Melbourne (Austrália) – Em duelo entre dois nomes da nova geração do circuito, o espanhol Rafael Jodar conseguiu sua primeira vitória em Grand Slam ao superar o japonês Rei Sakamoto na estreia do Australian Open por 7/6 (8-6), 6/1, 5/7, 4/6 e 6/3 em partida com 3h51 de duração. Os dois jovens tenistas de 19 anos vieram do quali em Melbourne e disputaram uma chave principal de torneios deste nível pela primeira vez.
“Senti uma alegria imensa. Todo o trabalho que fiz ao longo dos anos valeu a pena”, disse Jodar ao Eurosport Espanha. “Conseguir vencer minha primeira partida de Grand Slam, ainda mais em cinco sets, é uma alegria enorme. Mas preciso continuar trabalhando, e sei que é uma longa jornada”.
O atual 150º do ranking enfrentará o tcheco Jakub Mensik, de 20 anos e 17º do ranking, que mais cedo derrotou o espanhol Pablo Carreño Busta por 7/5, 4/6, 2/6, 7/6 (7-1) e 6/3. O confronto é inédito no circuito profissional e Mensik começou a temporada com um título em Auckland.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Acho que vai ser uma partida muito difícil, como as quatro que já joguei no Aberto da Austrália”, reconheceu o espanhol. “Vamos ter que nos recuperar muito bem, cuidar de cada detalhe e nos preparar da melhor maneira possível. Teremos um dia de folga e vamos usá-lo para nos recuperar e descansar adequadamente. Sei que é um adversário é muito forte. Mas neste torneio, todos os rivais são. Vou dar tudo de mim”.
Outro jovem jogador a avançar foi o norte-americano Nishesh Basavareddy, de 20 anos e 242º do ranking, que também veio do quali. Em outra disputa de cinco sets, Basavareddy venceu o australiano Christopher O’Connell por 4/6, 7/6 (9-7), 6/7 (3-7), 6/2 e 6/3. Seu próximo rival será o russo Karen Khachanov, 18º do ranking. Eles já se enfrentaram uma vez, com vitória de Khachanov no US Open.
Já o croata Dino Prizmic, de 20 anos e 127º do ranking, foi eliminado na estreia. Depois de entrar na chave como lucky-loser, ele foi superado pelo australiano James Duckworth, 88º colocado, por 7/6 (7-4), 3/6, 1/6, 7/5 e 6/3. Duckworth é o próximo adversário de Jannik Sinner, número 2 do mundo e bicampeão do torneio. O experiente australiano de 33 anos busca sua primeira vitória contra top 10.












