Rio de Janeiro (RJ) – A pré-temporada de João Fonseca começou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro. O número 1 do Brasil e 24º do mundo também definiu o calendário de torneios para os primeiros meses de 2026.
Fonseca inicia a temporada jogando dois ATP 250 na Austrália, o primeiro em Brisbane, a partir de 5 de janeiro, e o segundo em Adelaide, que começa no dia 12. Na sequência, o carioca de 19 anos disputa o Australian Open, que começa no dia 18.
Após o primeiro Grand Slam do ano, Fonseca se junta à equipe brasileira da Copa Davis, que enfrentará o Canadá fora de casa. Os jogos acontecerão 6 e 7 ou 7 e 8 de fevereiro, com piso e local a serem definidos pelos anfitriões.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
No saibro, o carioca disputa o ATP 250 de Buenos Aires a partir do dia 9 de fevereiro. Ele foi campeão do torneio no ano passado. E depois, joga em casa, no Rio Open. Depois, Fonseca volta às quadras duras e está confirmado nos dois Masters 1000 que acontecem em março nos Estados Unidos, em Indian Wells, a partir do dia 4 e em Miami, que começa no dia 18.
Confira o calendário de João Fonseca para o início de 2026
05/01 – ATP 250 de Brisbane
12/01 – ATP 250 de Adelaide
18/01 – Australian Open
06/02 – Copa Davis (Canadá x Brasil)
09/02 – ATP 250 de Buenos Aires
16/02 – ATP 500 do Rio de Janeiro
04/03 – Masters 1000 de Indian Wells
18/03 – Masters 1000 Miami










Se ele for bem na Austrália, talvez não jogue o 250 de Buenos Aires. Na torcida para ele ir muito bem na Oceania.
Bem difícil ele jogar Buenos Aires
Que legal, Joãozinho planejando iniciar 2026 com todo o gás. Muitas emoções nos esperam…
Calendário com mais torneios doq eu imaginava até, oq acho bom..
Imagino que se vier uma graaande campanha em Brisbane ele de repente considere dar out em Adelaide e, com relação à dobradinha Buenos Aires + Rio, realmente seria de se pensar em rifar o torneio argentino para chegar nos cascos fisicamente para jogar em casa..
Adelaide e Buenos Aires pagaram garantia para ele, difícil dar out desses dois torneios. Só se for campeão na semana anterior.
Acho que se ele for bem nesses 250 da Oceania e/ou, sobretudo, for bem no AO, tem grandes chances de dar out em BsAs.
Já pondo a Copa Davis no calendário, nem sabe se vai ser convocado…..
nº 1 do BR e não vai ser convocado??? Só não vai se ele não quiser.
Com todo respeito aos outros tenistas, consegue me dizer um nome melhor do que ele no atual momento para que ele não fosse convocado?
kkkkk, só rindo mesmo
É brincadeira né…..óbvio que ele vai ser convocado, vai deixar ele de fora pra chamar quem? Eu? Kkkkkk
Vc está achando que tenis é futebol e que joao Fonseca é Neymar kkkk acorda
Provavelmente ele tem contrato de cachê em BA. Não pode não ir….
Também acho. Não tem como não ir. Já anunciaram ele e em vários outros torneios…
Se conseguiu e defender todos os pontos ANTES de Buenos Aires , deveria abrir mão de Buenos Aires. Uma pena , mas não faria qualquer sentido .
Melhor se preparar adequadamente para a transição de piso , vindo do Canadá .
Mas aí esses torneios, tirando os masters, não é obrigatório jogar. Creio que se ele for bem até o Australian Open, tenho quase certeza que ele não jogar Buenos Aires pra poder chegar inteiro no Atp 500 do Rio, que é muito mais importante e dá mais pontos.
Acho que ele assinou contrato diretamente com a organização de Buenos Aires…
E serve como preparação para o Rio Open… Não seria ideal chegar no Rio Open sem ter participado de pelo menos um jogo no saibro…
Até que não seria má ideia mas ele deverá receber um ótimo cachê para jogar lá.
Concordo!!!
Ir pra Buenos Aires só se for pra jogar até 2 jogos, como readaptação ao saibro, nem pensar em jogar a semana toda, queremos ele inteiro pro Rio Open, Vamuquivamu em 2026 João!!!
Também não faz sentido jogar na semana anterior a um GS, espero que ele descanse neste período.
Não faria sentido se ele fosse pelo menos top16. Como ainda não é, precisa correr atrás do seu.
Eu acredito que é bom para o João Fonseca jogar BA, pq nesse ano em alguns torneios ele demorou para pegar ritmo, e a mudança da quadra rápida, para o saibro lento de BA e Rio Open, não é simples, lembrando que em BA ele entra direto na segunda rodada, duvido muito que por exemplo ele seja o cabeça 5 pra baixo, e os 4 cabeças de chave entram direto na segunda rodada ou oitavas de final.
Galera passa o ano inteiro reclamando que ele joga pouco, folga mto, deveria jogar mais 250 e agora estão reclamando que ele vai jogar demais hahahaha
Verdade kkkkk
Dai perde na primeira rodada do Rio Open por um azar no sorteio e falta de ritmo… Dai querem a cabeça da equipe do JF… Pedem troca de treinador… Falam em fracasso… Focar nas duplas kkkkkkkl
Um dia comum da torcida brasileira: criticar, apenas criticar
Eu ia falar exatamente isso. O importante eh cornetar ne??? Kkkkk
Pra apimentar (é sonho, pois está tudo acordado[$$] já):
AO
Davis
Dallas (500)
Del Ray (250)
Acapulco (500)
IW
Miami
Tem que disputar lá em cima, se testar. 2027 ele volta pra cá.
Seria a gira ideal para ele, mas enquanto a temporada de saibro sul-americana for concomitante, ele vai jogar em casa, mesmo tendo pouca afinidade natural com o saibro.