Merida (México) – Brasileiros mais bem colocados no ranking mundial juvenil, o goiano Guto Miguel e a potiguar Victória Barros estrearam bem na disputa do ITF J500 de Merida, em quadras de saibro no México.
Guto, de 16 anos e 14º do ranking, é o cabeça 3 na semana e vem de uma semifinal no J300 de Zapopan, também no México. Ele superou o russo de 18 anos Ivan Iutkin, ex-top 30 e atual 101º colocado, por 6/0, 3/6 e 6/3. Seu próximo adversário será Carel Ngounoue, também dos Estados Unidos e 112º do ranking aos 17 anos.
Já na chave feminina, Victória Barros é a quarta favorita e vem da disputa de sua primeira final como profissional na Turquia. A potiguar de 15 anos e 16ª do ranking estreia contra a polonesa Barbara Kostecka por 6/2 e 6/3. A brasileira foi finalista de duplas na edição passada do torneio. Ela enfrenta na segunda rodada a canadense Andrea Cabio, de 16 anos e 215ª colocada.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Para Guto e Victória é importante se manter no top 20 e tentar chegar ao top 10 do ranking mundial juvenil para que eles possam se beneficiar dos programas de aceleração da Federação Internacional (ITF), que oferece vagas diretas em torneios profissionais do ano que vem. O número e nível das competições varia de acordo com o ranking que eles terminarem a temporada.
Ainda na última segunda-feira, o brasiliense Pedro Chabalgoity, de 17 anos e 97º do ranking, perdeu na estreia para o polonês de 18 anos Alan Wazny, cabeça 4 do torneio e 15º do ranking, por 6/3 e 6/4. Já o mato-grossense Livas Damazio, de 15 anos e 186º do ranking, veio do quali e inicia a chave principal nesta terça contra o canadense Joshua Adamson, 194º. Se vencer, pode enfrentar o norte-americano Ryan Cozad, cabeça 14, ou o francês Aaron Gabet.












