Winterthur (Suíça) – O suíço Mika Brunold, de 21 anos e atual 310º do ranking, revelou ser homossexual em um comunicado em suas redes sociais. O tenista afirmou que a decisão de tornar pública sua orientação aconteceu devido à “pressão para ficar calado” e ao medo de não ser aceito no ambiente competitivo do circuito. Com isso, ele se torna apenas o segundo jogador em atividade na ATP a assumir publicamente sua homossexualidade, ao lado do brasileiro João Lucas Reis, que fez seu anúncio no fim do ano passado.
Nascido em Winterthur, região próxima a Zurique, Brunold tem quatro títulos no circuito da ITF. Já na atual temporada, conseguiu 19 das 25 vitórias em challenger de sua carreira. Ele contou que tornar pública sua sexualidade representou um avanço pessoal importante.
“O sucesso em quadra não depende só da parte física, mas de descobrir quem você é e permanecer fiel a si mesmo”, afirmou o suíço. Ele explicou que pensou bastante sobre como abordar o assunto e que, embora nem sempre tenha sido fácil, viver escondido ou tentar ser alguém que não era jamais seria uma opção.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Ser gay não significa apenas amar alguém do mesmo gênero. Também significa lidar com coisas sobre as quais a maioria das pessoas nunca precisa pensar. O medo de não ser aceito, a pressão para ficar calado, a sensação de ser diferente. Mas eu cresci. E tenho orgulho de quem sou hoje”, acrescentou Brunold que afirma também que, “em um mundo ideal”, não haveria necessidade de fazer um anúncio formal.
Brunold disse que compartilhou sua história não apenas por si mesmo, mas porque acredita que o tema ainda é pouco debatido no esporte profissional. O suíço também agradeceu às pessoas que o apoiaram ao longo da jornada. “Sou profundamente grato a todos que estiveram comigo. Sem vocês, eu não seria quem sou hoje”.
A publicação recebeu inúmeras mensagens de apoio, incluindo de compatriotas como Viktorija Golubic, Jil Teichmann e Leandro Riedi, da alemã Eva Lys, da norte-americana Sloane Stephens e da ex-número 1 Kim Clijsters, integrante do Hall da Fama. A Federação Suíça de Tênis também deixou uma mensagem de incentivo ao jovem atleta.














Espero que não sofra preconceito no circuito,e que todos o tratem com o devido respeito
Deve ter ficado mais aliviado após o anúncio
Que bacana, que seja devidamente respeitado (não só entre os jogadores, mas pelo púbico/sociedade tbm) e possa jogar mais leve!