Parabéns, Sorana! E muito obrigado!
Sim, ela é linda mesmo.
As duas que fizeram essa final são.
Já a Raducanu, parece o extremo oposto da nossa Bia. Enquanto a brasileira não troca o técnico de jeito nenhum, a inglesa troca um a cada semana….rs
Raducanu devia investir no romance com o Alcaraz porque jogando tenis tá difícil pra ela.
Carlitos não gosta hahaha
É verdade isso? Como você sabe??
hehe Elielton e Wanderson, pior que é sim, e honestamente nem curto ser spoiler, prefiro que esse post fique bem escondido aqui…. Longa história como fui sabendo, mas resumindo, parece que isso é super de boas com ele e a família e até com alguns do circuito. Carlitos quando novinho tinha até uns trejeitos e aparentemente foi treinado para perder isso e evitar que chamasse atenção e tirasse o foco do tennis dela na mídia.
Ué como tu sabe, Tu tá stalkeando o cara agora?
hehe Elielton e Wanderson, pior que é sim, e honestamente nem curto ser spoiler, prefiro que esse post fique bem escondido aqui…. Longa história como fui sabendo, mas resumindo, parece que isso é super de boas com ele e a família e até com alguns do circuito. Carlitos quando novinho tinha até uns trejeitos e aparentemente foi treinado para perder isso e evitar que chamasse atenção e tirasse o foco do tennis dela na mídia.
6×0, 6×2???
Raducano segue escalando o ranking, apesar da derrota.
Não é Raducano, é Raducanu.
Não é mesmo Tigre, afinal de contas, são quase cinco anos sem ganhar nada …
Foi uma bela final.
Literalmente
Acho muito bonito quando tenistas declinam do inglês e se pronunciam fazendo uso de sua língua-mãe…