Halep faz balanço da carreira e diz estar em paz com a aposentadoria

Simona Halep (Foto: Corinne Dubreuil/FFT)

Bucareste (Romênia) – Ex-número 1 do mundo, Simona Halep falou sobre seus últimos momentos como tenista profissional e afirmou estar em paz com a decisão de encerrar a carreira. Em entrevista ao jornal The National, a romena comentou o processo que a levou à aposentadoria, relembrou o último jogo disputado e fez um balanço de sua trajetória no circuito.

A despedida de Halep aconteceu de forma discreta, em fevereiro, no torneio de Cluj-Napoca, diante da italiana Lucia Bronzetti. Segundo a própria jogadora, a decisão não havia sido tomada antes da partida e só se concretizou durante o jogo, quando percebeu que não conseguiria mais competir no mesmo nível.

“Pensei durante muito tempo quando tomar a decisão, quando jogar meu último jogo, mas certamente não decidi isso quando entrei em quadra para enfrentar Lucia naquele dia”, recordou a romena.

Halep explicou que fatores físicos foram determinantes para a escolha. “Simplesmente senti que meu lugar já não era ali. Estava muito longe fisicamente, tinha machucado o joelho e via que ainda sentia dor. Depois de perder o primeiro set, tomei uma decisão e disse: ‘Depois disso vou parar’. Depois falei com meus pais e disse que queria parar. Eles entenderam, mas a verdade é que ninguém sabia.”

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Dona de 24 títulos no circuito, incluindo Roland Garros e Wimbledon, Halep afirmou que nunca teve dúvidas sobre a decisão. “Nunca questionei minha decisão, nunca. Provavelmente isso significa que, dentro de mim, era a decisão certa. Com o tempo, hoje, penso nisso e sei que fiz o que sentia. Sem dúvida, foi o melhor.”

Romena não guarda mágoa do tênis após doping

A romena também comentou sua relação com o tênis após o episódio que a afastou do circuito por conta de uma suspensão por doping, posteriormente revertida. Ela teve sua pena reduzida de quatro anos para apenas 9 meses, mas chegou a ficar 18 meses parada até conseguir a liberação para voltar a jogar.

“O tênis nunca me fez nada de errado, absolutamente nada de errado. Só me deu coisas boas e momentos bons. O que aconteceu, aconteceu comigo, sem que eu tivesse cometido nenhum erro. Felizmente, depois tudo foi provado. O tênis não tem nada a ver com isso, então ainda mantenho a paixão por ele”, explica.

Agora, aos 34 anos, Halep admite sentir falta das quadras, mas reconhece os benefícios da nova rotina. “Honestamente, sinto um pouco de falta do tênis. Fiquei arrepiada quando entrei na quadra central do último WTA Finals, lembrando tudo o que estava em jogo ali. Mas também reconheço que a vida é melhor sem o estresse das partidas. Não sinto mais aquela dor no estômago antes dos jogos, isso me matava. Ser tão emocional me afetava muito em quadra, mas fazia parte de mim e eu precisava aceitar isso.”

Por fim, a romena afirmou não carregar arrependimentos em relação à própria trajetória. “Não me arrependo de nada, nem de cada erro que cometi, aceito tudo. Tenho orgulho das coisas boas que fiz, mas principalmente de como lidei com os fracassos e com os sucessos. Quando você cresce em um país pequeno e tem muito sucesso, no começo não sabe como lidar com isso. Hoje vejo que lidei muito bem, não mudei muito, e tenho muito orgulho disso. Agora percebo que dediquei toda a minha vida a isso, então não me arrependo de nada”, concluiu.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Meitor Ragasson
Meitor Ragasson
2 dias atrás

Foi uma grande jogadora, lutadora em quadra. Gostava muito de vê-la jogar. Mereceu todos os seus títulos! Que curta a aposentadoria !

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
1 dia atrás

A Halep era a minha tenista preferida antes da Bia começar a se destacar no circuito em 2022. Foi uma grande tenista.

Claudemir
Claudemir
1 dia atrás

Grande tenista, excelente atleta e uma mulher incrível, que marcou uma geração, no tênis feminino. Parabéns, pela bela carreira, Simona Halep.

Última edição 1 dia atrás by Claudemir

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.