Itajaí (SC) – Foi lançado nesta terça-feira, na Prefeitura Municipal da cidade, o Itajaí Open, ATP Challenger 75 que abrirá a temporada de eventos desta categoria no Brasil em 2026. O torneio terá premiação total de US$107 mil dólares e somará 75 pontos no ranking para o campeão. O lançamento do torneio contou com a presença do prefeito Robison Coelho, de diversas autoridades e dos atletas Felipe Meligeni, Eduardo Ribeiro e Marcelo Zormann.
O Itajaí Open acontecerá entre 18 e 25 de janeiro no Itamirim Clube de Campo, reconhecidamente um dos melhores clubes do país. Com nove quadras de saibro outdoor, mais as quadras cobertas e duas rápidas, o clube oferece toda a infraestrutura necessária para a realização de um grande torneio.
“Estou muito feliz com a realização deste challenger em Itajaí e no clube em que escolhi treinar. Jogar em casa é sempre melhor. Estou voltando de um tempo parado, mas tenho pouco mais de um mês para entrar em forma e brigar pelo título”, disse Meligeni.
Neste ano, o Brasil sediou 35 torneios internacionais de tênis, acima da expectativa da CBT, que era de 25 campeonatos, informa a assessoria do torneio. Isso tem uma importância enorme para os atletas porque eles ganham em dólar e gastam em reais, além de poder jogar diante da sua torcida.
Para Alexandre Farias, presidente da CBT, a meta é fazer o mesmo número de torneios deste ano ou quem sabe, bater a meta novamente. E nada melhor do que começar a temporada com um grande evento em Itajaí e no Itamirim, que tem grandes profissionais, alguns deles integrando a equipe da CBT, além do trabalho brilhante no desenvolvimento do tênis nacional, estadual e regional.
“Estamos terminando um 2025 mágico para a Confederação Brasileira de Tênis e esperamos que 2026 seja melhor ainda. Agradeço o importante apoio do município. Se contarmos sempre com esse apoio e também das federações e promotoras para o desenvolvimento do tênis no Brasil em todos níveis, vamos ultrapassar esse número em 2026”, comentou Farias.
“Mais um grande evento para Itajaí e o tênis está no DNA da cidade com um grande centro de treinamento, que é o Itamirim e sabemos que um evento como esse movimenta a economia local e espero que seja o primeiro de muitos. Queremos colocar Itajaí no calendário internacional do tênis”, falou o prefeito Robison Coelho, que vem se empenhando em construir quadras de tênis públicas pela cidade.













A CBT tem que rever suas metas.
No Brasil já teve 38 torneios ITF Masculino em uma mesma temporada, portanto sem contar os 3 ATP, Challenger M e F, e os ITF F. Dá para melhorar com certeza.
Até agora nenhum torneio ITF Masculino agendado em 2026. O tempo passa, e não há ação.
O Brasil tem potencial para sediar mais torneios que o previsto.
Tem que ficar no Escritório fazendo com suas Diretorias, e as Diretorias entrar em contatos com Clubes, Prefeitos, patrocinadores e demais envolvidos.
Porque não agendadou um ITF M25 antes do Challenger em Itajaí, já aproveitava os juízes e demais envolvidos.
Força Brasileiros.
Gusmão e a mesma ladainha de sempre
Meligeni vai abrir mão de jogar na Austrália?